Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO DOS LIVROS DIDÁTICOS DA COLEÇÃO “INOVAR”

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 06: Políticas educacionais, avaliação e currículo.
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 120929
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 162
    "inscrito_id" => 839
    "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO DOS LIVROS DIDÁTICOS DA COLEÇÃO “INOVAR”"
    "resumo" => "A Educação Ambiental (EA) é temática cara aos professores da Área das Ciências da Natureza (ACN), além de ser essencial, como preconizado pela Política Nacional de Educação Ambiental. Contudo, pesquisadores do campo e estudiosos do currículo vem denunciando seu apagamento na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Assim, após realizar sua análise, buscamos compreender como a EA se apresenta nos livros didáticos (LD). Esta atividade de pesquisa foi realizada como prática formativa no Curso de Ciências Biológicas-Licenciatura, Unipampa. Neste trabalho, apresentamos um recorte, no qual objetivamos analisar como se mostra a EA nos LD de ciência da coleção “Inovar”– 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental (EF), comparando ao que se apresenta nos Objetos de Conhecimento e Habilidades para ACN elencadas na BNCC para esta etapa de ensino. A análise qualitativa do conteúdo foi realizada criticamente, à procura de temas ligados à EA tratados com rigor científico e relacionados a situações contemporâneas. Fortemente encontradas nessa coleção, que apresenta ainda atividades e materiais complementares, que podem ser utilizados para enriquecer os processos de ensino-aprendizagem em ciências. Compreendemos que a forma crítica e contextualizada como os LD da coleção “Inovar” apresenta a EA vai de encontro a preconizada pela BNCC, que pouco a contempla em sua lista de Habilidades e Objetos de Conhecimento para o EF. Indicamos que a partir da análise prévia da BNCC, vislumbramos uma maior inserção da EA no 7º ano, que contempla temáticas como industrialização, ameaça à diversidade, consumo, energias, entre outras, concentrando grande parte das questões ambientais neste ano do EF. Diante da análise dos LD da coleção “Inovar” em contraste com a BNCC, evidenciamos que é necessário um amplo debate e muita atenção dos educadores em relação à EA na Base e como se apresenta nos LD, diante da crise climática sem precedentes que estamos vivenciando."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 06: Políticas educacionais, avaliação e currículo."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV211_MD1_ID839_TB162_05022025204459.pdf"
    "created_at" => "2025-05-02 13:26:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "STEPHANI GONÇALVES FAGUNDES"
    "autor_nome_curto" => "STEPHANI"
    "autor_email" => "stephani21fagundes@gmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 120929
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 162
    "inscrito_id" => 839
    "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO DOS LIVROS DIDÁTICOS DA COLEÇÃO “INOVAR”"
    "resumo" => "A Educação Ambiental (EA) é temática cara aos professores da Área das Ciências da Natureza (ACN), além de ser essencial, como preconizado pela Política Nacional de Educação Ambiental. Contudo, pesquisadores do campo e estudiosos do currículo vem denunciando seu apagamento na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Assim, após realizar sua análise, buscamos compreender como a EA se apresenta nos livros didáticos (LD). Esta atividade de pesquisa foi realizada como prática formativa no Curso de Ciências Biológicas-Licenciatura, Unipampa. Neste trabalho, apresentamos um recorte, no qual objetivamos analisar como se mostra a EA nos LD de ciência da coleção “Inovar”– 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental (EF), comparando ao que se apresenta nos Objetos de Conhecimento e Habilidades para ACN elencadas na BNCC para esta etapa de ensino. A análise qualitativa do conteúdo foi realizada criticamente, à procura de temas ligados à EA tratados com rigor científico e relacionados a situações contemporâneas. Fortemente encontradas nessa coleção, que apresenta ainda atividades e materiais complementares, que podem ser utilizados para enriquecer os processos de ensino-aprendizagem em ciências. Compreendemos que a forma crítica e contextualizada como os LD da coleção “Inovar” apresenta a EA vai de encontro a preconizada pela BNCC, que pouco a contempla em sua lista de Habilidades e Objetos de Conhecimento para o EF. Indicamos que a partir da análise prévia da BNCC, vislumbramos uma maior inserção da EA no 7º ano, que contempla temáticas como industrialização, ameaça à diversidade, consumo, energias, entre outras, concentrando grande parte das questões ambientais neste ano do EF. Diante da análise dos LD da coleção “Inovar” em contraste com a BNCC, evidenciamos que é necessário um amplo debate e muita atenção dos educadores em relação à EA na Base e como se apresenta nos LD, diante da crise climática sem precedentes que estamos vivenciando."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 06: Políticas educacionais, avaliação e currículo."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV211_MD1_ID839_TB162_05022025204459.pdf"
    "created_at" => "2025-05-02 13:26:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "STEPHANI GONÇALVES FAGUNDES"
    "autor_nome_curto" => "STEPHANI"
    "autor_email" => "stephani21fagundes@gmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

A Educação Ambiental (EA) é temática cara aos professores da Área das Ciências da Natureza (ACN), além de ser essencial, como preconizado pela Política Nacional de Educação Ambiental. Contudo, pesquisadores do campo e estudiosos do currículo vem denunciando seu apagamento na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Assim, após realizar sua análise, buscamos compreender como a EA se apresenta nos livros didáticos (LD). Esta atividade de pesquisa foi realizada como prática formativa no Curso de Ciências Biológicas-Licenciatura, Unipampa. Neste trabalho, apresentamos um recorte, no qual objetivamos analisar como se mostra a EA nos LD de ciência da coleção “Inovar”– 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental (EF), comparando ao que se apresenta nos Objetos de Conhecimento e Habilidades para ACN elencadas na BNCC para esta etapa de ensino. A análise qualitativa do conteúdo foi realizada criticamente, à procura de temas ligados à EA tratados com rigor científico e relacionados a situações contemporâneas. Fortemente encontradas nessa coleção, que apresenta ainda atividades e materiais complementares, que podem ser utilizados para enriquecer os processos de ensino-aprendizagem em ciências. Compreendemos que a forma crítica e contextualizada como os LD da coleção “Inovar” apresenta a EA vai de encontro a preconizada pela BNCC, que pouco a contempla em sua lista de Habilidades e Objetos de Conhecimento para o EF. Indicamos que a partir da análise prévia da BNCC, vislumbramos uma maior inserção da EA no 7º ano, que contempla temáticas como industrialização, ameaça à diversidade, consumo, energias, entre outras, concentrando grande parte das questões ambientais neste ano do EF. Diante da análise dos LD da coleção “Inovar” em contraste com a BNCC, evidenciamos que é necessário um amplo debate e muita atenção dos educadores em relação à EA na Base e como se apresenta nos LD, diante da crise climática sem precedentes que estamos vivenciando.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.