SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO SOBRE A RECICLAGEM E HÁBITOS DE CONSUMO NO ENSINO FUNDAMENTAL.
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120885 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 102 "inscrito_id" => 646 "titulo" => "SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO SOBRE A RECICLAGEM E HÁBITOS DE CONSUMO NO ENSINO FUNDAMENTAL." "resumo" => "No decorrer da história, a sociedade passou por diversas transformações no que diz respeito aos hábitos de consumo. Práticas poucos saudáveis no sentido de consumir cada vez mais alimentos e objetos que geram vários tipos de resíduos, que podem ou não serem degradados pela natureza em um curto espaço de tempo. Com a intenção de promover a discussão sobre a importância das florestas e a reciclagem de papel, desenvolvemos uma Sequência Didática (SD) com 53 alunos de duas turmas de terceiros anos do Ensino Fundamental 1, cujo objetivo foi de esclarecer sobre o processo de produção de vários tipos de papéis. Além disso, ressaltamos a importância da preservação das árvores na manutenção da vida na terra. Ao iniciarmos a SD perguntamos aos alunos: De que é feito o papel higiênico, o papelão e o papel sulfite? No decorrer das atividades, discutimos os processos de produção de diferentes classes de papel, a origem das árvores de eucaliptos plantados para manufatura de celulose, sobre a importância das florestas na manutenção da vida na terra, como os papéis devem ser descartados e reutilizados, além de uma prática sobre reciclagem de papel. Por ser um tema de extrema relevância, defendemos que a educação ambiental deve ser tratada de maneira prática desde os anos iniciais de maneira contínua. Ou seja, a realização de atividades pontuais durante a semana do meio ambiente por exemplo, não possibilitará que os alunos mudem hábitos que prejudiquem a natureza. Para finalizarmos a SD lançamos o seguinte questionamento: O que você aprendeu com as atividades desenvolvidas? Os resultados obtidos nos permitem observar o impacto positivo de atividades interativas no processo de aprendizagem acerca da sustentabilidade e a importância da preservação do meio ambiente." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV211_MD1_ID646_TB102_29012025122449.pdf" "created_at" => "2025-05-02 13:26:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA LUIZA VENTURINI PEDRO" "autor_nome_curto" => "MARIANA" "autor_email" => "marianaluiza@alunos.utfpr.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120885 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 102 "inscrito_id" => 646 "titulo" => "SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO SOBRE A RECICLAGEM E HÁBITOS DE CONSUMO NO ENSINO FUNDAMENTAL." "resumo" => "No decorrer da história, a sociedade passou por diversas transformações no que diz respeito aos hábitos de consumo. Práticas poucos saudáveis no sentido de consumir cada vez mais alimentos e objetos que geram vários tipos de resíduos, que podem ou não serem degradados pela natureza em um curto espaço de tempo. Com a intenção de promover a discussão sobre a importância das florestas e a reciclagem de papel, desenvolvemos uma Sequência Didática (SD) com 53 alunos de duas turmas de terceiros anos do Ensino Fundamental 1, cujo objetivo foi de esclarecer sobre o processo de produção de vários tipos de papéis. Além disso, ressaltamos a importância da preservação das árvores na manutenção da vida na terra. Ao iniciarmos a SD perguntamos aos alunos: De que é feito o papel higiênico, o papelão e o papel sulfite? No decorrer das atividades, discutimos os processos de produção de diferentes classes de papel, a origem das árvores de eucaliptos plantados para manufatura de celulose, sobre a importância das florestas na manutenção da vida na terra, como os papéis devem ser descartados e reutilizados, além de uma prática sobre reciclagem de papel. Por ser um tema de extrema relevância, defendemos que a educação ambiental deve ser tratada de maneira prática desde os anos iniciais de maneira contínua. Ou seja, a realização de atividades pontuais durante a semana do meio ambiente por exemplo, não possibilitará que os alunos mudem hábitos que prejudiquem a natureza. Para finalizarmos a SD lançamos o seguinte questionamento: O que você aprendeu com as atividades desenvolvidas? Os resultados obtidos nos permitem observar o impacto positivo de atividades interativas no processo de aprendizagem acerca da sustentabilidade e a importância da preservação do meio ambiente." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV211_MD1_ID646_TB102_29012025122449.pdf" "created_at" => "2025-05-02 13:26:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA LUIZA VENTURINI PEDRO" "autor_nome_curto" => "MARIANA" "autor_email" => "marianaluiza@alunos.utfpr.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }