Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

QUÍMICA NO CONTEXTO PARAENSE: PROPOSTAS DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA UM ENSINO SIGNIFICATIVO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar as atividades realizadas no Projeto Química na Prática (Instituto Sua Ciência), que buscou integrar elementos socioculturais do estado do Pará ao ensino de Química para os alunos do segundo ano do ensino médio da escola EEEM Albanízia de Oliveira Lima, localizada na cidade de Belém. Tópicos como a culinária local, elementos climáticos e sustentabilidade foram adequados ao ensino através do uso da metodologia de Sequência Didática (SD), proposta por Zabala (1980), com o objetivo de tornar a aprendizagem dos alunos mais significativa, tal como abordado pelos autores Ausubel, Novak e Hanesian (1980). Ao longo do projeto, três SDs foram desenvolvidas para apresentar as seguintes temáticas: ‘Uso do açaí como indicador ácido-base’, ‘Aplicações da macaxeira e estudo termodinâmico da goma de mandioca’ e ‘O encontro dos rios Tapajós e Amazonas’. Para cada SD desenvolvida e aplicada, os alunos foram incentivados a fazer observações, levantar hipóteses e realizar experimentos a fim de confirmar ou corrigir suas proposições e, por fim, divulgarem suas descobertas para a comunidade externa através de redes sociais. Dentre os principais resultados observados ao longo do projeto, destaca-se o crescente interesse dos alunos pelo método científico, a ampliação de conhecimentos em relação à cultura local e uma associação mais ampla com as aplicações da Química no cotidiano. Ao final das atividades, os alunos divulgaram seus relatos nas redes sociais do projeto e refletiram sobre quais mudanças observaram em relação às suas percepções sobre ciência.

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