ARTE, AFETO E A RESSIGNIFICAÇÃO DE CORPOS NEGROS NA INFÂNCIA EM UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE AFETOCOLAGEM
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131263 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3070 "inscrito_id" => 9604 "titulo" => "ARTE, AFETO E A RESSIGNIFICAÇÃO DE CORPOS NEGROS NA INFÂNCIA EM UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE AFETOCOLAGEM" "resumo" => "Este trabalho corresponde a escrita de um relato de experiência a partir da "Oficina de Afetocolagem", com mobilizações a partir das técnicas da multiartista visual maranhense Silvana Mendes, que foi realizada na Escola Paulo Freire, em Paço do Lumiar/MA, com alunos do fundamental anos iniciais. Este trabalho tem como objetivo promover a ressignificação dos corpos negros e a afirmação identitária, contrapondo a negação histórica imposta a esses povos. A pesquisa se apresenta em formato de relato de experiência sobre questões raciais, territórios e políticas de afirmação, e que explorou a afetividade como estratégia pedagógica e artística. Participaram da oficina 30 crianças do 3° e 4° ano. As crianças utilizaram imagens de pessoas negras que disponibilizei — intelectuais, artistas, músicos e figuras desconhecidas — compondo colagens que expressaram suas percepções e emoções. O referencial teórico-metodológico ancora-se nos conceitos de letramentos de reexistência de Ana Lúcia Silva Souza e na amefricanidade de Lélia Gonzalez, destacando a arte como ferramenta de emancipação e descolonização, consolidando um processo de escrevivência em aproximação a Conceição Evaristo. Os resultados evidenciaram a potência do afeto como método educativo, ao estimular a criatividade, fortalecer a autoestima e ampliar o repertório cultural das crianças, promovendo reflexões críticas sobre identidade e pertencimento racial. A experiência reforça a importância de práticas pedagógicas que articulem arte, afeto e consciência histórica no processo de formação antirracista desde a infância, proporcionando uma ressignificação de si na construção de subjetividades negras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID9604_TB3070_14032025153733.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "INGRID STEPHANIE ROCHA CÂMARA" "autor_nome_curto" => "INGRID" "autor_email" => "rochaingrid392@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131263 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3070 "inscrito_id" => 9604 "titulo" => "ARTE, AFETO E A RESSIGNIFICAÇÃO DE CORPOS NEGROS NA INFÂNCIA EM UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE AFETOCOLAGEM" "resumo" => "Este trabalho corresponde a escrita de um relato de experiência a partir da "Oficina de Afetocolagem", com mobilizações a partir das técnicas da multiartista visual maranhense Silvana Mendes, que foi realizada na Escola Paulo Freire, em Paço do Lumiar/MA, com alunos do fundamental anos iniciais. Este trabalho tem como objetivo promover a ressignificação dos corpos negros e a afirmação identitária, contrapondo a negação histórica imposta a esses povos. A pesquisa se apresenta em formato de relato de experiência sobre questões raciais, territórios e políticas de afirmação, e que explorou a afetividade como estratégia pedagógica e artística. Participaram da oficina 30 crianças do 3° e 4° ano. As crianças utilizaram imagens de pessoas negras que disponibilizei — intelectuais, artistas, músicos e figuras desconhecidas — compondo colagens que expressaram suas percepções e emoções. O referencial teórico-metodológico ancora-se nos conceitos de letramentos de reexistência de Ana Lúcia Silva Souza e na amefricanidade de Lélia Gonzalez, destacando a arte como ferramenta de emancipação e descolonização, consolidando um processo de escrevivência em aproximação a Conceição Evaristo. Os resultados evidenciaram a potência do afeto como método educativo, ao estimular a criatividade, fortalecer a autoestima e ampliar o repertório cultural das crianças, promovendo reflexões críticas sobre identidade e pertencimento racial. A experiência reforça a importância de práticas pedagógicas que articulem arte, afeto e consciência histórica no processo de formação antirracista desde a infância, proporcionando uma ressignificação de si na construção de subjetividades negras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID9604_TB3070_14032025153733.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "INGRID STEPHANIE ROCHA CÂMARA" "autor_nome_curto" => "INGRID" "autor_email" => "rochaingrid392@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }