Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA ANÁLISE CRÍTICA DA FORMAÇÃO DOCENTE FRENTE AOS DESAFIOS DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 130501
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2016
    "inscrito_id" => 9348
    "titulo" => "UMA ANÁLISE CRÍTICA DA FORMAÇÃO DOCENTE FRENTE AOS DESAFIOS DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Este trabalho investiga como se dá a formação docente na contemporaneidade em relação às novas tecnologias e impacto delas no desenvolvimento de crianças pequenas e bem pequenas. Desse modo questiona-se: a formação docente contempla as mudanças sociais que afetam o desenvolvimento infantil e prepara os futuros professores para lidar com essas mudanças na sala de aula? De que forma? Para a investigação proposta, pauta-se no referencial teórico-metodológico histórico-cultural de Lev Vigotski (2019 e 2021). Conforme esse referencial, o desenvolvimento das crianças acontece no contexto social, a partir da relação entre o sujeito, a sociedade e a cultura. Nesse sentido, as perspectivas históricas da constituição humano podem ser observadas, refletidas, tensionadas e mobilizadas a partir do papel da linguagem, que é chamamento à participação na vida. Segundo esse referencial, o fator histórico diz respeito ao diálogo com o sujeito a fim de compreender os caminhos pelos quais ele percorreu que o constitui. No caso desta pesquisa, historicizar as vivências das crianças pequenas e muito pequenas possibilita, no movimento de pesquisa, compreender os motivos pelos quais as tecnologias digitais estão presentes no seu cotidiano e em suas práticas de vida, e posteriormente, as necessidades desse docente que atua com essas crianças. Importa destacar que os resultados são iniciais, e o próximo passo da pesquisa de campo tem a finalidade de coletar informações de professores universitários, coordenadores de curso e discentes das licenciaturas. Assim, as mudanças que permeiam a sociedade contemporânea se dão, majoritariamente, pela nova relação que se estabeleceu com a tecnologia. Ademais, as reflexões iniciais permitem compreender a partir do referencial elencado que a revolução tecnológica tem afetado os modos de vida, as relações sociais e o que antes era utilizado como instrumento de mediação das relações sociais, hoje tem sido utilizado com o fim em si mesmo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID9348_TB2016_11032025120158.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ AUGUSTO FALCÃO"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ"
    "autor_email" => "joseafalcao8@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO (USF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 130501
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2016
    "inscrito_id" => 9348
    "titulo" => "UMA ANÁLISE CRÍTICA DA FORMAÇÃO DOCENTE FRENTE AOS DESAFIOS DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Este trabalho investiga como se dá a formação docente na contemporaneidade em relação às novas tecnologias e impacto delas no desenvolvimento de crianças pequenas e bem pequenas. Desse modo questiona-se: a formação docente contempla as mudanças sociais que afetam o desenvolvimento infantil e prepara os futuros professores para lidar com essas mudanças na sala de aula? De que forma? Para a investigação proposta, pauta-se no referencial teórico-metodológico histórico-cultural de Lev Vigotski (2019 e 2021). Conforme esse referencial, o desenvolvimento das crianças acontece no contexto social, a partir da relação entre o sujeito, a sociedade e a cultura. Nesse sentido, as perspectivas históricas da constituição humano podem ser observadas, refletidas, tensionadas e mobilizadas a partir do papel da linguagem, que é chamamento à participação na vida. Segundo esse referencial, o fator histórico diz respeito ao diálogo com o sujeito a fim de compreender os caminhos pelos quais ele percorreu que o constitui. No caso desta pesquisa, historicizar as vivências das crianças pequenas e muito pequenas possibilita, no movimento de pesquisa, compreender os motivos pelos quais as tecnologias digitais estão presentes no seu cotidiano e em suas práticas de vida, e posteriormente, as necessidades desse docente que atua com essas crianças. Importa destacar que os resultados são iniciais, e o próximo passo da pesquisa de campo tem a finalidade de coletar informações de professores universitários, coordenadores de curso e discentes das licenciaturas. Assim, as mudanças que permeiam a sociedade contemporânea se dão, majoritariamente, pela nova relação que se estabeleceu com a tecnologia. Ademais, as reflexões iniciais permitem compreender a partir do referencial elencado que a revolução tecnológica tem afetado os modos de vida, as relações sociais e o que antes era utilizado como instrumento de mediação das relações sociais, hoje tem sido utilizado com o fim em si mesmo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID9348_TB2016_11032025120158.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ AUGUSTO FALCÃO"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ"
    "autor_email" => "joseafalcao8@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO (USF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho investiga como se dá a formação docente na contemporaneidade em relação às novas tecnologias e impacto delas no desenvolvimento de crianças pequenas e bem pequenas. Desse modo questiona-se: a formação docente contempla as mudanças sociais que afetam o desenvolvimento infantil e prepara os futuros professores para lidar com essas mudanças na sala de aula? De que forma? Para a investigação proposta, pauta-se no referencial teórico-metodológico histórico-cultural de Lev Vigotski (2019 e 2021). Conforme esse referencial, o desenvolvimento das crianças acontece no contexto social, a partir da relação entre o sujeito, a sociedade e a cultura. Nesse sentido, as perspectivas históricas da constituição humano podem ser observadas, refletidas, tensionadas e mobilizadas a partir do papel da linguagem, que é chamamento à participação na vida. Segundo esse referencial, o fator histórico diz respeito ao diálogo com o sujeito a fim de compreender os caminhos pelos quais ele percorreu que o constitui. No caso desta pesquisa, historicizar as vivências das crianças pequenas e muito pequenas possibilita, no movimento de pesquisa, compreender os motivos pelos quais as tecnologias digitais estão presentes no seu cotidiano e em suas práticas de vida, e posteriormente, as necessidades desse docente que atua com essas crianças. Importa destacar que os resultados são iniciais, e o próximo passo da pesquisa de campo tem a finalidade de coletar informações de professores universitários, coordenadores de curso e discentes das licenciaturas. Assim, as mudanças que permeiam a sociedade contemporânea se dão, majoritariamente, pela nova relação que se estabeleceu com a tecnologia. Ademais, as reflexões iniciais permitem compreender a partir do referencial elencado que a revolução tecnológica tem afetado os modos de vida, as relações sociais e o que antes era utilizado como instrumento de mediação das relações sociais, hoje tem sido utilizado com o fim em si mesmo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.