EXPLORANDO OS GASES E A TERMODINÂMICA: UM PROJETO DE ENSINO PARA O ENSINO MÉDIO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 129865 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1144 "inscrito_id" => 1480 "titulo" => "EXPLORANDO OS GASES E A TERMODINÂMICA: UM PROJETO DE ENSINO PARA O ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O projeto teve como objetivo proporcionar aos alunos uma compreensão aprofundada sobre os gases e os princípios da termodinâmica, conectando os conteúdos teóricos com aplicações práticas e experimentais. A estrutura consistiu em 12 aulas organizadas em três etapas: introdução, estudo dos gases e introdução à termodinâmica. A abordagem inicial apresentou a importância dos gases e da termodinâmica na ciência e tecnologia, utilizando vídeos, discussões e levantamento de conhecimentos prévios. Nos estudos dos gases, os alunos exploraram propriedades, leis fundamentais, misturas e desvios do comportamento ideal, por meio de experimentos com seringas, balões e difusão de gases. A termodinâmica foi introduzida abordando conceitos básicos, transformações gasosas, máquinas térmicas e impactos ambientais, com simulações, análise de sistemas reais e projetos sustentáveis. A metodologia combinou aulas expositivas dialogadas, experimentos práticos, uso de tecnologias interativas e atividades em grupo. A avaliação incluiu participação, relatórios, provas e apresentação de projetos. Os resultados demonstraram maior engajamento, melhor compreensão conceitual e desenvolvimento de pensamento crítico. O projeto se mostrou eficaz para tornar o aprendizado dinâmico, sugerindo sua aplicação em outros temas da Física e da Química." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID1480_TB1144_09032025003807.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAYKY MORAIS LIMA" "autor_nome_curto" => "KAYKY" "autor_email" => "kayky.lima@uemasul.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 129865 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1144 "inscrito_id" => 1480 "titulo" => "EXPLORANDO OS GASES E A TERMODINÂMICA: UM PROJETO DE ENSINO PARA O ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O projeto teve como objetivo proporcionar aos alunos uma compreensão aprofundada sobre os gases e os princípios da termodinâmica, conectando os conteúdos teóricos com aplicações práticas e experimentais. A estrutura consistiu em 12 aulas organizadas em três etapas: introdução, estudo dos gases e introdução à termodinâmica. A abordagem inicial apresentou a importância dos gases e da termodinâmica na ciência e tecnologia, utilizando vídeos, discussões e levantamento de conhecimentos prévios. Nos estudos dos gases, os alunos exploraram propriedades, leis fundamentais, misturas e desvios do comportamento ideal, por meio de experimentos com seringas, balões e difusão de gases. A termodinâmica foi introduzida abordando conceitos básicos, transformações gasosas, máquinas térmicas e impactos ambientais, com simulações, análise de sistemas reais e projetos sustentáveis. A metodologia combinou aulas expositivas dialogadas, experimentos práticos, uso de tecnologias interativas e atividades em grupo. A avaliação incluiu participação, relatórios, provas e apresentação de projetos. Os resultados demonstraram maior engajamento, melhor compreensão conceitual e desenvolvimento de pensamento crítico. O projeto se mostrou eficaz para tornar o aprendizado dinâmico, sugerindo sua aplicação em outros temas da Física e da Química." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID1480_TB1144_09032025003807.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAYKY MORAIS LIMA" "autor_nome_curto" => "KAYKY" "autor_email" => "kayky.lima@uemasul.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }