Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETO DE INTERVENÇÃO APAE CORRENTE PIAUÍ

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho consiste em um projeto de intervenção das atividades realizadas na APAE durante o período de 3 meses, a partir da disciplina Ciclo Extensionista 1-A sob a orientação do professor Lucas Cervantes Bispo, que tinha como objetivo de observar e auxiliar no processo de aprendizagem de noções matemáticas de contagem. Nesse contexto, foram elaborados três planos de aula e materiais lúdicos, para que, em conjunto com o professor(a) estas fossem aplicados em sala com os assistidos da APAE. Na elaboração do material proposto evitou-se ao máximo questões com duplo sentido, enunciados longos ou textos que exigissem uma interpretação muito complexa, pois era importante que o material estivesse alinhado a proposta elaborada e as condições dos estudantes. No universo educacional, a educação inclusiva assegura a alunos com deficiência o desenvolvimento e a oportunidade de aprenderem uns com os outros, oportunizando a redução de estigmas e, consequentemente de exclusão. Afinal o princípio fundamental da escola inclusiva consiste na certeza de que todas as pessoas podem aprender juntas. Neste contexto, entendemos que a educação inclusiva responde às necessidades diversificadas de seus alunos, acomodando os diferentes estilos e ritmos de aprendizagem e assegurando uma educação de qualidade para todos, através de currículos e estratégias didáticas apropriadas, uso de recursos diversificados e ao realizar parcerias com suas comunidades como a APAE . Quando se trata da inclusão de um ou mais estudante com características físicas, intelectuais ou neurodivergentes em uma turma, é essencial que os educadores estejam conscientes de suas responsabilidades perante todos os estudantes. É crucial que, como professores, tenhamos condições e consigamos ajustar nossas estratégias pedagógicas para atender não apenas à maioria, mas também às necessidades particulares de cada aluno, especialmente daqueles que enfrentam maiores desafios em seu processo de aprendizagem.

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