Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MULTILETRAMENTO MIDIÁTICO E ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

As mídias digitais ampliaram as formas de interação social e a circulação da informação. Vivemos em uma era em que o acesso a conteúdos ocorre em tempo real, não apenas por meio de veículos tradicionais, como jornais e telejornais, mas também por qualquer indivíduo conectado a uma rede digital. Diante desse contexto, torna-se essencial que o processo de ensino-aprendizagem seja estruturado a partir de práticas multiletradas, possibilitando aos alunos desenvolver habilidades para compreender e interagir criticamente com discursos midiáticos veiculados em diferentes plataformas. Dessa forma, esta pesquisa parte da seguinte questão: como a literatura acadêmica tem abordado o multiletramento midiático e sua articulação com o processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica? Para dar conta dessa problemática, este trabalho tem como objetivo analisar as principais contribuições da literatura acadêmica acerca do multiletramento midiático, a fim de compreender como esse conceito se articula ao processo de ensino e aprendizagem na educação básica. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, visto que se volta para a compreensão de fenômenos sociais e educativos, considerando o contexto e os significados atribuídos pelos sujeitos teóricos, conforme a abordagem interpretativa proposta por Minayo (2001). Além disso, caracteriza-se, ainda, como pesquisa bibliográfica visto que se trata de um estudo baseado na análise de publicações científicas já produzidas, permitindo a sistematização do conhecimento sobre o tema (Gil, 2008). Dentro do viés teórico, a pesquisa dialoga com Rojo (2012, 2019), no que se refere aos multiletramentos midiáticos; Maingueneau (2004, 2014), na abordagem sobre discurso; Silva (2011), no tocante ao ensino em sala de aula; entre outros autores. Quanto as expectativas de resultados, espera-se que a pesquisa forneça insumos teóricos para reflexões sobre a integração do multiletramento midiático no contexto escolar, e no aprofundamento da discussão sobre sua importância na formação dos estudantes da educação básica.

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