A PROMOÇÃO DE ATIVIDADES NA BIBLIOTECA ESCOLAR COMO ESTRATÉGIA DE VALORIZAÇÃO DA CULTURA NEGRA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
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Fundamentado nos estudos de Gomes (2005), sobre a relevância da educação das relações étnico-raciais, e de Munanga (2004), que analisa o papel da escola na superação do racismo estrutural, o trabalho também se alinha aos princípios da Lei 10.639/2003. Essa legislação tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas, representando um marco na luta antirracista e na promoção de uma educação mais inclusiva. Por meio do relato de experiência, descrevem-se as práticas realizadas ao longo de dois anos, destacando a implementação dessas ações e a importância de ter a biblioteca como esse espaço para exposição, diálogos e trocas de experiências sobre diversidade e identidade. Ainda que não haja dados conclusivos sobre os impactos destas ações, as iniciativas demonstraram potencial para fomentar reflexões críticas entre os estudantes e equipe profissional, e incentivar o reconhecimento da importância da cultura negra na formação de identidade dos sujeitos. Conclui-se que atividades como essas reforçam o papel da biblioteca como equipamento cultural, agente de inclusão, promoção de saberes e transformação social, contribuindo para a construção de sujeitos conscientes e para a consolidação de uma sociedade melhor." 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