Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DISCURSOS SOBRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA - UMA VELHA NOVIDADE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

As tecnologias digitais (TD), que frequentemente são apresentadas ao campo da Educação Básica como solução simples para problemas complexos, demandam novas reflexões para professores e estudantes, com o avanço de aplicativos de Inteligência Artificial (IA). Assim como ocorreu há pelo menos quatro décadas, com a ampliação da presença dos computadores e dos pacotes educacionais digitais e, mais recentemente, com a presença da internet em banda larga, a IA promete economia de tempo, maior engajamento dos estudantes, modernização e melhorias nos trabalhos docente e discente. Novamente, impõe-se à escola a necessidade de adaptações que ocorrem de forma aligeirada, acrítica e desigual. Este estudo, que pretende contribuir com os debates acerca das TD na Educação no XI Congresso Nacional de Educação, propõe a aplicação de modelos de Análise Crítica de Discurso (ACD) sobre IA no contexto da Educação Básica, a partir dos discursos presentes na produção acadêmica recente sobre as TD no contexto escolar. Os achados parecem evidenciar uma velha novidade: a repetição de expressões e as metáforas, tais como “facilitação” e “ferramenta pedagógica”, outrora usadas para tratar de computadores e de pacotes educacionais, também posicionam a Inteligência Artificial como rápida solução educacional, cuja suposta eficiência se sobrepõe ao debate, à diversidade de contextos socioeconômicos e à complexidade do ensino/aprendizagem.

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