PLANEJAMENTO COLABORATIVO: UM OLHAR PARA A CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
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Considerando a relevância do Planejamento Colaborativo, a pergunta que permeia o problema da pesquisa é: Como as práticas pedagógicas inclusivas, por meio da efetivação do planejamento colaborativo podem contribuir em uma educação infantil inclusiva? Nesse sentido a pesquisa tem como objetivo compreender e evidenciar a importância do planejamento colaborativo, para que as práticas pedagógicas inclusivas tenham resultados exitosos com estudantes TEA da Educação Infantil. Fundamenta-se que a efetivação do planejamento colaborativo permite o engajamento dos professores, possibilitando o acesso à construção do conhecimento para todos, além disso, proporciona a organização de uma escola mais inclusiva. Nesse contexto, a trajetória metodológica terá início com a pesquisa exploratória e qualitativa, por meio de levantamento bibliográfico e documental. O referencial teórico do estudo da temática proposta, de cunho qualitativo bibliográfico, se embasou nas obras dos(as) autores(as) Mariño (2023), Mendes, Almeida, Toyoda(2011), Lima(2023), Damiani (2008). As experiências de práticas colaborativas proporcionaram momentos de reflexão crítica sobre o trabalho docente, o desenvolvimento de um novo olhar sobre seus papéis no contexto da escola inclusiva. Supõe-se que o estudo venha a contribuir significativamente na inclusão escolar, implicando em mudanças substanciais na estrutura e nas expectativas educacionais." 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