Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

ABORDAGENS TEÓRICO – METODOLÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E CONTEÚDOS PRESENTES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS, CONTEÚDOS Comunicação Oral (CO) CURRÍCULO E DIFERENÇAS CULTURAIS
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8471
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 565
    "inscrito_id" => 2247
    "titulo" => "ABORDAGENS TEÓRICO – METODOLÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E CONTEÚDOS PRESENTES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR"
    "resumo" => "O estudo teve como objetivo central identificar e analisar quais as principais abordagens teórico-metodológicas e conteúdos que norteiam a prática pedagógica dos professores de Educação Física no ensino fundamental I, da rede pública municipal de Campina Grande/PB. Para efetivação deste estudo foi realizada uma pesquisa de campo, descritiva de abordagem quantiqualitativa. A população escolhida foi constituída pelos professores de Educação física que atuam somente no ensino fundamental I nas escolas municipais da zona urbana da cidade de Campina Grande/PB, dos 66 professores que atuam na rede de ensino, tivemos uma amostra de 36 professores. Para coleta de dados foi realizada uma entrevista semi – estruturada, com foco no perfil do professor, conteúdos e abordagens teórico-metodológicas que norteiam a educação física escolar. Após a análise dos dados foi possível observar que o principal conteúdo ministrado nas aulas de educação física foi a recreação e além da mesma, as atividades de desenvolvimento motor e pré-desportivas foram bastante evidenciadas. Entre as abordagens pedagógicas, predominou a abordagem construtivista de João Batista Freire, uma vez que a mesma trabalha o jogo como principal conteúdo. Conclui-se que cabe ao professor utilizar uma abordagem teórico-metodológica mantendo uma articulação com a proposta pedagógica da escola; um planejamento sistemático das suas práticas pedagógicas, bem como uma reflexão desta prática, para que aliada a possibilidade do trato com diferentes conteúdos da Educação Física possam contribuir para a formação dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "CURRÍCULO E DIFERENÇAS CULTURAIS"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS, CONTEÚDOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_02_11_2014_19_40_54_idinscrito_2247_d6c757af6b86b57d9184f68c2fd2b2ac.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO CESAR PEREIRA DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "PEDRO CÉSAR"
    "autor_email" => "pedrocesar89@bol.com.br"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8471
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 565
    "inscrito_id" => 2247
    "titulo" => "ABORDAGENS TEÓRICO – METODOLÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E CONTEÚDOS PRESENTES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR"
    "resumo" => "O estudo teve como objetivo central identificar e analisar quais as principais abordagens teórico-metodológicas e conteúdos que norteiam a prática pedagógica dos professores de Educação Física no ensino fundamental I, da rede pública municipal de Campina Grande/PB. Para efetivação deste estudo foi realizada uma pesquisa de campo, descritiva de abordagem quantiqualitativa. A população escolhida foi constituída pelos professores de Educação física que atuam somente no ensino fundamental I nas escolas municipais da zona urbana da cidade de Campina Grande/PB, dos 66 professores que atuam na rede de ensino, tivemos uma amostra de 36 professores. Para coleta de dados foi realizada uma entrevista semi – estruturada, com foco no perfil do professor, conteúdos e abordagens teórico-metodológicas que norteiam a educação física escolar. Após a análise dos dados foi possível observar que o principal conteúdo ministrado nas aulas de educação física foi a recreação e além da mesma, as atividades de desenvolvimento motor e pré-desportivas foram bastante evidenciadas. Entre as abordagens pedagógicas, predominou a abordagem construtivista de João Batista Freire, uma vez que a mesma trabalha o jogo como principal conteúdo. Conclui-se que cabe ao professor utilizar uma abordagem teórico-metodológica mantendo uma articulação com a proposta pedagógica da escola; um planejamento sistemático das suas práticas pedagógicas, bem como uma reflexão desta prática, para que aliada a possibilidade do trato com diferentes conteúdos da Educação Física possam contribuir para a formação dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "CURRÍCULO E DIFERENÇAS CULTURAIS"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS, CONTEÚDOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_02_11_2014_19_40_54_idinscrito_2247_d6c757af6b86b57d9184f68c2fd2b2ac.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO CESAR PEREIRA DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "PEDRO CÉSAR"
    "autor_email" => "pedrocesar89@bol.com.br"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

O estudo teve como objetivo central identificar e analisar quais as principais abordagens teórico-metodológicas e conteúdos que norteiam a prática pedagógica dos professores de Educação Física no ensino fundamental I, da rede pública municipal de Campina Grande/PB. Para efetivação deste estudo foi realizada uma pesquisa de campo, descritiva de abordagem quantiqualitativa. A população escolhida foi constituída pelos professores de Educação física que atuam somente no ensino fundamental I nas escolas municipais da zona urbana da cidade de Campina Grande/PB, dos 66 professores que atuam na rede de ensino, tivemos uma amostra de 36 professores. Para coleta de dados foi realizada uma entrevista semi – estruturada, com foco no perfil do professor, conteúdos e abordagens teórico-metodológicas que norteiam a educação física escolar. Após a análise dos dados foi possível observar que o principal conteúdo ministrado nas aulas de educação física foi a recreação e além da mesma, as atividades de desenvolvimento motor e pré-desportivas foram bastante evidenciadas. Entre as abordagens pedagógicas, predominou a abordagem construtivista de João Batista Freire, uma vez que a mesma trabalha o jogo como principal conteúdo. Conclui-se que cabe ao professor utilizar uma abordagem teórico-metodológica mantendo uma articulação com a proposta pedagógica da escola; um planejamento sistemático das suas práticas pedagógicas, bem como uma reflexão desta prática, para que aliada a possibilidade do trato com diferentes conteúdos da Educação Física possam contribuir para a formação dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.