Artigo CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-89-2

DA SALA DE AULA À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - CAMINHOS E SOLUÇÕES PARA ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2024-01-24 13:37:27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105612
    "edicao_id" => 337
    "trabalho_id" => 6549
    "inscrito_id" => 15838
    "titulo" => "DA SALA DE AULA À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - CAMINHOS E SOLUÇÕES PARA ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO"
    "resumo" => "O envolvimento de toda a população, composta pela diversidade de corpos e mentes, é um elemento fundamental para a construção de uma sociedade verdadeiramente inclusiva. Para tanto, a sensibilização de cada componente quanto ao seu papel neste processo deve começar precocemente, com especial atenção à educação básica. Neste processo, busca-se a construção de ambientes acolhedores, livres de preconceitos e capacitismos, de modo a impedir o surgimento e a perpetuação das principais barreiras impostas às pessoas com deficiência, sendo as barreiras atitudinais as mais cruéis. Professores de todos os segmentos da educação relatam as dificuldades vivenciadas em sala para atender as especificidades de seus alunos. A falta de recursos e de formação especializada figuram entre as principais queixas dos profissionais e familiares. Como mais um componente do percurso da Educação, vivenciamos as mesmas dificuldades na Universidade Federal Fluminense, sendo esta uma instituição de ensino e também de formação de futuros profissionais da área. Na busca por estratégias e soluções que melhor atendessem nossos estudantes e público das ações de extensão, pessoas com deficiência ou não, aprofundamos nossas pesquisas nos campos da educação inclusiva, educação especial, tecnologias de acessibilidade e desenho universal. A partir daí, soluções inovadoras para abordagens de temas da saúde, em especial da Parasitologia e da Paleoparasitologia, em espaços formais e informais de educação foram sendo construídas e aprimoradas, com a participação ativa da comunidade universitária, promovendo profundas transformações em todos os agentes envolvidos. Neste capítulo vamos compartilhar nossas bases metodológicas, desafios, soluções encontradas e vivências no processo da inclusão aplicada nos projetos Parasitologia Tátil, Parasitologia Hoje, Paleoparasitologia para todos e Toxo UFF."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID15838_TB6549_20112023131700.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:20:19"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANUZA PINHEIRO BASTOS GARCIA DE MATTOS"
    "autor_nome_curto" => "DANUZA MATTOS"
    "autor_email" => "danuzamattos@id.uff.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---ensino-e-suas-interseccoes-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT17"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031efe94d36_26032024161614.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:37:27"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105612
    "edicao_id" => 337
    "trabalho_id" => 6549
    "inscrito_id" => 15838
    "titulo" => "DA SALA DE AULA À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - CAMINHOS E SOLUÇÕES PARA ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO"
    "resumo" => "O envolvimento de toda a população, composta pela diversidade de corpos e mentes, é um elemento fundamental para a construção de uma sociedade verdadeiramente inclusiva. Para tanto, a sensibilização de cada componente quanto ao seu papel neste processo deve começar precocemente, com especial atenção à educação básica. Neste processo, busca-se a construção de ambientes acolhedores, livres de preconceitos e capacitismos, de modo a impedir o surgimento e a perpetuação das principais barreiras impostas às pessoas com deficiência, sendo as barreiras atitudinais as mais cruéis. Professores de todos os segmentos da educação relatam as dificuldades vivenciadas em sala para atender as especificidades de seus alunos. A falta de recursos e de formação especializada figuram entre as principais queixas dos profissionais e familiares. Como mais um componente do percurso da Educação, vivenciamos as mesmas dificuldades na Universidade Federal Fluminense, sendo esta uma instituição de ensino e também de formação de futuros profissionais da área. Na busca por estratégias e soluções que melhor atendessem nossos estudantes e público das ações de extensão, pessoas com deficiência ou não, aprofundamos nossas pesquisas nos campos da educação inclusiva, educação especial, tecnologias de acessibilidade e desenho universal. A partir daí, soluções inovadoras para abordagens de temas da saúde, em especial da Parasitologia e da Paleoparasitologia, em espaços formais e informais de educação foram sendo construídas e aprimoradas, com a participação ativa da comunidade universitária, promovendo profundas transformações em todos os agentes envolvidos. Neste capítulo vamos compartilhar nossas bases metodológicas, desafios, soluções encontradas e vivências no processo da inclusão aplicada nos projetos Parasitologia Tátil, Parasitologia Hoje, Paleoparasitologia para todos e Toxo UFF."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID15838_TB6549_20112023131700.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:20:19"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANUZA PINHEIRO BASTOS GARCIA DE MATTOS"
    "autor_nome_curto" => "DANUZA MATTOS"
    "autor_email" => "danuzamattos@id.uff.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---ensino-e-suas-interseccoes-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT17"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031efe94d36_26032024161614.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:37:27"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 337
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---ensino-e-suas-interseccoes-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT17"
        "logo" => null
        "capa" => "66031efe94d36_26032024161614.jpg"
        "timbrado" => null
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 13:37:27"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:16:14"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 337
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---ensino-e-suas-interseccoes-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT17"
        "logo" => null
        "capa" => "66031efe94d36_26032024161614.jpg"
        "timbrado" => null
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 13:37:27"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:16:14"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 213
                "edicao_id" => 337
                "codigo" => "978-85-61702-89-2"
                "capa" => "66031efe972dc_26032024161614.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  LEILA PATR&Iacute;CIA ALVES DANTAS
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  BR&Iacute;GIDA BARBOSA COSTA (UFPI)<br />\r\n
                  CL&Aacute;UDIA ELIZANDRA LEMKE (UNIJUI)<br />\r\n
                  ELENILZA MARIA DE ARA&Uacute;JO SOUSA &nbsp;<br />\r\n
                  ELISABETH &nbsp;SILVA DE ALMEIDA AMORIM (UNEB)<br />\r\n
                  FRANCISCO SOUZA DA SILVA UNIVERSIDADE DE S&Atilde;O PAULO (USP)<br />\r\n
                  IVEUTA DE ABREU LOPES (UFPI)<br />\r\n
                  JESICA CARVALHO SALES (UFPI)<br />\r\n
                  JOYCIMARA DE MORAIS RODRIGUES (IFRN)<br />\r\n
                  LEILA PATR&Iacute;CIA ALVES DANTAS (IFPI)<br />\r\n
                  LILIANE AFONSO DE OLIVEIRA (UFRA)<br />\r\n
                  MARIA DA CONCEI&Ccedil;&Atilde;O MAGALH&Atilde;ES BATISTA COSTA (UFPI)<br />\r\n
                  MARL&Uacute;CIA DA SILVA BEZERRA LACERDA (IFPI)<br />\r\n
                  ORIDEIA DE SOUSA LIMA (IFPI)<br />\r\n
                  RAIMUNDA GOMES DE CARVALHO BELINI (UFPI)<br />\r\n
                  ROSANGELA DINIZ CAVALCANTE (UERN)<br />\r\n
                  TERESINHA VILANI VASCONCELOS DE LIMA (IFPI)<br />\r\n
                  VALNECY OLIVEIRA CORR&Ecirc;A SANTOS (UFMA)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024152738-CONEDU---ENSINO-E-SUAS-INTERSECCOES--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 13:37:27"
                "updated_at" => "2024-03-26 16:16:14"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 213
                "edicao_id" => 337
                "codigo" => "978-85-61702-89-2"
                "capa" => "66031efe972dc_26032024161614.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  LEILA PATR&Iacute;CIA ALVES DANTAS
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  BR&Iacute;GIDA BARBOSA COSTA (UFPI)<br />\r\n
                  CL&Aacute;UDIA ELIZANDRA LEMKE (UNIJUI)<br />\r\n
                  ELENILZA MARIA DE ARA&Uacute;JO SOUSA &nbsp;<br />\r\n
                  ELISABETH &nbsp;SILVA DE ALMEIDA AMORIM (UNEB)<br />\r\n
                  FRANCISCO SOUZA DA SILVA UNIVERSIDADE DE S&Atilde;O PAULO (USP)<br />\r\n
                  IVEUTA DE ABREU LOPES (UFPI)<br />\r\n
                  JESICA CARVALHO SALES (UFPI)<br />\r\n
                  JOYCIMARA DE MORAIS RODRIGUES (IFRN)<br />\r\n
                  LEILA PATR&Iacute;CIA ALVES DANTAS (IFPI)<br />\r\n
                  LILIANE AFONSO DE OLIVEIRA (UFRA)<br />\r\n
                  MARIA DA CONCEI&Ccedil;&Atilde;O MAGALH&Atilde;ES BATISTA COSTA (UFPI)<br />\r\n
                  MARL&Uacute;CIA DA SILVA BEZERRA LACERDA (IFPI)<br />\r\n
                  ORIDEIA DE SOUSA LIMA (IFPI)<br />\r\n
                  RAIMUNDA GOMES DE CARVALHO BELINI (UFPI)<br />\r\n
                  ROSANGELA DINIZ CAVALCANTE (UERN)<br />\r\n
                  TERESINHA VILANI VASCONCELOS DE LIMA (IFPI)<br />\r\n
                  VALNECY OLIVEIRA CORR&Ecirc;A SANTOS (UFMA)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024152738-CONEDU---ENSINO-E-SUAS-INTERSECCOES--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 13:37:27"
                "updated_at" => "2024-03-26 16:16:14"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

O envolvimento de toda a população, composta pela diversidade de corpos e mentes, é um elemento fundamental para a construção de uma sociedade verdadeiramente inclusiva. Para tanto, a sensibilização de cada componente quanto ao seu papel neste processo deve começar precocemente, com especial atenção à educação básica. Neste processo, busca-se a construção de ambientes acolhedores, livres de preconceitos e capacitismos, de modo a impedir o surgimento e a perpetuação das principais barreiras impostas às pessoas com deficiência, sendo as barreiras atitudinais as mais cruéis. Professores de todos os segmentos da educação relatam as dificuldades vivenciadas em sala para atender as especificidades de seus alunos. A falta de recursos e de formação especializada figuram entre as principais queixas dos profissionais e familiares. Como mais um componente do percurso da Educação, vivenciamos as mesmas dificuldades na Universidade Federal Fluminense, sendo esta uma instituição de ensino e também de formação de futuros profissionais da área. Na busca por estratégias e soluções que melhor atendessem nossos estudantes e público das ações de extensão, pessoas com deficiência ou não, aprofundamos nossas pesquisas nos campos da educação inclusiva, educação especial, tecnologias de acessibilidade e desenho universal. A partir daí, soluções inovadoras para abordagens de temas da saúde, em especial da Parasitologia e da Paleoparasitologia, em espaços formais e informais de educação foram sendo construídas e aprimoradas, com a participação ativa da comunidade universitária, promovendo profundas transformações em todos os agentes envolvidos. Neste capítulo vamos compartilhar nossas bases metodológicas, desafios, soluções encontradas e vivências no processo da inclusão aplicada nos projetos Parasitologia Tátil, Parasitologia Hoje, Paleoparasitologia para todos e Toxo UFF.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.