ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO DOS LIVROS DIDÁTICOS DA COLEÇÃO “INOVAR”
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120929 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 162 "inscrito_id" => 839 "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO DOS LIVROS DIDÁTICOS DA COLEÇÃO “INOVAR”" "resumo" => "A Educação Ambiental (EA) é temática cara aos professores da Área das Ciências da Natureza (ACN), além de ser essencial, como preconizado pela Política Nacional de Educação Ambiental. Contudo, pesquisadores do campo e estudiosos do currículo vem denunciando seu apagamento na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Assim, após realizar sua análise, buscamos compreender como a EA se apresenta nos livros didáticos (LD). Esta atividade de pesquisa foi realizada como prática formativa no Curso de Ciências Biológicas-Licenciatura, Unipampa. Neste trabalho, apresentamos um recorte, no qual objetivamos analisar como se mostra a EA nos LD de ciência da coleção “Inovar”– 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental (EF), comparando ao que se apresenta nos Objetos de Conhecimento e Habilidades para ACN elencadas na BNCC para esta etapa de ensino. A análise qualitativa do conteúdo foi realizada criticamente, à procura de temas ligados à EA tratados com rigor científico e relacionados a situações contemporâneas. Fortemente encontradas nessa coleção, que apresenta ainda atividades e materiais complementares, que podem ser utilizados para enriquecer os processos de ensino-aprendizagem em ciências. Compreendemos que a forma crítica e contextualizada como os LD da coleção “Inovar” apresenta a EA vai de encontro a preconizada pela BNCC, que pouco a contempla em sua lista de Habilidades e Objetos de Conhecimento para o EF. Indicamos que a partir da análise prévia da BNCC, vislumbramos uma maior inserção da EA no 7º ano, que contempla temáticas como industrialização, ameaça à diversidade, consumo, energias, entre outras, concentrando grande parte das questões ambientais neste ano do EF. Diante da análise dos LD da coleção “Inovar” em contraste com a BNCC, evidenciamos que é necessário um amplo debate e muita atenção dos educadores em relação à EA na Base e como se apresenta nos LD, diante da crise climática sem precedentes que estamos vivenciando." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 06: Políticas educacionais, avaliação e currículo." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV211_MD1_ID839_TB162_05022025204459.pdf" "created_at" => "2025-05-02 13:26:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "STEPHANI GONÇALVES FAGUNDES" "autor_nome_curto" => "STEPHANI" "autor_email" => "stephani21fagundes@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120929 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 162 "inscrito_id" => 839 "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO DOS LIVROS DIDÁTICOS DA COLEÇÃO “INOVAR”" "resumo" => "A Educação Ambiental (EA) é temática cara aos professores da Área das Ciências da Natureza (ACN), além de ser essencial, como preconizado pela Política Nacional de Educação Ambiental. Contudo, pesquisadores do campo e estudiosos do currículo vem denunciando seu apagamento na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Assim, após realizar sua análise, buscamos compreender como a EA se apresenta nos livros didáticos (LD). Esta atividade de pesquisa foi realizada como prática formativa no Curso de Ciências Biológicas-Licenciatura, Unipampa. Neste trabalho, apresentamos um recorte, no qual objetivamos analisar como se mostra a EA nos LD de ciência da coleção “Inovar”– 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental (EF), comparando ao que se apresenta nos Objetos de Conhecimento e Habilidades para ACN elencadas na BNCC para esta etapa de ensino. A análise qualitativa do conteúdo foi realizada criticamente, à procura de temas ligados à EA tratados com rigor científico e relacionados a situações contemporâneas. Fortemente encontradas nessa coleção, que apresenta ainda atividades e materiais complementares, que podem ser utilizados para enriquecer os processos de ensino-aprendizagem em ciências. Compreendemos que a forma crítica e contextualizada como os LD da coleção “Inovar” apresenta a EA vai de encontro a preconizada pela BNCC, que pouco a contempla em sua lista de Habilidades e Objetos de Conhecimento para o EF. Indicamos que a partir da análise prévia da BNCC, vislumbramos uma maior inserção da EA no 7º ano, que contempla temáticas como industrialização, ameaça à diversidade, consumo, energias, entre outras, concentrando grande parte das questões ambientais neste ano do EF. Diante da análise dos LD da coleção “Inovar” em contraste com a BNCC, evidenciamos que é necessário um amplo debate e muita atenção dos educadores em relação à EA na Base e como se apresenta nos LD, diante da crise climática sem precedentes que estamos vivenciando." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 06: Políticas educacionais, avaliação e currículo." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV211_MD1_ID839_TB162_05022025204459.pdf" "created_at" => "2025-05-02 13:26:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "STEPHANI GONÇALVES FAGUNDES" "autor_nome_curto" => "STEPHANI" "autor_email" => "stephani21fagundes@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }