TAREFAS EXPLORATÓRIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO MATEMÁTICO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120417 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 22 "inscrito_id" => 368 "titulo" => "TAREFAS EXPLORATÓRIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO MATEMÁTICO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O presente relato apresenta resultados oriundos da resolução de uma tarefa exploratória, aplicada seguindo os pressupostos do ensino exploratório em uma turma de 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública do Paraná. O ensino exploratório oferece aos alunos a oportunidade de serem protagonistas em seu processo de aprendizagem, no qual o estudante é estimulado a formular hipóteses, testar ideias e colaborar com seus colegas para construir o conhecimento de maneira ativa. Além disso, ao recorrer ao ensino exploratório durante uma aula de matemática, o professor deve seguir suas quatro fases de aplicação, são elas: introdução da tarefa, resolução autônoma pelos estudantes, discussão coletiva das resoluções com toda a turma e sistematização das aprendizagens realizadas. A tarefa utilizada na aplicação tem característica exploratória, foi aplicada seguindo as fases sugeridas na abordagem de ensino exploratório e consistia em uma tabela do Campeonato Brasileiro de 2023 após a rodada 27, ou seja, após cada um dos 20 times terem disputado 27 partidas, e, junto da tabela, perguntas de caráter exploratório. Como resultados, descrevemos as resoluções apresentadas por 4 grupos de alunos na etapa da discussão coletiva da tarefa, na qual os alunos explicam na lousa para os demais como resolveram a tarefa." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID368_TB22_07022025074736.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS GABRIEL BUZATTO MOREIRA BUENO" "autor_nome_curto" => "GABRIEL BUZATTO" "autor_email" => "marcosgabriel@alunos.utfpr.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120417 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 22 "inscrito_id" => 368 "titulo" => "TAREFAS EXPLORATÓRIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO MATEMÁTICO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O presente relato apresenta resultados oriundos da resolução de uma tarefa exploratória, aplicada seguindo os pressupostos do ensino exploratório em uma turma de 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública do Paraná. O ensino exploratório oferece aos alunos a oportunidade de serem protagonistas em seu processo de aprendizagem, no qual o estudante é estimulado a formular hipóteses, testar ideias e colaborar com seus colegas para construir o conhecimento de maneira ativa. Além disso, ao recorrer ao ensino exploratório durante uma aula de matemática, o professor deve seguir suas quatro fases de aplicação, são elas: introdução da tarefa, resolução autônoma pelos estudantes, discussão coletiva das resoluções com toda a turma e sistematização das aprendizagens realizadas. A tarefa utilizada na aplicação tem característica exploratória, foi aplicada seguindo as fases sugeridas na abordagem de ensino exploratório e consistia em uma tabela do Campeonato Brasileiro de 2023 após a rodada 27, ou seja, após cada um dos 20 times terem disputado 27 partidas, e, junto da tabela, perguntas de caráter exploratório. Como resultados, descrevemos as resoluções apresentadas por 4 grupos de alunos na etapa da discussão coletiva da tarefa, na qual os alunos explicam na lousa para os demais como resolveram a tarefa." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID368_TB22_07022025074736.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS GABRIEL BUZATTO MOREIRA BUENO" "autor_nome_curto" => "GABRIEL BUZATTO" "autor_email" => "marcosgabriel@alunos.utfpr.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }