Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DA TEMÁTICA “ALGAS” NAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DO CONGRESSO NACIONAL DA EDUCAÇÃO - CONEDU

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

As algas, por sua diversidade e importância econômica, são oportunas para abordar conteúdos interdisciplinares no ensino de Ciências, como fotossíntese, ecologia de ecossistemas aquáticos e biotecnologia. A aplicação do conteúdo em abordagens diversificadas e abrangentes promove uma aprendizagem contextualizada e inclusiva. Com o presente estudo objetivou-se realizar um levantamento quali-quantitativo das pesquisas publicadas sobre a temática algas no Congresso Nacional de Educação (CONEDU) afim de identificar os aspectos da produção na área de ensino de ciências, tendências e possíveis lacunas. Para isso foram investigados os estudos publicados nos anais do evento utilizando-se o descritor “Algas” nas dez edições do CONEDU (2014 a 2024). Os dados foram tabulados em: edição do evento, ano, título, metodologia, região e grupos de trabalhos (GT). Na análise dos trabalhos, constamos que o longo das edições do evento foram publicados um total de 34.299 trabalhos científicos nos anais, contudo, apenas 16 trabalhos exploraram a temática algas associadas ao ensino de Ciências. Dentre esses, quatro trataram sobre construção e/ou produção de materiais didáticos, quatro de sequências didáticas, três de revisões de literatura, três de relatos de experiências, um de metodologia experimental e um de levantamento florístico. Verificou-se que a região Nordeste enviou 12 resumos e que a temática foi pouco explorada dentre pesquisas enviadas e selecionadas para apresentação no evento no período estudado. Destaca-se a necessidade de incentivar mais pesquisas que relacionem as algas ao ensino de Ciências, explorando diferentes tipos de abordagem e recursos, no entanto, acredita-se que essa quantidade tende a aumentar nas próximas edições do evento, considerando a crescente popularização do tema nos diferentes níveis de ensino e o interesse de docentes e discentes em compartilhar suas práticas pedagógicas em eventos científicos e meios de divulgação científica.

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