RELATO DE EXPERIÊNCIA: EDUCAÇÃO POPULAR E A REDE EMANCIPA NO ABC PAULISTA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133749 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6489 "inscrito_id" => 5806 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: EDUCAÇÃO POPULAR E A REDE EMANCIPA NO ABC PAULISTA" "resumo" => "A Rede Emancipa é um Movimento Social de Educação Popular que luta pela democratização do acesso à universidade e por uma educação pública gratuita, de qualidade e crítica. Sua ação se faz, essencialmente, com a construção de cursinhos pré-universitários em espaços cedidos, principalmente em escolas públicas. Por se tratar de um movimento autossustentável e sem fins lucrativos, em que a sua organização e coordenação se constituem de trabalho voluntário, as dificuldades na luta para manter os cursinhos regionais se fazem presentes na sua realidade. O presente trabalho se trata de um relato de experiência de dois anos de trabalhos dentro do cursinho Emancipa Santo André, na região do ABC Paulista, evidenciando suas relações com o território, as dinâmicas dentro e fora da sala de aula entre educadores, educandos e colaboradores, bem como as complexidades e potencialidades do Movimento como um todo. Como referencial teórico, dialogamos com obras de autores como Paulo Freire e Luiz Rufino, além de trabalhos em relação à própria Rede Emancipa, como Mendes e Rufato (2015), que ao entender que a eliminação de alguns grupos sociais nos vestibulares de universidades públicas faz parte de um projeto de educação consistente com uma divisão social do trabalho, propõe uma abordagem pedagogia contra-hegemônica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID5806_TB6489_08042025213246.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉLLEN AKEMI CEPALUNI LUNA" "autor_nome_curto" => "ÉLLEN" "autor_email" => "ellen.akemi05@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133749 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6489 "inscrito_id" => 5806 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: EDUCAÇÃO POPULAR E A REDE EMANCIPA NO ABC PAULISTA" "resumo" => "A Rede Emancipa é um Movimento Social de Educação Popular que luta pela democratização do acesso à universidade e por uma educação pública gratuita, de qualidade e crítica. Sua ação se faz, essencialmente, com a construção de cursinhos pré-universitários em espaços cedidos, principalmente em escolas públicas. Por se tratar de um movimento autossustentável e sem fins lucrativos, em que a sua organização e coordenação se constituem de trabalho voluntário, as dificuldades na luta para manter os cursinhos regionais se fazem presentes na sua realidade. O presente trabalho se trata de um relato de experiência de dois anos de trabalhos dentro do cursinho Emancipa Santo André, na região do ABC Paulista, evidenciando suas relações com o território, as dinâmicas dentro e fora da sala de aula entre educadores, educandos e colaboradores, bem como as complexidades e potencialidades do Movimento como um todo. Como referencial teórico, dialogamos com obras de autores como Paulo Freire e Luiz Rufino, além de trabalhos em relação à própria Rede Emancipa, como Mendes e Rufato (2015), que ao entender que a eliminação de alguns grupos sociais nos vestibulares de universidades públicas faz parte de um projeto de educação consistente com uma divisão social do trabalho, propõe uma abordagem pedagogia contra-hegemônica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID5806_TB6489_08042025213246.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉLLEN AKEMI CEPALUNI LUNA" "autor_nome_curto" => "ÉLLEN" "autor_email" => "ellen.akemi05@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }