Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ARTE, AFETO E A RESSIGNIFICAÇÃO DE CORPOS NEGROS NA INFÂNCIA EM UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE AFETOCOLAGEM

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho corresponde a escrita de um relato de experiência a partir da "Oficina de Afetocolagem", com mobilizações a partir das técnicas da multiartista visual maranhense Silvana Mendes, que foi realizada na Escola Paulo Freire, em Paço do Lumiar/MA, com alunos do fundamental anos iniciais. Este trabalho tem como objetivo promover a ressignificação dos corpos negros e a afirmação identitária, contrapondo a negação histórica imposta a esses povos. A pesquisa se apresenta em formato de relato de experiência sobre questões raciais, territórios e políticas de afirmação, e que explorou a afetividade como estratégia pedagógica e artística. Participaram da oficina 30 crianças do 3° e 4° ano. As crianças utilizaram imagens de pessoas negras que disponibilizei — intelectuais, artistas, músicos e figuras desconhecidas — compondo colagens que expressaram suas percepções e emoções. O referencial teórico-metodológico ancora-se nos conceitos de letramentos de reexistência de Ana Lúcia Silva Souza e na amefricanidade de Lélia Gonzalez, destacando a arte como ferramenta de emancipação e descolonização, consolidando um processo de escrevivência em aproximação a Conceição Evaristo. Os resultados evidenciaram a potência do afeto como método educativo, ao estimular a criatividade, fortalecer a autoestima e ampliar o repertório cultural das crianças, promovendo reflexões críticas sobre identidade e pertencimento racial. A experiência reforça a importância de práticas pedagógicas que articulem arte, afeto e consciência histórica no processo de formação antirracista desde a infância, proporcionando uma ressignificação de si na construção de subjetividades negras.

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