Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTUDO SOBRE OS FUNDAMENTOS NO CURRÍCULO DO ‘NÚCLEO COMUM’ DO EMI – LUCAS DO RIO VERDE PARA PENSAR DESAFIOS DO ENSINO: INTEGRAÇÃO, DESCOLONIZAÇÃO E EPISTEMOLOGIAS.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 131059
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2798
    "inscrito_id" => 10079
    "titulo" => "ESTUDO SOBRE OS FUNDAMENTOS NO CURRÍCULO DO ‘NÚCLEO COMUM’ DO EMI – LUCAS DO RIO VERDE PARA PENSAR DESAFIOS DO ENSINO: INTEGRAÇÃO, DESCOLONIZAÇÃO E EPISTEMOLOGIAS."
    "resumo" => "As revoluções científicas colocam as instituições científicas no centro da organização do mundo social e político, o que implica em perguntar como é possível ensinar as ciências sem destruir toda visão de integralidade, síntese ou universalidade que parecem tão fundamentais a uma formação dos sujeitos. Neste sentido, esta pesquisa buscou identificar os fundamentos presentes no currículo do ‘Núcleo Comum’ do Ensino Médio Integrado no IFMT Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso, campus avançado Lucas do Rio Verde. Para que possa pensar os meios do ensino integrado, descolonizado e com enfoque em epistemologias. O objetivo geral é contribuir para a reflexão sobre os desafios do ensino no mundo contemporâneo, identificando fundamentos no currículo que possam colaborar com uma formação mais crítica, integrada e contextualizada dos sujeitos, propondo ações que visem o cumprimento da Lei 11.645, de 10 de março de 2008. O projeto, realizado em 2023/2, comparou os planos de ensino e formulou um questionário para identificação dos princípios epistemológicos que norteiam as disciplinas nas áreas de natureza, humanas e sociais e linguagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID10079_TB2798_11032025202431.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIS CLAUDIO DOS SANTOS BONFIM"
    "autor_nome_curto" => "LUIS"
    "autor_email" => "santos.bonfim@ifmt.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 131059
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2798
    "inscrito_id" => 10079
    "titulo" => "ESTUDO SOBRE OS FUNDAMENTOS NO CURRÍCULO DO ‘NÚCLEO COMUM’ DO EMI – LUCAS DO RIO VERDE PARA PENSAR DESAFIOS DO ENSINO: INTEGRAÇÃO, DESCOLONIZAÇÃO E EPISTEMOLOGIAS."
    "resumo" => "As revoluções científicas colocam as instituições científicas no centro da organização do mundo social e político, o que implica em perguntar como é possível ensinar as ciências sem destruir toda visão de integralidade, síntese ou universalidade que parecem tão fundamentais a uma formação dos sujeitos. Neste sentido, esta pesquisa buscou identificar os fundamentos presentes no currículo do ‘Núcleo Comum’ do Ensino Médio Integrado no IFMT Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso, campus avançado Lucas do Rio Verde. Para que possa pensar os meios do ensino integrado, descolonizado e com enfoque em epistemologias. O objetivo geral é contribuir para a reflexão sobre os desafios do ensino no mundo contemporâneo, identificando fundamentos no currículo que possam colaborar com uma formação mais crítica, integrada e contextualizada dos sujeitos, propondo ações que visem o cumprimento da Lei 11.645, de 10 de março de 2008. O projeto, realizado em 2023/2, comparou os planos de ensino e formulou um questionário para identificação dos princípios epistemológicos que norteiam as disciplinas nas áreas de natureza, humanas e sociais e linguagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID10079_TB2798_11032025202431.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIS CLAUDIO DOS SANTOS BONFIM"
    "autor_nome_curto" => "LUIS"
    "autor_email" => "santos.bonfim@ifmt.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

As revoluções científicas colocam as instituições científicas no centro da organização do mundo social e político, o que implica em perguntar como é possível ensinar as ciências sem destruir toda visão de integralidade, síntese ou universalidade que parecem tão fundamentais a uma formação dos sujeitos. Neste sentido, esta pesquisa buscou identificar os fundamentos presentes no currículo do ‘Núcleo Comum’ do Ensino Médio Integrado no IFMT Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso, campus avançado Lucas do Rio Verde. Para que possa pensar os meios do ensino integrado, descolonizado e com enfoque em epistemologias. O objetivo geral é contribuir para a reflexão sobre os desafios do ensino no mundo contemporâneo, identificando fundamentos no currículo que possam colaborar com uma formação mais crítica, integrada e contextualizada dos sujeitos, propondo ações que visem o cumprimento da Lei 11.645, de 10 de março de 2008. O projeto, realizado em 2023/2, comparou os planos de ensino e formulou um questionário para identificação dos princípios epistemológicos que norteiam as disciplinas nas áreas de natureza, humanas e sociais e linguagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.