Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BRINQUEDOTECA PARA ALÉM DO BRINCAR: UM ESPAÇO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO INTEGRAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL - RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CEI FRANCISCA DE SOUSA BRAGA - ITAPIPOCA/CE

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 09 - Educação Infantil
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 130603
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2157
    "inscrito_id" => 6383
    "titulo" => "BRINQUEDOTECA PARA ALÉM DO BRINCAR: UM ESPAÇO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO INTEGRAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL - RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CEI FRANCISCA DE SOUSA BRAGA - ITAPIPOCA/CE"
    "resumo" => "A educação infantil é o período grande desenvolvimento da criança, a brinquedoteca se destaca como um espaço que vai além do brincar. Nesse relato de experiência discorro como ao longo de cinco anos venho trabalhando nesse espaço dentro do Centro de Educação Francisca de Sousa Braga na cidade de Itapipoca, Ceará. Nesse trabalho destaco como a brinquedoteca pode ser um ambiente rico em experiências integrando a dança, teatro e música unidos com à arte do brincar. Essas práticas artísticas enriquecem o repertório infantil estimulando criatividade, socialização, expressão, desenvolvimento motor e emocional. Também trago relatos da interação entre as crianças durante as experiências promovendo a construção de vínculos afetivos. O texto destaca o desenvolvimento e interação das crianças autistas principalmente das atividades envolvendo a arte da dança e música. Durante esses cinco anos de vivências na brinquedoteca exponho nesse trabalho como interliguei as brincadeiras com artes estimulando o desenvolvimento emocional, imaginação, empatia, ritmo e concentração. Portanto esse relato de experiência é uma proposta de como a brinquedoteca pode ser um espaço multifuncional para as artes e desenvolvimento integral da criança, integrando o brincar com outras formas de expressão artística. Assim, enriquecendo as experiências das crianças de educação infantil contribuindo para a formação de indivíduos críticos e criativos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD4_ID6383_TB2157_16032025131047.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA KELLY TELES ALVES"
    "autor_nome_curto" => "RENATA ALVES"
    "autor_email" => "renatakellyteles@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 130603
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2157
    "inscrito_id" => 6383
    "titulo" => "BRINQUEDOTECA PARA ALÉM DO BRINCAR: UM ESPAÇO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO INTEGRAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL - RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CEI FRANCISCA DE SOUSA BRAGA - ITAPIPOCA/CE"
    "resumo" => "A educação infantil é o período grande desenvolvimento da criança, a brinquedoteca se destaca como um espaço que vai além do brincar. Nesse relato de experiência discorro como ao longo de cinco anos venho trabalhando nesse espaço dentro do Centro de Educação Francisca de Sousa Braga na cidade de Itapipoca, Ceará. Nesse trabalho destaco como a brinquedoteca pode ser um ambiente rico em experiências integrando a dança, teatro e música unidos com à arte do brincar. Essas práticas artísticas enriquecem o repertório infantil estimulando criatividade, socialização, expressão, desenvolvimento motor e emocional. Também trago relatos da interação entre as crianças durante as experiências promovendo a construção de vínculos afetivos. O texto destaca o desenvolvimento e interação das crianças autistas principalmente das atividades envolvendo a arte da dança e música. Durante esses cinco anos de vivências na brinquedoteca exponho nesse trabalho como interliguei as brincadeiras com artes estimulando o desenvolvimento emocional, imaginação, empatia, ritmo e concentração. Portanto esse relato de experiência é uma proposta de como a brinquedoteca pode ser um espaço multifuncional para as artes e desenvolvimento integral da criança, integrando o brincar com outras formas de expressão artística. Assim, enriquecendo as experiências das crianças de educação infantil contribuindo para a formação de indivíduos críticos e criativos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD4_ID6383_TB2157_16032025131047.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA KELLY TELES ALVES"
    "autor_nome_curto" => "RENATA ALVES"
    "autor_email" => "renatakellyteles@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A educação infantil é o período grande desenvolvimento da criança, a brinquedoteca se destaca como um espaço que vai além do brincar. Nesse relato de experiência discorro como ao longo de cinco anos venho trabalhando nesse espaço dentro do Centro de Educação Francisca de Sousa Braga na cidade de Itapipoca, Ceará. Nesse trabalho destaco como a brinquedoteca pode ser um ambiente rico em experiências integrando a dança, teatro e música unidos com à arte do brincar. Essas práticas artísticas enriquecem o repertório infantil estimulando criatividade, socialização, expressão, desenvolvimento motor e emocional. Também trago relatos da interação entre as crianças durante as experiências promovendo a construção de vínculos afetivos. O texto destaca o desenvolvimento e interação das crianças autistas principalmente das atividades envolvendo a arte da dança e música. Durante esses cinco anos de vivências na brinquedoteca exponho nesse trabalho como interliguei as brincadeiras com artes estimulando o desenvolvimento emocional, imaginação, empatia, ritmo e concentração. Portanto esse relato de experiência é uma proposta de como a brinquedoteca pode ser um espaço multifuncional para as artes e desenvolvimento integral da criança, integrando o brincar com outras formas de expressão artística. Assim, enriquecendo as experiências das crianças de educação infantil contribuindo para a formação de indivíduos críticos e criativos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.