Introdução: A prática de exercícios físicos é considerada fundamental para otimizar as condições orgânicas, os aspectos psicológicos e promover interação social da pessoa idosa. Para que o conjunto desses efeitos sejam alcançados é relevante que o profissional responsável por planejar, orientar e acompanhar sua prática, o profissional de Educação física, seja capaz de compreender a multidimensionalidade do envelhecimento e as especificidades do trabalho com a pessoa idosa. Objetivo: descrever as percepções e opiniões de profissionais de educação física atuantes com idosos sobre as especificidades da prescrição de hidroginástica para referido público. Métodos: estudo exploratório, descritivo, de abordagem qualitativa. Foram entrevistados individualmente seis profissionais de educação física na cidade de Porto Velho, Rondônia, atuantes na área de hidroginástica para idosos há no mínimo um ano. As entrevistas foram gravadas, transcritas em texto e interpretadas por análise de conteúdo temática. Resultados: As especificidades relatadas com maior frequência pelos profissionais foram: a) existência de diferentes condições físicas, cognitivas e patologias dentro de um mesmo grupo, o que impõe ao profissional a necessidade de planejar alternativas para viabilizar a realização da aula por parte de todos; b) o valor dos benefícios psicológicos, emocionais e sociais dos exercícios físicos; e c) a receptividade e afetividade vivenciadas cotidianamente nas interações entre alunos e professor(a). Conclusão: As principais especificidades no trabalho com grupos de idosos, segundo os profissionais de educação física, dizem respeito à heterogeneidade de condições no grupo, aos benefícios socioemocionais percebidos e à afetividade dos alunos. A partir desse cenário, é possível afirmar que atuar com prescrição de exercícios físicos com grupos de idosos implica na necessidade de ampliação do olhar por parte do profissional de Educação física para além do aspecto biológico, permitindo-o perceber a pessoa idosa nas suas diferentes dimensões, demandas e possibilidades.