ANÁLISE DOS LIVROS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO DO PNLD/2021 QUANTO À EDUCAÇÃO FINANCEIRA
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Esse cenário levou-nos a questionar que tipo de EF vem sendo abordada nas escolas, se voltada apenas para o interesse mercadológico ou para formar cidadãos críticos. Acreditamos em uma EF interdisciplinar que vai além da Matemática Financeira e seus conceitos. Considerando o momento de mudanças no Ensino Médio que impactaram o currículo dessa etapa e a grande utilização de livros didáticos pelos professores, o objetivo deste trabalho é analisar como a EF está sendo abordada nos livros didáticos aprovados pelo PNLD/2021, que estão em uso atualmente. Tomando como base a Educação Matemática Crítica, foram analisadas as atividades presentes e que podiam ser classificadas como com potencial para trabalhar EF relacionando-as aos Ambientes de Aprendizagem (Skovsmose, 2014). A coleção analisada foi a de Matemática adotada pelo estado de Alagoas, bem como os manuais dos professores. 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