Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

REALIZAÇÃO DE OFICINAS NO LABMAT

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM, PNAIC, OFICINAS Pôster (PO) POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9192
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1352
    "inscrito_id" => 4701
    "titulo" => "REALIZAÇÃO DE OFICINAS NO LABMAT"
    "resumo" => "Com a criação do Laboratório de Matemática LABMAT, no Polo Municipal de Apoio Presencial “Monsenhor Manoel Vieira”, foi desenvolvido um trabalho de aulas práticas, com os professores da rede municipal de ensino da cidade de Taperoá- Paraíba, os quais estão inseridos na formação do PNAIC, (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), por serem efetivas nas salas de aula do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. Verificamos que, no dia a dia, esses docentes têm muitas dificuldades com alguns conteúdos essenciais para as séries iniciais. Pudemos perceber que apesar das escolas terem vários materiais estruturados, nem sempre é feito uso destes durante as aulas, pois há muitas dúvidas quanto a utilização, objetivos didáticos e em especial quanto ao conteúdo que cada um é trabalhado. Nas oficinas pudemos tirar dúvidas e os professores foram capazes de reproduzir em suas salas os trabalhos realizados no LABMAT, tornando suas aulas mais dinâmicas. A manipulação de material concreto provando na prática algumas teorias, fizeram com que lacunas na aprendizagem dos professores fossem sanadas. Contudo, contribuímos não apenas para a formação desses professores, mas também para a formação dos alunos. Uma oficina especial que nos trouxe muitos resultados positivos foi com as formas geométricas, pois tudo que produzimos no Laboratório foi verificado pelas formadoras do PNAIC, que foram produzidos pelos alunos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, PNAIC, OFICINAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_11_2014_11_00_34_idinscrito_4701_c83ed4d3fee8bc7b0e835cae3dcf6595.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ALCILEIDE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ALCILEIDE"
    "autor_email" => "aucileidecarlossilva@hotm"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9192
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1352
    "inscrito_id" => 4701
    "titulo" => "REALIZAÇÃO DE OFICINAS NO LABMAT"
    "resumo" => "Com a criação do Laboratório de Matemática LABMAT, no Polo Municipal de Apoio Presencial “Monsenhor Manoel Vieira”, foi desenvolvido um trabalho de aulas práticas, com os professores da rede municipal de ensino da cidade de Taperoá- Paraíba, os quais estão inseridos na formação do PNAIC, (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), por serem efetivas nas salas de aula do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. Verificamos que, no dia a dia, esses docentes têm muitas dificuldades com alguns conteúdos essenciais para as séries iniciais. Pudemos perceber que apesar das escolas terem vários materiais estruturados, nem sempre é feito uso destes durante as aulas, pois há muitas dúvidas quanto a utilização, objetivos didáticos e em especial quanto ao conteúdo que cada um é trabalhado. Nas oficinas pudemos tirar dúvidas e os professores foram capazes de reproduzir em suas salas os trabalhos realizados no LABMAT, tornando suas aulas mais dinâmicas. A manipulação de material concreto provando na prática algumas teorias, fizeram com que lacunas na aprendizagem dos professores fossem sanadas. Contudo, contribuímos não apenas para a formação desses professores, mas também para a formação dos alunos. Uma oficina especial que nos trouxe muitos resultados positivos foi com as formas geométricas, pois tudo que produzimos no Laboratório foi verificado pelas formadoras do PNAIC, que foram produzidos pelos alunos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, PNAIC, OFICINAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_11_2014_11_00_34_idinscrito_4701_c83ed4d3fee8bc7b0e835cae3dcf6595.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ALCILEIDE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ALCILEIDE"
    "autor_email" => "aucileidecarlossilva@hotm"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Com a criação do Laboratório de Matemática LABMAT, no Polo Municipal de Apoio Presencial “Monsenhor Manoel Vieira”, foi desenvolvido um trabalho de aulas práticas, com os professores da rede municipal de ensino da cidade de Taperoá- Paraíba, os quais estão inseridos na formação do PNAIC, (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), por serem efetivas nas salas de aula do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. Verificamos que, no dia a dia, esses docentes têm muitas dificuldades com alguns conteúdos essenciais para as séries iniciais. Pudemos perceber que apesar das escolas terem vários materiais estruturados, nem sempre é feito uso destes durante as aulas, pois há muitas dúvidas quanto a utilização, objetivos didáticos e em especial quanto ao conteúdo que cada um é trabalhado. Nas oficinas pudemos tirar dúvidas e os professores foram capazes de reproduzir em suas salas os trabalhos realizados no LABMAT, tornando suas aulas mais dinâmicas. A manipulação de material concreto provando na prática algumas teorias, fizeram com que lacunas na aprendizagem dos professores fossem sanadas. Contudo, contribuímos não apenas para a formação desses professores, mas também para a formação dos alunos. Uma oficina especial que nos trouxe muitos resultados positivos foi com as formas geométricas, pois tudo que produzimos no Laboratório foi verificado pelas formadoras do PNAIC, que foram produzidos pelos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.