SIMULANDO A TRANSMISSÃO DE CARACTERÍSTICAS HUMANAS A PARTIR DE MODELOS DIDÁTICOS EM MDF COMO JOGO EDUCATIVO NO ENSINO DE GENÉTICA.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 129836 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1111 "inscrito_id" => 7795 "titulo" => "SIMULANDO A TRANSMISSÃO DE CARACTERÍSTICAS HUMANAS A PARTIR DE MODELOS DIDÁTICOS EM MDF COMO JOGO EDUCATIVO NO ENSINO DE GENÉTICA." "resumo" => "O presente estudo investiga o uso de um Jogo Educativo que simula a transmissão de algumas características humanas a partir de modelos didáticos em MDF no ensino de Genética. O jogo foi desenvolvido com o objetivo de facilitar a compreensão dos mecanismos básicos de transmissão alélica e da expressão fenotípica humanas, tendo em vista que o ensino de Genética mendeliana é mais restrito aos cruzamentos que envolvem ervilhas, o que pode distanciar os alunos da sua realidade, além de oferecer um recurso didático com potencial de facilitar o entendimento das questões genéticas de forma mais prazerosa e significativa. Para tanto, foi necessário construir um jogo que envolve o cruzamento de sete características humanas com genótipos e fenótipos predeterminados, onde o aluno precisa realizar todos os cruzamentos dos pares de alelos para definir as características fenotípicas, finalizando a atividade com a construção do possível rosto do descendente a partir de modelos impressos em placas de fibra de madeira (MDF). Realizou-se assim, uma pesquisa para investigar a eficiência e a aplicabilidade do jogo em aulas de Biologia, cujos dados foram interpretados por meio da abordagem quali-quantitativa. Diante disso, verificou-se que os alunos apresentaram desempenhos melhores durante e após a utilização do jogo em sala de aula, os quais permitiram concluir que o recurso oferecido é mais uma ferramenta de ensino e aprendizagem e mais um instrumento avaliativo com expressivo potencial de fazer os alunos aprenderem conceitos e mecanismos genéticos de maneira não usual, rompendo com a barreira do ensino tradicional. A utilização de diferentes recursos em sala de aula possibilita um universo de oportunidades que o professor pode usufruir, com o objetivo de desenvolver e fortalecer competências e habilidades necessárias à formação integral dos estudantes, tornando-os sujeitos ativos e participativos no processo de aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID7795_TB1111_08032025191144.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO PAULO GOMES FERREIRA" "autor_nome_curto" => "JOÃO PAULO G.F." "autor_email" => "joaopgferreira2015@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 129836 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1111 "inscrito_id" => 7795 "titulo" => "SIMULANDO A TRANSMISSÃO DE CARACTERÍSTICAS HUMANAS A PARTIR DE MODELOS DIDÁTICOS EM MDF COMO JOGO EDUCATIVO NO ENSINO DE GENÉTICA." "resumo" => "O presente estudo investiga o uso de um Jogo Educativo que simula a transmissão de algumas características humanas a partir de modelos didáticos em MDF no ensino de Genética. O jogo foi desenvolvido com o objetivo de facilitar a compreensão dos mecanismos básicos de transmissão alélica e da expressão fenotípica humanas, tendo em vista que o ensino de Genética mendeliana é mais restrito aos cruzamentos que envolvem ervilhas, o que pode distanciar os alunos da sua realidade, além de oferecer um recurso didático com potencial de facilitar o entendimento das questões genéticas de forma mais prazerosa e significativa. Para tanto, foi necessário construir um jogo que envolve o cruzamento de sete características humanas com genótipos e fenótipos predeterminados, onde o aluno precisa realizar todos os cruzamentos dos pares de alelos para definir as características fenotípicas, finalizando a atividade com a construção do possível rosto do descendente a partir de modelos impressos em placas de fibra de madeira (MDF). Realizou-se assim, uma pesquisa para investigar a eficiência e a aplicabilidade do jogo em aulas de Biologia, cujos dados foram interpretados por meio da abordagem quali-quantitativa. Diante disso, verificou-se que os alunos apresentaram desempenhos melhores durante e após a utilização do jogo em sala de aula, os quais permitiram concluir que o recurso oferecido é mais uma ferramenta de ensino e aprendizagem e mais um instrumento avaliativo com expressivo potencial de fazer os alunos aprenderem conceitos e mecanismos genéticos de maneira não usual, rompendo com a barreira do ensino tradicional. A utilização de diferentes recursos em sala de aula possibilita um universo de oportunidades que o professor pode usufruir, com o objetivo de desenvolver e fortalecer competências e habilidades necessárias à formação integral dos estudantes, tornando-os sujeitos ativos e participativos no processo de aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID7795_TB1111_08032025191144.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO PAULO GOMES FERREIRA" "autor_nome_curto" => "JOÃO PAULO G.F." "autor_email" => "joaopgferreira2015@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }