A FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS DE GEOGRAFIA NO CONTEXTO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UFRGS
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121166 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 458 "inscrito_id" => 733 "titulo" => "A FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS DE GEOGRAFIA NO CONTEXTO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UFRGS" "resumo" => "O artigo apresenta uma análise descritiva e qualitativa da única edição em que o curso de Licenciatura em Geografia da UFRGS (Porto Alegre) propôs e desenvolveu um subprojeto vinculado ao Programa de Residência Pedagógica, criado a partir do edital 24/2022 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O texto se estrutura a partir de uma breve contextualização do curso no momento da criação do subprojeto, seguida da apresentação do subprojeto de Geografia aprovado para implementação no Programa de Residência Pedagógica. Por fim, são analisados os deslocamentos das docentes orientadoras, preceptoras(es) e residentes pedagógicos, com base nos relatórios finais elaborados pelos participantes do programa. O referencial teórico mobilizado discute o Programa de Residência Pedagógica, suas ações, os participantes envolvidos, as estratégias pedagógicas adotadas e a importância desse programa de formação docente no percurso dos graduandos de Licenciatura em Geografia da UFRGS entre 2022 e 2024. O subprojeto demonstrou ser um espaço potente de criação, resistência docente e articulação entre universidade e escolas públicas. Ao longo da experiência, os envolvidos ampliaram e complexificaram suas leituras de mundo, aprofundaram suas interações com o cotidiano escolar e estreitaram vínculos com as turmas. Além disso, puderam compartilhar suas vivências docentes por meio de apresentações de trabalhos, publicações científicas, participações em eventos acadêmicos e produções de trabalhos de conclusão de curso." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV211_MD1_ID733_TB458_10022025202319.pdf" "created_at" => "2025-05-02 13:26:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA CORRÊA FIRMINO" "autor_nome_curto" => "LARISSA FIRMINO" "autor_email" => "larissa.firmino@ufrgs.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121166 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 458 "inscrito_id" => 733 "titulo" => "A FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS DE GEOGRAFIA NO CONTEXTO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UFRGS" "resumo" => "O artigo apresenta uma análise descritiva e qualitativa da única edição em que o curso de Licenciatura em Geografia da UFRGS (Porto Alegre) propôs e desenvolveu um subprojeto vinculado ao Programa de Residência Pedagógica, criado a partir do edital 24/2022 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O texto se estrutura a partir de uma breve contextualização do curso no momento da criação do subprojeto, seguida da apresentação do subprojeto de Geografia aprovado para implementação no Programa de Residência Pedagógica. Por fim, são analisados os deslocamentos das docentes orientadoras, preceptoras(es) e residentes pedagógicos, com base nos relatórios finais elaborados pelos participantes do programa. O referencial teórico mobilizado discute o Programa de Residência Pedagógica, suas ações, os participantes envolvidos, as estratégias pedagógicas adotadas e a importância desse programa de formação docente no percurso dos graduandos de Licenciatura em Geografia da UFRGS entre 2022 e 2024. O subprojeto demonstrou ser um espaço potente de criação, resistência docente e articulação entre universidade e escolas públicas. Ao longo da experiência, os envolvidos ampliaram e complexificaram suas leituras de mundo, aprofundaram suas interações com o cotidiano escolar e estreitaram vínculos com as turmas. Além disso, puderam compartilhar suas vivências docentes por meio de apresentações de trabalhos, publicações científicas, participações em eventos acadêmicos e produções de trabalhos de conclusão de curso." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV211_MD1_ID733_TB458_10022025202319.pdf" "created_at" => "2025-05-02 13:26:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA CORRÊA FIRMINO" "autor_nome_curto" => "LARISSA FIRMINO" "autor_email" => "larissa.firmino@ufrgs.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }