Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENTRE O CUIDADO E A RESISTÊNCIA: PRÁTICAS ANTIRRACISTAS NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 131128
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2894
    "inscrito_id" => 4749
    "titulo" => "ENTRE O CUIDADO E A RESISTÊNCIA: PRÁTICAS ANTIRRACISTAS NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM"
    "resumo" => "Este estudo analisa como a pesquisa tem abordado práticas antirracistas na formação em enfermagem no ensino superior. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, realizada nas bases Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Google Acadêmico. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados sete artigos, que foram analisados e organizados em três categorias: Intervenções educativas para a formação antirracista na enfermagem, A relevância das questões raciais na formação dos profissionais de saúde e Saúde da população negra e a formação em enfermagem: desafios e perspectivas. Os resultados indicam que, embora existam docentes comprometidos com práticas pedagógicas voltadas à equidade racial, a incorporação sistemática de abordagens antirracistas na formação da(o) enfermeira(o) ainda é incipiente. Essa realidade reforça a necessidade de ações estruturais no ensino da enfermagem, alinhadas à perspectiva da educação para as relações étnico-raciais. O estudo é fundamentado, entre outras referências, nas contribuições de Nilma Lino Gomes, que discute a importância de uma educação comprometida com a equidade racial e o enfrentamento ao racismo institucional. Conclui-se que a implementação de práticas educativas antirracistas na formação em enfermagem é essencial para qualificar profissionais capazes de atuar de forma crítica e comprometida com a justiça social e a saúde da população negra."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID4749_TB2894_11032025205616.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAIANA ELOÍ RIBEIRO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MAIANA"
    "autor_email" => "eloimaiana@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 131128
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2894
    "inscrito_id" => 4749
    "titulo" => "ENTRE O CUIDADO E A RESISTÊNCIA: PRÁTICAS ANTIRRACISTAS NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM"
    "resumo" => "Este estudo analisa como a pesquisa tem abordado práticas antirracistas na formação em enfermagem no ensino superior. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, realizada nas bases Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Google Acadêmico. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados sete artigos, que foram analisados e organizados em três categorias: Intervenções educativas para a formação antirracista na enfermagem, A relevância das questões raciais na formação dos profissionais de saúde e Saúde da população negra e a formação em enfermagem: desafios e perspectivas. Os resultados indicam que, embora existam docentes comprometidos com práticas pedagógicas voltadas à equidade racial, a incorporação sistemática de abordagens antirracistas na formação da(o) enfermeira(o) ainda é incipiente. Essa realidade reforça a necessidade de ações estruturais no ensino da enfermagem, alinhadas à perspectiva da educação para as relações étnico-raciais. O estudo é fundamentado, entre outras referências, nas contribuições de Nilma Lino Gomes, que discute a importância de uma educação comprometida com a equidade racial e o enfrentamento ao racismo institucional. Conclui-se que a implementação de práticas educativas antirracistas na formação em enfermagem é essencial para qualificar profissionais capazes de atuar de forma crítica e comprometida com a justiça social e a saúde da população negra."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID4749_TB2894_11032025205616.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAIANA ELOÍ RIBEIRO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MAIANA"
    "autor_email" => "eloimaiana@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo analisa como a pesquisa tem abordado práticas antirracistas na formação em enfermagem no ensino superior. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, realizada nas bases Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Google Acadêmico. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados sete artigos, que foram analisados e organizados em três categorias: Intervenções educativas para a formação antirracista na enfermagem, A relevância das questões raciais na formação dos profissionais de saúde e Saúde da população negra e a formação em enfermagem: desafios e perspectivas. Os resultados indicam que, embora existam docentes comprometidos com práticas pedagógicas voltadas à equidade racial, a incorporação sistemática de abordagens antirracistas na formação da(o) enfermeira(o) ainda é incipiente. Essa realidade reforça a necessidade de ações estruturais no ensino da enfermagem, alinhadas à perspectiva da educação para as relações étnico-raciais. O estudo é fundamentado, entre outras referências, nas contribuições de Nilma Lino Gomes, que discute a importância de uma educação comprometida com a equidade racial e o enfrentamento ao racismo institucional. Conclui-se que a implementação de práticas educativas antirracistas na formação em enfermagem é essencial para qualificar profissionais capazes de atuar de forma crítica e comprometida com a justiça social e a saúde da população negra.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.