Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AMBIENTES ESTÉTICOS E PLANEJADOS NA FORMAÇÃO INTEGRAL DA CRIANÇA: UMA EXPERIÊNCIA NO CORRENTE EDUCA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 09 - Educação Infantil
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 133029
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5513
    "inscrito_id" => 13782
    "titulo" => "AMBIENTES ESTÉTICOS E PLANEJADOS NA FORMAÇÃO INTEGRAL DA CRIANÇA: UMA EXPERIÊNCIA NO CORRENTE EDUCA"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a importância dos espaços estéticos no desenvolvimento infantil, a partir da vivência prática no espaço de educação não escolar, denominado Corrente Educa, situado no município de Corrente-PI. A pesquisa parte da experiência dos autores, que, na prática educativa no espaço referido, passamos a compreender o papel essencial de ambientes planejados na formação integral da criança. Os espaços estéticos utilizados nesse espaço inspiram-se nas abordagens de Maria Montessori e da experiência de Reggio Emilia, que concebem o ambiente como um terceiro educador, conforme defendido por Loris Malaguzzi. Esses espaços propõem à criança a liberdade de explorar com supervisão, desenvolver a imaginação, criar e recriar a partir de materiais diversos, estimulando seus sentidos e favorecendo o desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, articulada à observação participante. Foram considerados os aportes teóricos de autores como Vygotsky (1991), Piaget (1971), Kishimoto (1994), Montessori (2007) e outros, que discutem o brincar, a aprendizagem significativa e o desenvolvimento integral da criança. Através dessa vivência, foi possível perceber como o brincar livre e intencional, mediado por ambientes enriquecidos, contribui para que a criança desenvolva habilidades fundamentais, como a motricidade fina, a percepção sensorial, a autonomia e a interação com o outro. Os resultados reforçam a importância da escuta sensível e da valorização da infância como etapa fundamental da vida, onde o aprender acontece de forma lúdica e significativa. Assim, o trabalho busca contribuir para que mais educadores compreendam o valor dos espaços estéticos como instrumentos pedagógicos potentes na promoção de um desenvolvimento integral e respeitoso das infâncias."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13782_TB5513_08042025082840.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KEVIN DE SOUZA CAMPOS"
    "autor_nome_curto" => "KEVIN"
    "autor_email" => "kevincampos763@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 133029
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5513
    "inscrito_id" => 13782
    "titulo" => "AMBIENTES ESTÉTICOS E PLANEJADOS NA FORMAÇÃO INTEGRAL DA CRIANÇA: UMA EXPERIÊNCIA NO CORRENTE EDUCA"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a importância dos espaços estéticos no desenvolvimento infantil, a partir da vivência prática no espaço de educação não escolar, denominado Corrente Educa, situado no município de Corrente-PI. A pesquisa parte da experiência dos autores, que, na prática educativa no espaço referido, passamos a compreender o papel essencial de ambientes planejados na formação integral da criança. Os espaços estéticos utilizados nesse espaço inspiram-se nas abordagens de Maria Montessori e da experiência de Reggio Emilia, que concebem o ambiente como um terceiro educador, conforme defendido por Loris Malaguzzi. Esses espaços propõem à criança a liberdade de explorar com supervisão, desenvolver a imaginação, criar e recriar a partir de materiais diversos, estimulando seus sentidos e favorecendo o desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, articulada à observação participante. Foram considerados os aportes teóricos de autores como Vygotsky (1991), Piaget (1971), Kishimoto (1994), Montessori (2007) e outros, que discutem o brincar, a aprendizagem significativa e o desenvolvimento integral da criança. Através dessa vivência, foi possível perceber como o brincar livre e intencional, mediado por ambientes enriquecidos, contribui para que a criança desenvolva habilidades fundamentais, como a motricidade fina, a percepção sensorial, a autonomia e a interação com o outro. Os resultados reforçam a importância da escuta sensível e da valorização da infância como etapa fundamental da vida, onde o aprender acontece de forma lúdica e significativa. Assim, o trabalho busca contribuir para que mais educadores compreendam o valor dos espaços estéticos como instrumentos pedagógicos potentes na promoção de um desenvolvimento integral e respeitoso das infâncias."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13782_TB5513_08042025082840.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KEVIN DE SOUZA CAMPOS"
    "autor_nome_curto" => "KEVIN"
    "autor_email" => "kevincampos763@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a importância dos espaços estéticos no desenvolvimento infantil, a partir da vivência prática no espaço de educação não escolar, denominado Corrente Educa, situado no município de Corrente-PI. A pesquisa parte da experiência dos autores, que, na prática educativa no espaço referido, passamos a compreender o papel essencial de ambientes planejados na formação integral da criança. Os espaços estéticos utilizados nesse espaço inspiram-se nas abordagens de Maria Montessori e da experiência de Reggio Emilia, que concebem o ambiente como um terceiro educador, conforme defendido por Loris Malaguzzi. Esses espaços propõem à criança a liberdade de explorar com supervisão, desenvolver a imaginação, criar e recriar a partir de materiais diversos, estimulando seus sentidos e favorecendo o desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, articulada à observação participante. Foram considerados os aportes teóricos de autores como Vygotsky (1991), Piaget (1971), Kishimoto (1994), Montessori (2007) e outros, que discutem o brincar, a aprendizagem significativa e o desenvolvimento integral da criança. Através dessa vivência, foi possível perceber como o brincar livre e intencional, mediado por ambientes enriquecidos, contribui para que a criança desenvolva habilidades fundamentais, como a motricidade fina, a percepção sensorial, a autonomia e a interação com o outro. Os resultados reforçam a importância da escuta sensível e da valorização da infância como etapa fundamental da vida, onde o aprender acontece de forma lúdica e significativa. Assim, o trabalho busca contribuir para que mais educadores compreendam o valor dos espaços estéticos como instrumentos pedagógicos potentes na promoção de um desenvolvimento integral e respeitoso das infâncias.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.