Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESCOLA E PRÁTICAS ANTIRRACISTAS: AÇÕES PEDAGÓGICAS DE COMBATE AO RACISMO EM UMA ESCOLA DA PERIFERIA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 131104
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2860
    "inscrito_id" => 9821
    "titulo" => "ESCOLA E PRÁTICAS ANTIRRACISTAS: AÇÕES PEDAGÓGICAS DE COMBATE AO RACISMO EM UMA ESCOLA DA PERIFERIA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO"
    "resumo" => "A presente pesquisa desenvolvida em um curso de Mestrado Profissional, insere-se na temática da educação para as relações étnico-raciais e avalia o impacto de ações pedagógicas que tenham como objetivo o enfrentamento do racismo em uma escola de ensino fundamental localizada em um bairro da periferia da cidade do Rio de Janeiro. A partir da constatação de que as relações raciais na comunidade escolar estavam atravessadas por diferentes formas de preconceito racial, foram desenvolvidas oficinas com docentes que atuam na escola com o objetivo de instrumentalizar ações antirracistas no cotidiano escolar. Inspirado em Frantz Fanon e Paulo Freire, o arcabouço teórico utilizado combina a perspectiva decolonial, em especial Anibal Quijano e Nelson Maldonado Torres e os debates sobre a questão racial trazidos por intelectuais e pelos movimentos sociais negros, em particular Nilma Lino Gomes, Sueli Carneiro e Cida Bento. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa trabalhou com elementos da pesquisa ação associados com a Investigação ação participativa de Fals Borda, buscando resolver um problema identificado no cotidiano escolar. Durante as oficinas foram produzidos diferentes materiais que compõem um Produto Educacional resultante da pesquisa, na forma de um e-book contendo as ações antirracistas desenvolvidas durante as oficinas, o qual servirá de inspiração para outras escolas e docentes na luta por uma educação antirracista, com foco na perspectiva decolonial. Em um primeiro momento, os resultados apontam para uma redução dos casos de racismo na comunidade escolar e abre espaço para o desenvolvimento progressivo de uma educação que promova o antirracismo em todos os momentos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID9821_TB2860_11032025204458.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VÍVIAN ROCHA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "VÍVIAN"
    "autor_email" => "luvica32@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 131104
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2860
    "inscrito_id" => 9821
    "titulo" => "ESCOLA E PRÁTICAS ANTIRRACISTAS: AÇÕES PEDAGÓGICAS DE COMBATE AO RACISMO EM UMA ESCOLA DA PERIFERIA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO"
    "resumo" => "A presente pesquisa desenvolvida em um curso de Mestrado Profissional, insere-se na temática da educação para as relações étnico-raciais e avalia o impacto de ações pedagógicas que tenham como objetivo o enfrentamento do racismo em uma escola de ensino fundamental localizada em um bairro da periferia da cidade do Rio de Janeiro. A partir da constatação de que as relações raciais na comunidade escolar estavam atravessadas por diferentes formas de preconceito racial, foram desenvolvidas oficinas com docentes que atuam na escola com o objetivo de instrumentalizar ações antirracistas no cotidiano escolar. Inspirado em Frantz Fanon e Paulo Freire, o arcabouço teórico utilizado combina a perspectiva decolonial, em especial Anibal Quijano e Nelson Maldonado Torres e os debates sobre a questão racial trazidos por intelectuais e pelos movimentos sociais negros, em particular Nilma Lino Gomes, Sueli Carneiro e Cida Bento. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa trabalhou com elementos da pesquisa ação associados com a Investigação ação participativa de Fals Borda, buscando resolver um problema identificado no cotidiano escolar. Durante as oficinas foram produzidos diferentes materiais que compõem um Produto Educacional resultante da pesquisa, na forma de um e-book contendo as ações antirracistas desenvolvidas durante as oficinas, o qual servirá de inspiração para outras escolas e docentes na luta por uma educação antirracista, com foco na perspectiva decolonial. Em um primeiro momento, os resultados apontam para uma redução dos casos de racismo na comunidade escolar e abre espaço para o desenvolvimento progressivo de uma educação que promova o antirracismo em todos os momentos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID9821_TB2860_11032025204458.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VÍVIAN ROCHA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "VÍVIAN"
    "autor_email" => "luvica32@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A presente pesquisa desenvolvida em um curso de Mestrado Profissional, insere-se na temática da educação para as relações étnico-raciais e avalia o impacto de ações pedagógicas que tenham como objetivo o enfrentamento do racismo em uma escola de ensino fundamental localizada em um bairro da periferia da cidade do Rio de Janeiro. A partir da constatação de que as relações raciais na comunidade escolar estavam atravessadas por diferentes formas de preconceito racial, foram desenvolvidas oficinas com docentes que atuam na escola com o objetivo de instrumentalizar ações antirracistas no cotidiano escolar. Inspirado em Frantz Fanon e Paulo Freire, o arcabouço teórico utilizado combina a perspectiva decolonial, em especial Anibal Quijano e Nelson Maldonado Torres e os debates sobre a questão racial trazidos por intelectuais e pelos movimentos sociais negros, em particular Nilma Lino Gomes, Sueli Carneiro e Cida Bento. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa trabalhou com elementos da pesquisa ação associados com a Investigação ação participativa de Fals Borda, buscando resolver um problema identificado no cotidiano escolar. Durante as oficinas foram produzidos diferentes materiais que compõem um Produto Educacional resultante da pesquisa, na forma de um e-book contendo as ações antirracistas desenvolvidas durante as oficinas, o qual servirá de inspiração para outras escolas e docentes na luta por uma educação antirracista, com foco na perspectiva decolonial. Em um primeiro momento, os resultados apontam para uma redução dos casos de racismo na comunidade escolar e abre espaço para o desenvolvimento progressivo de uma educação que promova o antirracismo em todos os momentos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.