Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BRINCAR, INTEGRAR E INCLUIR: JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS COM AS CRIANÇAS ESPECIAIS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho discutiu a experiência de extensão que envolveu o brincar e a interação para incluir por meio de jogos, brinquedos e brincadeiras as crianças especiais. Nesse processo utilizou-se o brincar como fonte de interação com as crianças que apresentam algumas especificidades como transtorno do espectro autista, síndrome de down e transtorno de déficit de atenção. Diversos pesquisadores afirmam que a criança se desenvolve por meio do brincar e o utiliza como subsídios para sua maturação, enquanto ser humano, o qual encontra-se em constantes descobertas de suas capacidades. Assim, essa análise teve objetivo de destacar a importância do brincar no processo de desenvolvimento em que as crianças se encontram, no sentido de compreender as suas necessidades visando estimulá-las para a sua progressão. A partir disso, a metodologia aplicada baseou-se no paradigma qualitativo, com intenção de um trabalho direto com as crianças da comunidade externa, no espaço da brinquedoteca da Universidade do Estado do Amapá. Os resultados indicam que as vivencias lúdicas e práticas exitosas promoveram efetivamente a inclusão e o fortalecimento das habilidades e competências necessárias no qual, as crianças especiais assumiram papéis de protagonistas contemplando o objetivo da proposta de extensão, contribuindo para o debate de estratégias de ensino inclusivas e lúdicas.

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