USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE PRONÚNCIA DA LÍNGUA INGLESA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131449 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3326 "inscrito_id" => 1566 "titulo" => "USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE PRONÚNCIA DA LÍNGUA INGLESA" "resumo" => "Diferente de outros aspectos da aprendizagem, a pronúncia exige não apenas conhecimento teórico, mas também prática contínua e feedback preciso. Nesse cenário, a tecnologia surge como uma aliada fundamental, oferecendo ferramentas inovadoras que auxiliam no desenvolvimento da competência fonética e fonológica dos aprendizes. A pronúncia desempenha um papel crucial na comunicação eficaz. De acordo com Celce-Murcia, Brinton e Goodwin (2010), dificuldades na pronúncia podem comprometer a inteligibilidade do falante e dificultar a interação com outros falantes mesmo que a gramática e o vocabulário estejam corretos. Além disso, Gilakjani (2016) enfatiza que uma pronúncia inadequada pode levar a uma falta de confiança na comunicação oral, impedindo o progresso na aprendizagem da língua. Durante a prática da oralidade nem sempre é possível oferecer um feedback preciso, detalhado e imediato. A dificuldade em identificar erros específicos e apontá-los de forma eficaz reforça a necessidade de métodos mais interativos e personalizados. Nos últimos anos, diversas ferramentas digitais têm sido desenvolvidas para auxiliar no ensino da pronúncia. Essas tecnologias utilizam inteligência artificial e reconhecimento de fala para fornecer feedback automatizado, permitindo que os aprendizes possam praticar de maneira mais autônoma e eficiente. Entre as principais inovações, destacam-se: Aplicativos de Reconhecimento de Fala (Zhao & Zhang, 2019), Plataformas de Inteligência Artificial: (Derwing & Munro, 2015). Recursos Visuais e Interativos, Conversação com IA (Neri, Cucchiarini, Strik & Boves, 2008). A incorporação da tecnologia no ensino da pronúncia oferece diversos benefícios, entre eles: a) feedback detalhado imediato (Chun, 2012), b) personalização do aprendizado, maior engajamento, autonomia e flexibilidade, exposição contínua à língua. Com o uso de i.a., reconhecimento de fala e materiais interativos, professores e, principalmente, aprendizes têm acesso a recursos variados para perceber e articular os sons da língua inglesa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID1566_TB3326_11032025223246.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLÁUDIA REBELLO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Cláudia Rebello" "autor_email" => "claurebello@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131449 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3326 "inscrito_id" => 1566 "titulo" => "USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE PRONÚNCIA DA LÍNGUA INGLESA" "resumo" => "Diferente de outros aspectos da aprendizagem, a pronúncia exige não apenas conhecimento teórico, mas também prática contínua e feedback preciso. Nesse cenário, a tecnologia surge como uma aliada fundamental, oferecendo ferramentas inovadoras que auxiliam no desenvolvimento da competência fonética e fonológica dos aprendizes. A pronúncia desempenha um papel crucial na comunicação eficaz. De acordo com Celce-Murcia, Brinton e Goodwin (2010), dificuldades na pronúncia podem comprometer a inteligibilidade do falante e dificultar a interação com outros falantes mesmo que a gramática e o vocabulário estejam corretos. Além disso, Gilakjani (2016) enfatiza que uma pronúncia inadequada pode levar a uma falta de confiança na comunicação oral, impedindo o progresso na aprendizagem da língua. Durante a prática da oralidade nem sempre é possível oferecer um feedback preciso, detalhado e imediato. A dificuldade em identificar erros específicos e apontá-los de forma eficaz reforça a necessidade de métodos mais interativos e personalizados. Nos últimos anos, diversas ferramentas digitais têm sido desenvolvidas para auxiliar no ensino da pronúncia. Essas tecnologias utilizam inteligência artificial e reconhecimento de fala para fornecer feedback automatizado, permitindo que os aprendizes possam praticar de maneira mais autônoma e eficiente. Entre as principais inovações, destacam-se: Aplicativos de Reconhecimento de Fala (Zhao & Zhang, 2019), Plataformas de Inteligência Artificial: (Derwing & Munro, 2015). Recursos Visuais e Interativos, Conversação com IA (Neri, Cucchiarini, Strik & Boves, 2008). A incorporação da tecnologia no ensino da pronúncia oferece diversos benefícios, entre eles: a) feedback detalhado imediato (Chun, 2012), b) personalização do aprendizado, maior engajamento, autonomia e flexibilidade, exposição contínua à língua. Com o uso de i.a., reconhecimento de fala e materiais interativos, professores e, principalmente, aprendizes têm acesso a recursos variados para perceber e articular os sons da língua inglesa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID1566_TB3326_11032025223246.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLÁUDIA REBELLO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Cláudia Rebello" "autor_email" => "claurebello@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }