Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

HORTA ESCOLAR: UM MEIO DE SENSIBILIZAÇÃO PARA AS QUESTÕES AMBIENTAIS E PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Palavra-chaves: MEIO AMBIENTE, INSTRUMENTO EDUCACIONAL, EDUCAÇÃO INFANTIL Pôster (PO) EDUCAÇÃO AMBIENTAL
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8836
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1125
    "inscrito_id" => 3808
    "titulo" => "HORTA ESCOLAR: UM MEIO DE SENSIBILIZAÇÃO PARA AS QUESTÕES AMBIENTAIS E PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL"
    "resumo" => "O cuidado com o meio ambiente está ganhando cada vez mais repercussão, devido as consequências da ação do homem ao meio, com isso as atenções estão voltadas a tudo que atinge direta ou indiretamente a biodiversidade do Planeta. Nessa perspectiva, a escola se torna um dos espaços mais propícios para se trabalhar essa temática pelo fato de que a mesma é uma dos responsáveis pelos processos de conscientização e formação de cidadãos. Um número crescente de educadores tem refletido em busca de mecanismos para cumprir o importante papel de desenvolver o comprometimento das crianças com o cuidado do ambiente em si. Neste contexto, o cultivo de hortas escolares pode ser um valioso instrumento educativo. Diante disso, objetiva-se com esse trabalho gerar uma sensibilização e conscientização nos alunos em relação ao cuidado com o meio ambiente e da importância de consumir alimentos saudáveis. O trabalho está sendo desenvolvido com crianças com faixa etária entre 2 e 6 anos, pertencentes a um programa educacional que visa oferecer-lhes ensino pré-escolar, ou seja, o público está dividido em três séries: Maternal, Pré 1 e Pré 2,  em um total de 22 crianças. A metodologia adotada baseia-se principalmente na construção de uma horta escolar, que devido ao pequeno espaço disponível na escola, será suspensa, utilizando garrafas Pet’s, promovendo a reutilização das mesmas, evitando que estas sejam descartadas em lugares inadequadas, provocando poluição. São abordadas em sala de aula, temáticas relacionadas ao cuidado com o meio ambiente e sobre uma alimentação mais saudável, incluindo hortaliças, as quais proporcionam à criança uma alimentação nutritiva e ambientalmente sustentável, reforçando assim a importância da construção e da manutenção da horta, onde estas crianças terão a oportunidade de aprender na prática não só como implantar, mas também como realizar a manutenção da horta, tomando os devidos cuidados como evitando desperdiçar água ao regar as plantas, reutilizar materiais que poderiam estar poluindo o meio, como por exemplo, as garrafas pet”s, bem como acompanhar e entender o desenvolvimento dessas hortaliças e da sua importância na alimentação diária. Nas aulas sobre uma boa alimentação foram elaboradas saladas de frutas, saladas verdes e sucos naturais, juntamente com os alunos.. O projeto está em andamento e a horta ainda não foi construída, mas pode-se notar que os alunos foram  bastante receptivos nas aulas realizadas e tem se apresentado bastante participativos em todas as atividades propostas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "palavra_chave" => "MEIO AMBIENTE, INSTRUMENTO EDUCACIONAL, EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_08_11_2014_14_40_39_idinscrito_3808_f5c64d8848193272bbad9197ffb7db8d.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA DA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA SANTOS"
    "autor_email" => "vanessa.educ25@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8836
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1125
    "inscrito_id" => 3808
    "titulo" => "HORTA ESCOLAR: UM MEIO DE SENSIBILIZAÇÃO PARA AS QUESTÕES AMBIENTAIS E PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL"
    "resumo" => "O cuidado com o meio ambiente está ganhando cada vez mais repercussão, devido as consequências da ação do homem ao meio, com isso as atenções estão voltadas a tudo que atinge direta ou indiretamente a biodiversidade do Planeta. Nessa perspectiva, a escola se torna um dos espaços mais propícios para se trabalhar essa temática pelo fato de que a mesma é uma dos responsáveis pelos processos de conscientização e formação de cidadãos. Um número crescente de educadores tem refletido em busca de mecanismos para cumprir o importante papel de desenvolver o comprometimento das crianças com o cuidado do ambiente em si. Neste contexto, o cultivo de hortas escolares pode ser um valioso instrumento educativo. Diante disso, objetiva-se com esse trabalho gerar uma sensibilização e conscientização nos alunos em relação ao cuidado com o meio ambiente e da importância de consumir alimentos saudáveis. O trabalho está sendo desenvolvido com crianças com faixa etária entre 2 e 6 anos, pertencentes a um programa educacional que visa oferecer-lhes ensino pré-escolar, ou seja, o público está dividido em três séries: Maternal, Pré 1 e Pré 2,  em um total de 22 crianças. A metodologia adotada baseia-se principalmente na construção de uma horta escolar, que devido ao pequeno espaço disponível na escola, será suspensa, utilizando garrafas Pet’s, promovendo a reutilização das mesmas, evitando que estas sejam descartadas em lugares inadequadas, provocando poluição. São abordadas em sala de aula, temáticas relacionadas ao cuidado com o meio ambiente e sobre uma alimentação mais saudável, incluindo hortaliças, as quais proporcionam à criança uma alimentação nutritiva e ambientalmente sustentável, reforçando assim a importância da construção e da manutenção da horta, onde estas crianças terão a oportunidade de aprender na prática não só como implantar, mas também como realizar a manutenção da horta, tomando os devidos cuidados como evitando desperdiçar água ao regar as plantas, reutilizar materiais que poderiam estar poluindo o meio, como por exemplo, as garrafas pet”s, bem como acompanhar e entender o desenvolvimento dessas hortaliças e da sua importância na alimentação diária. Nas aulas sobre uma boa alimentação foram elaboradas saladas de frutas, saladas verdes e sucos naturais, juntamente com os alunos.. O projeto está em andamento e a horta ainda não foi construída, mas pode-se notar que os alunos foram  bastante receptivos nas aulas realizadas e tem se apresentado bastante participativos em todas as atividades propostas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "palavra_chave" => "MEIO AMBIENTE, INSTRUMENTO EDUCACIONAL, EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_08_11_2014_14_40_39_idinscrito_3808_f5c64d8848193272bbad9197ffb7db8d.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA DA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA SANTOS"
    "autor_email" => "vanessa.educ25@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

O cuidado com o meio ambiente está ganhando cada vez mais repercussão, devido as consequências da ação do homem ao meio, com isso as atenções estão voltadas a tudo que atinge direta ou indiretamente a biodiversidade do Planeta. Nessa perspectiva, a escola se torna um dos espaços mais propícios para se trabalhar essa temática pelo fato de que a mesma é uma dos responsáveis pelos processos de conscientização e formação de cidadãos. Um número crescente de educadores tem refletido em busca de mecanismos para cumprir o importante papel de desenvolver o comprometimento das crianças com o cuidado do ambiente em si. Neste contexto, o cultivo de hortas escolares pode ser um valioso instrumento educativo. Diante disso, objetiva-se com esse trabalho gerar uma sensibilização e conscientização nos alunos em relação ao cuidado com o meio ambiente e da importância de consumir alimentos saudáveis. O trabalho está sendo desenvolvido com crianças com faixa etária entre 2 e 6 anos, pertencentes a um programa educacional que visa oferecer-lhes ensino pré-escolar, ou seja, o público está dividido em três séries: Maternal, Pré 1 e Pré 2, em um total de 22 crianças. A metodologia adotada baseia-se principalmente na construção de uma horta escolar, que devido ao pequeno espaço disponível na escola, será suspensa, utilizando garrafas Pet’s, promovendo a reutilização das mesmas, evitando que estas sejam descartadas em lugares inadequadas, provocando poluição. São abordadas em sala de aula, temáticas relacionadas ao cuidado com o meio ambiente e sobre uma alimentação mais saudável, incluindo hortaliças, as quais proporcionam à criança uma alimentação nutritiva e ambientalmente sustentável, reforçando assim a importância da construção e da manutenção da horta, onde estas crianças terão a oportunidade de aprender na prática não só como implantar, mas também como realizar a manutenção da horta, tomando os devidos cuidados como evitando desperdiçar água ao regar as plantas, reutilizar materiais que poderiam estar poluindo o meio, como por exemplo, as garrafas pet”s, bem como acompanhar e entender o desenvolvimento dessas hortaliças e da sua importância na alimentação diária. Nas aulas sobre uma boa alimentação foram elaboradas saladas de frutas, saladas verdes e sucos naturais, juntamente com os alunos.. O projeto está em andamento e a horta ainda não foi construída, mas pode-se notar que os alunos foram bastante receptivos nas aulas realizadas e tem se apresentado bastante participativos em todas as atividades propostas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.