Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS (PANCS) NA ESCOLA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 22 - Divulgação e Popularização Pública da Ciência
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 130604
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2158
    "inscrito_id" => 9573
    "titulo" => "PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS (PANCS) NA ESCOLA"
    "resumo" => "As plantas alimentícias não convencionais (PANCs) são as plantas que não fazem parte da nossa rotina alimentar e, por muitas vezes, foram consideradas ervas daninhas e espécies invasoras, porém, são conhecidas como grande fonte de nutrientes. São espécies vegetais espontâneas ou cultivadas, nativas ou exóticas, que apresentam uma ou mais partes que servem como alimento. Muitas dessas espécies influenciam a alimentação e a cultura de uma determinada região, devido às informações serem passadas de geração a geração através do conhecimento tradicional. As PANCs se apresentam como uma alternativa para a segurança e soberania alimentar e nutricional. Dentro desse contexto, o objetivo desse estudo foi realizar um levantamento teórico acerca das PANCs, e desenvolver uma sequência didática interdisciplinar sobre o tema. Diversos estudos abordam esse assunto, constatando o valor nutricional e social das PANCs, assim produzir e divulgar informações sobre as PANCs pode trazer diversos benefícios às populações, e uma maneira bastante eficaz de realizar essa tarefa é através do ensino, na Educação Básica. Observou-se nesse estudo que as PANCs vêm se popularizando, e os espaços formais de educação são os que mais produzem material informativo sobre o tema. Concluiu-se que a qualidade nutricional das PANCs está bem fundamentada em inúmeros estudos, as informações e consumo das PANCs são benéficas para a sociedade, pois podem proporcionar melhoria na qualidade de vida e alimentação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 22 - Divulgação e Popularização Pública da Ciência"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID9573_TB2158_11032025144619.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUNDOI TOBIAS LEE"
    "autor_nome_curto" => "LUNDOI"
    "autor_email" => "lundoilee@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA DE BRASILIA (IFB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 130604
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2158
    "inscrito_id" => 9573
    "titulo" => "PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS (PANCS) NA ESCOLA"
    "resumo" => "As plantas alimentícias não convencionais (PANCs) são as plantas que não fazem parte da nossa rotina alimentar e, por muitas vezes, foram consideradas ervas daninhas e espécies invasoras, porém, são conhecidas como grande fonte de nutrientes. São espécies vegetais espontâneas ou cultivadas, nativas ou exóticas, que apresentam uma ou mais partes que servem como alimento. Muitas dessas espécies influenciam a alimentação e a cultura de uma determinada região, devido às informações serem passadas de geração a geração através do conhecimento tradicional. As PANCs se apresentam como uma alternativa para a segurança e soberania alimentar e nutricional. Dentro desse contexto, o objetivo desse estudo foi realizar um levantamento teórico acerca das PANCs, e desenvolver uma sequência didática interdisciplinar sobre o tema. Diversos estudos abordam esse assunto, constatando o valor nutricional e social das PANCs, assim produzir e divulgar informações sobre as PANCs pode trazer diversos benefícios às populações, e uma maneira bastante eficaz de realizar essa tarefa é através do ensino, na Educação Básica. Observou-se nesse estudo que as PANCs vêm se popularizando, e os espaços formais de educação são os que mais produzem material informativo sobre o tema. Concluiu-se que a qualidade nutricional das PANCs está bem fundamentada em inúmeros estudos, as informações e consumo das PANCs são benéficas para a sociedade, pois podem proporcionar melhoria na qualidade de vida e alimentação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 22 - Divulgação e Popularização Pública da Ciência"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID9573_TB2158_11032025144619.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUNDOI TOBIAS LEE"
    "autor_nome_curto" => "LUNDOI"
    "autor_email" => "lundoilee@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA DE BRASILIA (IFB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

As plantas alimentícias não convencionais (PANCs) são as plantas que não fazem parte da nossa rotina alimentar e, por muitas vezes, foram consideradas ervas daninhas e espécies invasoras, porém, são conhecidas como grande fonte de nutrientes. São espécies vegetais espontâneas ou cultivadas, nativas ou exóticas, que apresentam uma ou mais partes que servem como alimento. Muitas dessas espécies influenciam a alimentação e a cultura de uma determinada região, devido às informações serem passadas de geração a geração através do conhecimento tradicional. As PANCs se apresentam como uma alternativa para a segurança e soberania alimentar e nutricional. Dentro desse contexto, o objetivo desse estudo foi realizar um levantamento teórico acerca das PANCs, e desenvolver uma sequência didática interdisciplinar sobre o tema. Diversos estudos abordam esse assunto, constatando o valor nutricional e social das PANCs, assim produzir e divulgar informações sobre as PANCs pode trazer diversos benefícios às populações, e uma maneira bastante eficaz de realizar essa tarefa é através do ensino, na Educação Básica. Observou-se nesse estudo que as PANCs vêm se popularizando, e os espaços formais de educação são os que mais produzem material informativo sobre o tema. Concluiu-se que a qualidade nutricional das PANCs está bem fundamentada em inúmeros estudos, as informações e consumo das PANCs são benéficas para a sociedade, pois podem proporcionar melhoria na qualidade de vida e alimentação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.