PROJETOS PEDAGÓGICOS E DIVERSIDADE DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DE MÚSICA EM CONSERVATÓRIOS ESTADUAIS DE MINAS GERAIS
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A investigação tem como foco a formação musical realizada pelos Conservatórios de Minas Gerais e o uso das tecnologias como apoio ao atendimento da diversidade de estilos de aprendizagem dos estudantes. O objetivo do estudo é analisar se os projetos pedagógicos de formação dessas instituições contemplam a diversidade de formas de aprender dos alunos no ensino de música. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa baseada em análise documental, utilizando a metodologia de análise de conteúdo com o auxílio do software Atlas.ti. As categorias de análise incluem personalização do ensino, estratégias pedagógicas diversificadas e processo avaliativo inclusivo. Os resultados parciais, obtidos a partir da análise de projetos pedagógicos de 10 instituições, indicam que as escolas buscam promover um ensino de música que reconheça e atenda às necessidades individuais dos alunos. Para isso, indicam a necessidade de estratégias pedagógicas inclusivas e diversificadas, além de processos avaliativos contínuos e adaptados ao contexto educacional. Conclui-se que, embora as instituições demonstrem esforços para promover um ensino inclusivo, persistem desafios como a diversidade de necessidades dos alunos, a precariedade de infraestrutura e a carência de materiais e equipamentos. Além disso, questões relacionadas à evasão, à participação e ao engajamento dos estudantes e suas famílias ainda representam obstáculos significativos. Dessa forma, a pesquisa ressalta a importância do debate sobre o ensino de música nos conservatórios, destacando a atenção à diversidade de formas de aprender dos alunos e a promoção de estratégias e práticas pedagógicas personalizadas e inclusivas." 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