Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO ATRAVÉS DA ARTE

Palavra-chaves: ENSINO, ARTE, EDUCAÇÃO Pôster (PO) POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8525
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 338
    "inscrito_id" => 3563
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO ATRAVÉS DA ARTE"
    "resumo" => "É indubitável que a educação é algo fundamental na vida de todos os seres humanos, sem distinção de sexo, cor ou nível social. Todavia, ensinar torna-se cada vez mais complexo em meio a tantas tecnologias, ferramentas de aprendizagem atraentes e uma clientela heterogênea que por sua vez, vem tornando o espaço escolar desinteressante para os estudantes. Nesse cenário o ensino através da arte pode tornar-se uma estratégia de incentivo à inclusão e transformação do indivíduo enquanto aprendiz. A arte assume um importante papel no que concerne a transformação do indivíduo, tanto seu lado criativo como emocional, e esta ligada a educação, fortalece o melhor aprendizado. Nesse contexto, o PIBID tem atuado ludicamente levando os conteúdos de maneira artística, despertando a curiosidade e o interesse dos discentes, tornando os conteúdos curriculares mais atraentes. Tem-se como objeto primordial relatar as contribuições do PIBID nas atividades de ensino mediante as práticas artísticas tais como: encenações teatrais, dança, música, produções escritas, além de projetos como o Literarte que conta com a participação dos alunos e professores da escola, envolvendo os mais diversos tipos de arte. A elaboração do presente trabalho partiu da análise feita a partir da observação e participação nos trabalhos executados na escola. Como subsídio ao trabalho utilizou-se pesquisas bibliográficas de autores diretamente relacionadas ao estudo de arte-educação BARBOSA (1998); AGIRRE (2000). A partir dessas observações concluiu-se que os alunos tornaram-se mais participativos e ativos.  As intervenções passaram a ser mais inclusivas e produtivas após a solidificação da união arte-educação, ficou claro que ambas podem estar sempre juntas na transmissão dos conteúdos didático-pedagógicos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE"
    "palavra_chave" => "ENSINO, ARTE, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_31_10_2014_17_36_14_idinscrito_3563_0d2db956e403301778f34a8a6c079a80.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA TAMIRES RIBEIRO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "TAMIRES RIBEIRO"
    "autor_email" => "tamiresuva@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8525
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 338
    "inscrito_id" => 3563
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO ATRAVÉS DA ARTE"
    "resumo" => "É indubitável que a educação é algo fundamental na vida de todos os seres humanos, sem distinção de sexo, cor ou nível social. Todavia, ensinar torna-se cada vez mais complexo em meio a tantas tecnologias, ferramentas de aprendizagem atraentes e uma clientela heterogênea que por sua vez, vem tornando o espaço escolar desinteressante para os estudantes. Nesse cenário o ensino através da arte pode tornar-se uma estratégia de incentivo à inclusão e transformação do indivíduo enquanto aprendiz. A arte assume um importante papel no que concerne a transformação do indivíduo, tanto seu lado criativo como emocional, e esta ligada a educação, fortalece o melhor aprendizado. Nesse contexto, o PIBID tem atuado ludicamente levando os conteúdos de maneira artística, despertando a curiosidade e o interesse dos discentes, tornando os conteúdos curriculares mais atraentes. Tem-se como objeto primordial relatar as contribuições do PIBID nas atividades de ensino mediante as práticas artísticas tais como: encenações teatrais, dança, música, produções escritas, além de projetos como o Literarte que conta com a participação dos alunos e professores da escola, envolvendo os mais diversos tipos de arte. A elaboração do presente trabalho partiu da análise feita a partir da observação e participação nos trabalhos executados na escola. Como subsídio ao trabalho utilizou-se pesquisas bibliográficas de autores diretamente relacionadas ao estudo de arte-educação BARBOSA (1998); AGIRRE (2000). A partir dessas observações concluiu-se que os alunos tornaram-se mais participativos e ativos.  As intervenções passaram a ser mais inclusivas e produtivas após a solidificação da união arte-educação, ficou claro que ambas podem estar sempre juntas na transmissão dos conteúdos didático-pedagógicos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE"
    "palavra_chave" => "ENSINO, ARTE, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_31_10_2014_17_36_14_idinscrito_3563_0d2db956e403301778f34a8a6c079a80.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA TAMIRES RIBEIRO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "TAMIRES RIBEIRO"
    "autor_email" => "tamiresuva@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

É indubitável que a educação é algo fundamental na vida de todos os seres humanos, sem distinção de sexo, cor ou nível social. Todavia, ensinar torna-se cada vez mais complexo em meio a tantas tecnologias, ferramentas de aprendizagem atraentes e uma clientela heterogênea que por sua vez, vem tornando o espaço escolar desinteressante para os estudantes. Nesse cenário o ensino através da arte pode tornar-se uma estratégia de incentivo à inclusão e transformação do indivíduo enquanto aprendiz. A arte assume um importante papel no que concerne a transformação do indivíduo, tanto seu lado criativo como emocional, e esta ligada a educação, fortalece o melhor aprendizado. Nesse contexto, o PIBID tem atuado ludicamente levando os conteúdos de maneira artística, despertando a curiosidade e o interesse dos discentes, tornando os conteúdos curriculares mais atraentes. Tem-se como objeto primordial relatar as contribuições do PIBID nas atividades de ensino mediante as práticas artísticas tais como: encenações teatrais, dança, música, produções escritas, além de projetos como o Literarte que conta com a participação dos alunos e professores da escola, envolvendo os mais diversos tipos de arte. A elaboração do presente trabalho partiu da análise feita a partir da observação e participação nos trabalhos executados na escola. Como subsídio ao trabalho utilizou-se pesquisas bibliográficas de autores diretamente relacionadas ao estudo de arte-educação BARBOSA (1998); AGIRRE (2000). A partir dessas observações concluiu-se que os alunos tornaram-se mais participativos e ativos. As intervenções passaram a ser mais inclusivas e produtivas após a solidificação da união arte-educação, ficou claro que ambas podem estar sempre juntas na transmissão dos conteúdos didático-pedagógicos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.