ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO PARA INTERNALIZAÇÃO DOS ODS, POR MEIO DO PROGRAMA EMBRAPA & ESCOLA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131013 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2735 "inscrito_id" => 1990 "titulo" => "ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO PARA INTERNALIZAÇÃO DOS ODS, POR MEIO DO PROGRAMA EMBRAPA & ESCOLA" "resumo" => "A internalização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 em comunidades escolares representa uma forma eficaz de promover a educação para a cidadania global e fomentar transformações significativas. Nesse contexto, a Embrapa Amapá, por meio do programa Embrapa & Escola (E&E), busca conectar ciência e sociedade ao aproximar cientistas da comunidade escolar e estimular o interesse dos jovens pelo conhecimento científico. As ações realizadas são planejadas com base nas demandas das instituições educacionais e atendem estudantes e professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental (I e II), Ensino Médio e Técnico, com foco na Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). O programa organiza eventos, como palestras, oficinas e mostras de videoclipes, associados a datas comemorativas. Neste artigo, destacamos as principais estratégias educomunicativas implementadas pelo E&E em 2024, fortemente alinhadas a cinco ODS prioritários (2, 4, 6, 12 e 13). As atividades foram realizadas em colaboração com escolas públicas e privadas no município de Macapá, Amapá, com alcance estimado em 500 alunos. Os compromissos formativos desenvolvidos nessa interação baseiam-se em práticas pedagógicas e educomunicativas que criam espaços de diálogo, permitindo que os alunos, a partir de suas vivências, participem ativamente da construção do conhecimento, em vez de assumirem um papel passivo como receptores. Essas práticas fundamentam-se na comunicação dialógica e na discussão de temas presentes no cotidiano dos estudantes, como o manejo sustentável de açaizais nativos e a preservação das nascentes dos igarapés. Os resultados dessas reflexões foram expressos por meio de desenhos e vídeos produzidos pelos alunos, evidenciando a realidade de uma sociedade conectada, porém marcada por desigualdades. A interação entre os diversos atores sociais envolvidos nesse processo — alunos, professores, artistas e cientistas — contribui para reforçar o papel da educação como um instrumento inclusivo e transformador, moldado pelas realidades e necessidades das pessoas que busca beneficiar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID1990_TB2735_11032025200447.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VÂNIA BEATRIZ VASCONCELOS DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "VÂNIA BEATRIZ" "autor_email" => "vania.beatriz@embrapa.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131013 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2735 "inscrito_id" => 1990 "titulo" => "ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO PARA INTERNALIZAÇÃO DOS ODS, POR MEIO DO PROGRAMA EMBRAPA & ESCOLA" "resumo" => "A internalização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 em comunidades escolares representa uma forma eficaz de promover a educação para a cidadania global e fomentar transformações significativas. Nesse contexto, a Embrapa Amapá, por meio do programa Embrapa & Escola (E&E), busca conectar ciência e sociedade ao aproximar cientistas da comunidade escolar e estimular o interesse dos jovens pelo conhecimento científico. As ações realizadas são planejadas com base nas demandas das instituições educacionais e atendem estudantes e professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental (I e II), Ensino Médio e Técnico, com foco na Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). O programa organiza eventos, como palestras, oficinas e mostras de videoclipes, associados a datas comemorativas. Neste artigo, destacamos as principais estratégias educomunicativas implementadas pelo E&E em 2024, fortemente alinhadas a cinco ODS prioritários (2, 4, 6, 12 e 13). As atividades foram realizadas em colaboração com escolas públicas e privadas no município de Macapá, Amapá, com alcance estimado em 500 alunos. Os compromissos formativos desenvolvidos nessa interação baseiam-se em práticas pedagógicas e educomunicativas que criam espaços de diálogo, permitindo que os alunos, a partir de suas vivências, participem ativamente da construção do conhecimento, em vez de assumirem um papel passivo como receptores. Essas práticas fundamentam-se na comunicação dialógica e na discussão de temas presentes no cotidiano dos estudantes, como o manejo sustentável de açaizais nativos e a preservação das nascentes dos igarapés. Os resultados dessas reflexões foram expressos por meio de desenhos e vídeos produzidos pelos alunos, evidenciando a realidade de uma sociedade conectada, porém marcada por desigualdades. A interação entre os diversos atores sociais envolvidos nesse processo — alunos, professores, artistas e cientistas — contribui para reforçar o papel da educação como um instrumento inclusivo e transformador, moldado pelas realidades e necessidades das pessoas que busca beneficiar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID1990_TB2735_11032025200447.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VÂNIA BEATRIZ VASCONCELOS DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "VÂNIA BEATRIZ" "autor_email" => "vania.beatriz@embrapa.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }