OS TEMPOS ELETIVOS NAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL: UMA AÇÃO PEDAGÓGICA COM FOCO PARA RESULTADOS NA EEMTI ESTADO DO PARANÁ.
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Assim, pretende-se analisar acerca do tratamento pedagógico dado as horas-aula destinadas aos tempos eletivos, provenientes da ampliação do tempo escolar, característico dessa modalidade de ensino, a partir de uma intencionalidade de uma ação pedagógica para resultados e para sujeitos expostos há mais tempo às práticas e rotinas escolares. As metodologias utilizadas para esse estudo foram: aplicação de questionários, coleta e análise de indicadores educacionais e uma revisão bibliográfica que refletiu sobre a gestão dos tempos eletivos, a luz de dois documentos oficiais BNCC (2018) e das Diretrizes para a Escola de Ensino Médio em Tempo Integral no Ceará (2022), que apontam esses tempos, componentes curriculares importantes para o Aprofundamento de conhecimentos, permitindo que escolas adaptem currículo e ensino às necessidades dos alunos, seja para aprofundar, recompor ou reforçar competências básicas. 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