Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

APLICAÇÃO DIDÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DOS CONHECIMENTOS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS APROPRIADOS PELOS DOCENTES ATRAVÉS DE FORMAÇÃO CONTINUADA - PROINFO INTEGRADO

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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

O projeto intenciona realizar a investigação com docentes da Educação Básica da Rede Pública através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC), tendo em vista, verificar quais práticas e recursos tecnológicos estes estão mobilizando em suas 19 escolas polos estaduais, no que se refere as apropriações que fizeram quando da formação continuada recebida através dos cursos ministrados pelo Programa Federal Proinfo Integrado no tocante as Tecnologias da Informação e da Comunicação – TIC na cidade de Campina Grande – PB. Neste sentido, analisar se o que estes estão aplicando e produzindo em suas propostas didáticas relativo aos conhecimentos apropriados favorece à aprendizagem significativa do aluno. A informatização das escolas brasileiras obrigou a um investimento nesta modalidade de cursos, resultando a aproximação da escola com a realidade dos estudantes, enquanto os professores continuassem situados solidamente em uma concepção tradicional de ensino, sem atentar às novidades, numa era em transformação, de celeridade da informação. Quem não abraça o digital acaba ficando fora de todos os modelos de negócio. O Governo Federal fornece programas de formação continuada para professores e gestores, ofertando minicursos e ações comunitárias de integração da tecnologia digital à prática docente. A motivação para este trabalho parte da vivência da pesquisadora com projeto de extensão, vinculado à Universidade Estadual da Paraíba, que atendeu cerca de 60 professores da rede pública de ensino da cidade de Campina Grande – PB, em três anos de execução. O curso de inclusão digital docente apresenta as TIC e sugestões de seu uso em sala de aula, organização de projetos com mídias dentro das diferentes áreas do conhecimento de cada profissional. E neste processo mesmo diante de grupos que já participaram de cursos do Proinfo Integrado percebe-se carências diversas no processo de apropriação dos professores no que se refere à incorporação das TIC no trabalho didático pedagógico. É com este grupo que se quer investigar, ou seja, mapear esta realidade possível ou não. Sua relevância está nas adaptações exigidas por uma sociedade em constante mutação e potencialmente a capacidade de aprendizagem dos indivíduos na inserção das novas possibilidades de construção do conhecimento numa sociedade que aprende e se desenvolve. A partir deste cenário, esta pesquisa, caracterizada como qualitativa exploratória com descrição de dados quantitativos, fará levantamento teórico, busca em documentos, entrevistas e aplicação de questionários para obtenção de dados relacionados à esta concretude de prática docente com TIC. Os resultados permitirão mapear que recursos tecnológicos e que práticas estão sendo realizadas, que caminhos de aprendizagem a apropriação feita pelos docentes está permitindo a aprendizagem deles mesmos e de seus alunos. A investigação se pautará em dados coletados junto Secretaria de Educação e a professores participantes das edições de 2010 a 2014. O estado atual de suporte teórico advém de autores contemporâneos como Tajra (2010), Pierce (1999), Buzato (2009) e Oliveira (2010), Moran ( 2007), Valente (2007), Assmann (2005), Homo Zappiens e Veen e Vrakking (2009).

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