O PROJETO PEDAGÓGICO NAS SALAS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: REFLEXÕES E PRÁTICAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131050 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2788 "inscrito_id" => 1663 "titulo" => "O PROJETO PEDAGÓGICO NAS SALAS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: REFLEXÕES E PRÁTICAS" "resumo" => "Nesta pesquisa aborda-se a inserção da Pedagogia de Projetos como uma metodologia inclusiva na educação, ressaltando sua relevância histórica teórica e prática a partir da influência do pragmatismo em John Dewey, que compreendia a educação como um processo contínuo de desenvolvimento e experiência. Embora a adoção dessa abordagem nas salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) ainda seja incipiente, o estudo propõe um desafio para a educação inclusiva, enfatizando a participação ativa dos alunos atendidos nas salas de AEE, de modo a integrá-los efetivamente ao ambiente escolar e a promover o desenvolvimento de suas potencialidades. Essa pesquisa apoia-se em revisão bibliográfica crítica e análise documental, tendo como referências teóricas autores renomados, tais como Campos (2022), Dewey (2023), Mantoan (2023), Furtado (2022), Gadotti (2024) e Freire (1996). Essa fundamentação sustenta a ideia de que a Pedagogia de Projetos pode, assim, ressignificar as salas de AEE, criando um ambiente de aprendizagem mais participativo, dinâmico e inclusivo, capaz de integrar efetivamente todos os estudantes e valorizar suas individualidades e habilidades no processo educativo. A metodologia requer dos professores uma postura inovadora e proativa, disposta a ultrapassar as barreiras e limitações impostas pelo cotidiano escolar, explorando novas práticas pedagógicas. Para isso, é fundamental repensar as capacidades de aprendizagem dos alunos e adaptar os projetos a temas que sejam significativos para eles, promovendo um ensino contextualizado e engajado. Além disso, o estudo evidencia que sua implementação pode funcionar como uma estratégia transformadora, capaz de superar barreiras históricas e estruturais presentes na educação inclusiva. Os estudos permitem identificar a importância de uma formação continuada dos educadores, que contemple práticas pedagógicas inovadoras e adaptadas às necessidades específicas de cada aluno. Essa capacitação é crucial para que os professores possam desenvolver projetos contextualizados, que dialoguem com as realidades dos alunos atendidos nas salas AEE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID1663_TB2788_31032025191817.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA VALÉRIA TELES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "VALÉRIA TELES" "autor_email" => "valeriatelles5@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE UNIDA DE VITÓRIA (FACULDADE UNIDA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131050 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 2788 "inscrito_id" => 1663 "titulo" => "O PROJETO PEDAGÓGICO NAS SALAS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: REFLEXÕES E PRÁTICAS" "resumo" => "Nesta pesquisa aborda-se a inserção da Pedagogia de Projetos como uma metodologia inclusiva na educação, ressaltando sua relevância histórica teórica e prática a partir da influência do pragmatismo em John Dewey, que compreendia a educação como um processo contínuo de desenvolvimento e experiência. Embora a adoção dessa abordagem nas salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) ainda seja incipiente, o estudo propõe um desafio para a educação inclusiva, enfatizando a participação ativa dos alunos atendidos nas salas de AEE, de modo a integrá-los efetivamente ao ambiente escolar e a promover o desenvolvimento de suas potencialidades. Essa pesquisa apoia-se em revisão bibliográfica crítica e análise documental, tendo como referências teóricas autores renomados, tais como Campos (2022), Dewey (2023), Mantoan (2023), Furtado (2022), Gadotti (2024) e Freire (1996). Essa fundamentação sustenta a ideia de que a Pedagogia de Projetos pode, assim, ressignificar as salas de AEE, criando um ambiente de aprendizagem mais participativo, dinâmico e inclusivo, capaz de integrar efetivamente todos os estudantes e valorizar suas individualidades e habilidades no processo educativo. A metodologia requer dos professores uma postura inovadora e proativa, disposta a ultrapassar as barreiras e limitações impostas pelo cotidiano escolar, explorando novas práticas pedagógicas. Para isso, é fundamental repensar as capacidades de aprendizagem dos alunos e adaptar os projetos a temas que sejam significativos para eles, promovendo um ensino contextualizado e engajado. Além disso, o estudo evidencia que sua implementação pode funcionar como uma estratégia transformadora, capaz de superar barreiras históricas e estruturais presentes na educação inclusiva. Os estudos permitem identificar a importância de uma formação continuada dos educadores, que contemple práticas pedagógicas inovadoras e adaptadas às necessidades específicas de cada aluno. Essa capacitação é crucial para que os professores possam desenvolver projetos contextualizados, que dialoguem com as realidades dos alunos atendidos nas salas AEE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID1663_TB2788_31032025191817.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA VALÉRIA TELES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "VALÉRIA TELES" "autor_email" => "valeriatelles5@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE UNIDA DE VITÓRIA (FACULDADE UNIDA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }