Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO SOBRE A RECICLAGEM E HÁBITOS DE CONSUMO NO ENSINO FUNDAMENTAL.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem.
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 120885
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 102
    "inscrito_id" => 646
    "titulo" => "SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO SOBRE A RECICLAGEM E HÁBITOS DE CONSUMO NO ENSINO FUNDAMENTAL."
    "resumo" => "No decorrer da história, a sociedade passou por diversas transformações no que diz respeito aos hábitos de consumo. Práticas poucos saudáveis no sentido de consumir cada vez mais alimentos e objetos que geram vários tipos de resíduos, que podem ou não serem degradados pela natureza em um curto espaço de tempo. Com a intenção de promover a discussão sobre a importância das florestas e a reciclagem de papel, desenvolvemos uma Sequência Didática (SD) com 53 alunos de duas turmas de terceiros anos do Ensino Fundamental 1, cujo objetivo foi de esclarecer sobre o processo de produção de vários tipos de papéis. Além disso, ressaltamos a importância da preservação das árvores na manutenção da vida na terra. Ao iniciarmos a SD perguntamos aos alunos: De que é feito o papel higiênico, o papelão e o papel sulfite? No decorrer das atividades, discutimos os processos de produção de diferentes classes de papel, a origem das árvores de eucaliptos plantados para manufatura de celulose, sobre a importância das florestas na manutenção da vida na terra, como os papéis devem ser descartados e reutilizados, além de uma prática sobre reciclagem de papel. Por ser um tema de extrema relevância, defendemos que a educação ambiental deve ser tratada de maneira prática desde os anos iniciais de maneira contínua. Ou seja, a realização de atividades pontuais durante a semana do meio ambiente por exemplo, não possibilitará que os alunos mudem hábitos que prejudiquem a natureza. Para finalizarmos a SD lançamos o seguinte questionamento: O que você aprendeu com as atividades desenvolvidas? Os resultados obtidos nos permitem observar o impacto positivo de atividades interativas no processo de aprendizagem acerca da sustentabilidade e a importância da preservação do meio ambiente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV211_MD1_ID646_TB102_29012025122449.pdf"
    "created_at" => "2025-05-02 13:26:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA LUIZA VENTURINI PEDRO"
    "autor_nome_curto" => "MARIANA"
    "autor_email" => "marianaluiza@alunos.utfpr.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 120885
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 102
    "inscrito_id" => 646
    "titulo" => "SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO SOBRE A RECICLAGEM E HÁBITOS DE CONSUMO NO ENSINO FUNDAMENTAL."
    "resumo" => "No decorrer da história, a sociedade passou por diversas transformações no que diz respeito aos hábitos de consumo. Práticas poucos saudáveis no sentido de consumir cada vez mais alimentos e objetos que geram vários tipos de resíduos, que podem ou não serem degradados pela natureza em um curto espaço de tempo. Com a intenção de promover a discussão sobre a importância das florestas e a reciclagem de papel, desenvolvemos uma Sequência Didática (SD) com 53 alunos de duas turmas de terceiros anos do Ensino Fundamental 1, cujo objetivo foi de esclarecer sobre o processo de produção de vários tipos de papéis. Além disso, ressaltamos a importância da preservação das árvores na manutenção da vida na terra. Ao iniciarmos a SD perguntamos aos alunos: De que é feito o papel higiênico, o papelão e o papel sulfite? No decorrer das atividades, discutimos os processos de produção de diferentes classes de papel, a origem das árvores de eucaliptos plantados para manufatura de celulose, sobre a importância das florestas na manutenção da vida na terra, como os papéis devem ser descartados e reutilizados, além de uma prática sobre reciclagem de papel. Por ser um tema de extrema relevância, defendemos que a educação ambiental deve ser tratada de maneira prática desde os anos iniciais de maneira contínua. Ou seja, a realização de atividades pontuais durante a semana do meio ambiente por exemplo, não possibilitará que os alunos mudem hábitos que prejudiquem a natureza. Para finalizarmos a SD lançamos o seguinte questionamento: O que você aprendeu com as atividades desenvolvidas? Os resultados obtidos nos permitem observar o impacto positivo de atividades interativas no processo de aprendizagem acerca da sustentabilidade e a importância da preservação do meio ambiente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV211_MD1_ID646_TB102_29012025122449.pdf"
    "created_at" => "2025-05-02 13:26:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA LUIZA VENTURINI PEDRO"
    "autor_nome_curto" => "MARIANA"
    "autor_email" => "marianaluiza@alunos.utfpr.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

No decorrer da história, a sociedade passou por diversas transformações no que diz respeito aos hábitos de consumo. Práticas poucos saudáveis no sentido de consumir cada vez mais alimentos e objetos que geram vários tipos de resíduos, que podem ou não serem degradados pela natureza em um curto espaço de tempo. Com a intenção de promover a discussão sobre a importância das florestas e a reciclagem de papel, desenvolvemos uma Sequência Didática (SD) com 53 alunos de duas turmas de terceiros anos do Ensino Fundamental 1, cujo objetivo foi de esclarecer sobre o processo de produção de vários tipos de papéis. Além disso, ressaltamos a importância da preservação das árvores na manutenção da vida na terra. Ao iniciarmos a SD perguntamos aos alunos: De que é feito o papel higiênico, o papelão e o papel sulfite? No decorrer das atividades, discutimos os processos de produção de diferentes classes de papel, a origem das árvores de eucaliptos plantados para manufatura de celulose, sobre a importância das florestas na manutenção da vida na terra, como os papéis devem ser descartados e reutilizados, além de uma prática sobre reciclagem de papel. Por ser um tema de extrema relevância, defendemos que a educação ambiental deve ser tratada de maneira prática desde os anos iniciais de maneira contínua. Ou seja, a realização de atividades pontuais durante a semana do meio ambiente por exemplo, não possibilitará que os alunos mudem hábitos que prejudiquem a natureza. Para finalizarmos a SD lançamos o seguinte questionamento: O que você aprendeu com as atividades desenvolvidas? Os resultados obtidos nos permitem observar o impacto positivo de atividades interativas no processo de aprendizagem acerca da sustentabilidade e a importância da preservação do meio ambiente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.