Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ESCOLA REGULAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA COM FOCO NA INTERAÇÃO DOS PROFESSORES ESPECIALISTAS E REGENTES

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo objetiva analisar o panorama brasileiro da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva com foco no trabalho desenvolvido pelos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em conjunto com os professores regentes de Classes Comuns Inclusivas. Como método, foi realizada uma revisão integrativa nas principais bases de dados da internet utilizando os descritores: Educação Inclusiva, Educação Especial, Atendimento Educacional Especializado, Professor. A fim de formar a base teórica da pesquisa, foram selecionados artigos publicados entre 2021 e 2025 e consultada a legislação pertinente ao AEE. Na articulação entre os artigos encontrados foram delimitados conceitos como planejamento e prática pedagógica, relações pessoais, dialogicidade e colaboração. Resultados preliminares apontam que tais conceitos, quando relacionados à prática educativa no desenvolvimento de atividades em prol dos Estudantes com Necessidades Educacionais Específicas (ENEEs) podem contribuir com os processos de socialização, melhoria da relação professor-aluno e na interação entre os professores especialista e regente, assim como a resolução de conflitos e minimização das dificuldades de aprendizagem do ENEE. Na prática educativa do AEE, apresentam-se relações sociais que podem vir a funcionar como reprodutoras de processos de exclusão caso a articulação entre os educadores não seja efetiva. As considerações finais sugerem a formação de professores e o engajamento no planejamento entre os docentes envolvidos na educação especial na perspectiva inclusiva como facilitadores de uma educação inclusiva equitativa.

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