Este artigo visa socializar a experiência do Projeto EJA Contextualizada, desenvolvido pelo Movimento de Articulação Norte Piauiense para o Desenvolvimento Sustentável (Aliança Mandu), realizado nas cidades de Parnaíba e Ilha Grande de Santa Isabel. A experiência da EJA com foco no mundo do trabalho e na formação para a cidadania teve seu ponto alto na comunidade Assentamento Cajueiro, povoado oriundo e ainda filiado ao Movimento sem Terra, situada na cidade de Parnaíba. Lá o projeto se destacou por ter tido um maior envolvimento da comunidade e por isso mais longo o tempo de durabilidade. O projeto EJA Contextualizada propôs um currículo baseado na tríade: formação básica, formação para o trabalho e formação política, tendo como fio condutor central o mundo do trabalho. O experimento apresenta sua concepção teórica e metodológica fortemente influenciada pela teoria da educação popular de Paulo Freire, bem como em experiências existentes no nordeste brasileiro. São considerados, ainda, para efeito de análise, a concepção de educação, homem, conhecimento, contextualização, dentre outros, bem como alguns princípios e pressupostos como forma de orientar o percurso teórico-metodológico do trabalho em questão.