Artigo Anais do XV SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-055-4

O USO DE GEOPORTAIS NO ENSINO DE GEOMORFOLOGIA: POTENCIALIDADES E DESAFIOS

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Publicado em 12 de setembro de 2025

Resumo

Nas últimas décadas, as mudanças climáticas têm provocado profundas transformações no planeta, com destaque para o aumento da frequência e da intensidade dos eventos extremos. Entre eles, as chuvas torrenciais merecem atenção especial, frequentemente associadas a inundações — o transbordamento das águas de um curso d’água sobre a planície de inundação (Licco; Mac Dowell, 2015) — e a deslizamentos de terra, caracterizados como movimentos gravitacionais induzidos por chuvas intensas (Coelho Netto; Freitas, 2021). No Rio de Janeiro, historicamente afetado por esses fenômenos, dados do Sistema Alerta Rio indicam que as chuvas intensas estão se tornando mais frequentes. Diante desse cenário, é fundamental repensar práticas educativas voltadas para a preparação e enfrentamento dos desafios ambientais. A cultura maker (Dougherty, 2012) propõe uma postura ativa e criativa, colocando o “fazer” no centro da aprendizagem. Ferramentas como geoportais (Nascimento et al., 2024) fortalecem essa abordagem ao facilitar o acesso a dados geoespaciais e estimular a análise crítica do espaço e da crise climática. Assim, esta pesquisa investiga o potencial dos geoportais como ferramentas didáticas no Ensino Médio, com foco na análise de processos geomorfológicos. A partir de plataformas como o Sistema Alerta Rio e o GEOINEA/INEA, propõe-se uma atividade escolar para estimular a análise crítica de dados sobre precipitação, temperatura e deslizamentos de terra, promovendo a compreensão dos riscos socioambientais. A proposta dá continuidade a experiências anteriores, que mostraram ganhos na autonomia dos estudantes e na reflexão sobre desigualdades socioespaciais no Rio de Janeiro. Nesta nova etapa, busca-se ampliar o escopo da experimentação, incorporando dados ambientais e climáticos, aprofundando o ensino de Geomorfologia e incentivando uma formação crítica diante das transformações contemporâneas.

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