Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OFICINA PLICKERS PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE 6º À 9 ANO: INOVAÇÃO PEDAGÓGICA E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO EM RIO LARGO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 133720
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6452
    "inscrito_id" => 14492
    "titulo" => "OFICINA PLICKERS PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE 6º À 9 ANO: INOVAÇÃO PEDAGÓGICA E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO EM RIO LARGO"
    "resumo" => "Este texto descreve um relato de experiência em uma oficina de formação continuada para professores de matemática do Ensino Fundamental Anos Finais, do município de Rio Largo - Alagoas, com foco na aplicação de atividades interativas utilizando a plataforma Plickers. O estudo apresenta o potencial do recurso tecnológico como uma alternativa viável para promover avaliações interativas, ao mesmo tempo em que desenvolve as competências digitais dos docentes, especialmente na gestão da aprendizagem em sala de aula. A oficina, sob uma abordagem qualitativa, buscou apresentar o Plickers como uma metodologia ativa pautada na estratégia pedagógica que permite coletar respostas em tempo real sem a necessidade de dispositivos individuais por parte dos estudantes. O relato de experiência explorou a criação e aplicação de atividades dinâmicas no Plickers, alinhadas às competências digitais essenciais para a prática docente contemporânea, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). Na visão de Camargo e Daros (2018) sobre a mediação do professor entre currículo e tecnologia, o relato discute como a utilização do Plickers pode transformar as práticas pedagógicas tradicionais, fomentando um ambiente de aprendizagem colaborativa e participativa. Os resultados apontaram que após a aplicação da oficina, houve a efetivação da estratégia pedagógica inovadora na sala de aula, utilizando as tecnologias digitais no ensino de matemática, promovendo o desenvolvimento profissional dos professores e a aprendizagem dos estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14492_TB6452_08042025212136.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEFFERSON DAVID MOREIRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JEFFERSON"
    "autor_email" => "jeffersonoxus@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 133720
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6452
    "inscrito_id" => 14492
    "titulo" => "OFICINA PLICKERS PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE 6º À 9 ANO: INOVAÇÃO PEDAGÓGICA E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO EM RIO LARGO"
    "resumo" => "Este texto descreve um relato de experiência em uma oficina de formação continuada para professores de matemática do Ensino Fundamental Anos Finais, do município de Rio Largo - Alagoas, com foco na aplicação de atividades interativas utilizando a plataforma Plickers. O estudo apresenta o potencial do recurso tecnológico como uma alternativa viável para promover avaliações interativas, ao mesmo tempo em que desenvolve as competências digitais dos docentes, especialmente na gestão da aprendizagem em sala de aula. A oficina, sob uma abordagem qualitativa, buscou apresentar o Plickers como uma metodologia ativa pautada na estratégia pedagógica que permite coletar respostas em tempo real sem a necessidade de dispositivos individuais por parte dos estudantes. O relato de experiência explorou a criação e aplicação de atividades dinâmicas no Plickers, alinhadas às competências digitais essenciais para a prática docente contemporânea, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). Na visão de Camargo e Daros (2018) sobre a mediação do professor entre currículo e tecnologia, o relato discute como a utilização do Plickers pode transformar as práticas pedagógicas tradicionais, fomentando um ambiente de aprendizagem colaborativa e participativa. Os resultados apontaram que após a aplicação da oficina, houve a efetivação da estratégia pedagógica inovadora na sala de aula, utilizando as tecnologias digitais no ensino de matemática, promovendo o desenvolvimento profissional dos professores e a aprendizagem dos estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14492_TB6452_08042025212136.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEFFERSON DAVID MOREIRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JEFFERSON"
    "autor_email" => "jeffersonoxus@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este texto descreve um relato de experiência em uma oficina de formação continuada para professores de matemática do Ensino Fundamental Anos Finais, do município de Rio Largo - Alagoas, com foco na aplicação de atividades interativas utilizando a plataforma Plickers. O estudo apresenta o potencial do recurso tecnológico como uma alternativa viável para promover avaliações interativas, ao mesmo tempo em que desenvolve as competências digitais dos docentes, especialmente na gestão da aprendizagem em sala de aula. A oficina, sob uma abordagem qualitativa, buscou apresentar o Plickers como uma metodologia ativa pautada na estratégia pedagógica que permite coletar respostas em tempo real sem a necessidade de dispositivos individuais por parte dos estudantes. O relato de experiência explorou a criação e aplicação de atividades dinâmicas no Plickers, alinhadas às competências digitais essenciais para a prática docente contemporânea, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). Na visão de Camargo e Daros (2018) sobre a mediação do professor entre currículo e tecnologia, o relato discute como a utilização do Plickers pode transformar as práticas pedagógicas tradicionais, fomentando um ambiente de aprendizagem colaborativa e participativa. Os resultados apontaram que após a aplicação da oficina, houve a efetivação da estratégia pedagógica inovadora na sala de aula, utilizando as tecnologias digitais no ensino de matemática, promovendo o desenvolvimento profissional dos professores e a aprendizagem dos estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.