O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA VISÃO DE ÉMILE DURKHEIM
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131427 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3300 "inscrito_id" => 6206 "titulo" => "O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA VISÃO DE ÉMILE DURKHEIM" "resumo" => "Esse resumo trata de uma pesquisa desenvolvida através da investigação sociológica do sistema educacional requisitada pela disciplina de Sociologia da Educação, na Universidade Estadual de Goiás (UEG), Campus Cora Coralina, no curso de Licenciatura em Matemática, no segundo semestre de 2024, voltada a analisar a relação entre educação e moral coletiva na perspectiva de Émile Durkheim, destacando como a educação e o ambiente social moldam os indivíduos para suprir as necessidades da sociedade. O objetivo é compreender como a moral coletiva, transmitida por meio da educação, funciona como ferramenta essencial para a formação de indivíduos alinhados com os valores e normas sociais, garantindo a coesão e harmonia da sociedade. Nesse sentido, a pesquisa realizada é de natureza exploratória e bibliográfica, com abordagem qualitativa, sustentada nas ideias de Durkheim que, de acordo com Lucena (2010), Cruz (2013) e Vares (2013), se posiciona mediante uma concepção de educação como um processo de socialização que vai além da transmissão de conhecimentos, sendo responsável por internalizar normas e valores sociais. Durkheim argumenta que a educação prepara os indivíduos para desempenhar papéis específicos na sociedade. A falha na socialização pode levar à marginalização de indivíduos que não se adequam às normas sociais, evidenciando a importância da educação como um processo contínuo de integração e adaptação aos valores coletivos. A moral coletiva, portanto, não é uniforme, mas adaptada às diversas funções que os indivíduos desempenham na sociedade. Conclui-se que a educação é fundamental para a manutenção da harmonia social, moldando os indivíduos para ocupar os papéis necessários ao funcionamento da sociedade, enquanto a família e a escola atuam como instituições-chave nesse processo. A sociedade, por meio da educação, não ensina somente o que é certo ou errado, mas também prepara os indivíduos para contribuírem com o bem comum, evitando a fragmentação social e garantindo a coesão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID6206_TB3300_11032025222808.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADELCIO MIRANDA DA SILVA NETO" "autor_nome_curto" => "ADELCIO" "autor_email" => "adelciomsn@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131427 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3300 "inscrito_id" => 6206 "titulo" => "O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA VISÃO DE ÉMILE DURKHEIM" "resumo" => "Esse resumo trata de uma pesquisa desenvolvida através da investigação sociológica do sistema educacional requisitada pela disciplina de Sociologia da Educação, na Universidade Estadual de Goiás (UEG), Campus Cora Coralina, no curso de Licenciatura em Matemática, no segundo semestre de 2024, voltada a analisar a relação entre educação e moral coletiva na perspectiva de Émile Durkheim, destacando como a educação e o ambiente social moldam os indivíduos para suprir as necessidades da sociedade. O objetivo é compreender como a moral coletiva, transmitida por meio da educação, funciona como ferramenta essencial para a formação de indivíduos alinhados com os valores e normas sociais, garantindo a coesão e harmonia da sociedade. Nesse sentido, a pesquisa realizada é de natureza exploratória e bibliográfica, com abordagem qualitativa, sustentada nas ideias de Durkheim que, de acordo com Lucena (2010), Cruz (2013) e Vares (2013), se posiciona mediante uma concepção de educação como um processo de socialização que vai além da transmissão de conhecimentos, sendo responsável por internalizar normas e valores sociais. Durkheim argumenta que a educação prepara os indivíduos para desempenhar papéis específicos na sociedade. A falha na socialização pode levar à marginalização de indivíduos que não se adequam às normas sociais, evidenciando a importância da educação como um processo contínuo de integração e adaptação aos valores coletivos. A moral coletiva, portanto, não é uniforme, mas adaptada às diversas funções que os indivíduos desempenham na sociedade. Conclui-se que a educação é fundamental para a manutenção da harmonia social, moldando os indivíduos para ocupar os papéis necessários ao funcionamento da sociedade, enquanto a família e a escola atuam como instituições-chave nesse processo. A sociedade, por meio da educação, não ensina somente o que é certo ou errado, mas também prepara os indivíduos para contribuírem com o bem comum, evitando a fragmentação social e garantindo a coesão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID6206_TB3300_11032025222808.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADELCIO MIRANDA DA SILVA NETO" "autor_nome_curto" => "ADELCIO" "autor_email" => "adelciomsn@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }