Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LETRAMENTOS E CRIATIVIDADE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 129538
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 722
    "inscrito_id" => 7344
    "titulo" => "LETRAMENTOS E CRIATIVIDADE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "resumo" => "O trabalho tem como objetivo explorar a intersecção entre letramento e criatividade na Educação de Jovens e Adultos. Pretende-se analisar a relação entre esses conceitos segundo Paulo Freire, investigar práticas pedagógicas que favoreçam a criatividade e propor metodologias que integrem letramento e criatividade. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica com análise crítica de obras de autores renomados nas áreas de educação, letramento e criatividade, com destaque para Paulo Freire. As práticas educativas foram examinadas com foco nas interações entre educandos, utilizando círculos de cultura e a valorização de saberes prévios em ambientes educacionais. Os resultados indicam que integrar criatividade ao ensino de letramento transforma o ambiente de aprendizado. Práticas que valorizam o diálogo e a construção coletiva de conhecimento proporcionam novas formas de expressão e reflexão nos educandos, resultando em um desenvolvimento de consciência crítica, autoestima e engajamento social. Além disso, a incorporação das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas amplia as competências de leitura e escrita, permitindo experiências diversificadas. A pesquisa conclui que a intersecção entre letramento e criatividade na EJA é essencial para formar indivíduos críticos e autônomos. A promoção da criatividade, aliada a práticas de letramento, redefine o papel do educando como coautor de seu processo educativo. Para uma educação mais inclusiva e transformadora, é crucial que as instituições se abram a metodologias inovadoras que respeitem e integrem saberes diversos, contribuindo para a construção de um futuro mais justo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID7344_TB722_07032025234922.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMILTON ALVES DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "AMILTON"
    "autor_email" => "amiltonalvess@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE SANTÍSSIMO SACRAMENTO (FSSS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 129538
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 722
    "inscrito_id" => 7344
    "titulo" => "LETRAMENTOS E CRIATIVIDADE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "resumo" => "O trabalho tem como objetivo explorar a intersecção entre letramento e criatividade na Educação de Jovens e Adultos. Pretende-se analisar a relação entre esses conceitos segundo Paulo Freire, investigar práticas pedagógicas que favoreçam a criatividade e propor metodologias que integrem letramento e criatividade. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica com análise crítica de obras de autores renomados nas áreas de educação, letramento e criatividade, com destaque para Paulo Freire. As práticas educativas foram examinadas com foco nas interações entre educandos, utilizando círculos de cultura e a valorização de saberes prévios em ambientes educacionais. Os resultados indicam que integrar criatividade ao ensino de letramento transforma o ambiente de aprendizado. Práticas que valorizam o diálogo e a construção coletiva de conhecimento proporcionam novas formas de expressão e reflexão nos educandos, resultando em um desenvolvimento de consciência crítica, autoestima e engajamento social. Além disso, a incorporação das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas amplia as competências de leitura e escrita, permitindo experiências diversificadas. A pesquisa conclui que a intersecção entre letramento e criatividade na EJA é essencial para formar indivíduos críticos e autônomos. A promoção da criatividade, aliada a práticas de letramento, redefine o papel do educando como coautor de seu processo educativo. Para uma educação mais inclusiva e transformadora, é crucial que as instituições se abram a metodologias inovadoras que respeitem e integrem saberes diversos, contribuindo para a construção de um futuro mais justo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID7344_TB722_07032025234922.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMILTON ALVES DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "AMILTON"
    "autor_email" => "amiltonalvess@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE SANTÍSSIMO SACRAMENTO (FSSS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O trabalho tem como objetivo explorar a intersecção entre letramento e criatividade na Educação de Jovens e Adultos. Pretende-se analisar a relação entre esses conceitos segundo Paulo Freire, investigar práticas pedagógicas que favoreçam a criatividade e propor metodologias que integrem letramento e criatividade. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica com análise crítica de obras de autores renomados nas áreas de educação, letramento e criatividade, com destaque para Paulo Freire. As práticas educativas foram examinadas com foco nas interações entre educandos, utilizando círculos de cultura e a valorização de saberes prévios em ambientes educacionais. Os resultados indicam que integrar criatividade ao ensino de letramento transforma o ambiente de aprendizado. Práticas que valorizam o diálogo e a construção coletiva de conhecimento proporcionam novas formas de expressão e reflexão nos educandos, resultando em um desenvolvimento de consciência crítica, autoestima e engajamento social. Além disso, a incorporação das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas amplia as competências de leitura e escrita, permitindo experiências diversificadas. A pesquisa conclui que a intersecção entre letramento e criatividade na EJA é essencial para formar indivíduos críticos e autônomos. A promoção da criatividade, aliada a práticas de letramento, redefine o papel do educando como coautor de seu processo educativo. Para uma educação mais inclusiva e transformadora, é crucial que as instituições se abram a metodologias inovadoras que respeitem e integrem saberes diversos, contribuindo para a construção de um futuro mais justo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.