Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTATÍSTICA: UMA PROPOSTA UTILIZANDO APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 131555
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3473
    "inscrito_id" => 5193
    "titulo" => "ESTATÍSTICA: UMA PROPOSTA UTILIZANDO APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS"
    "resumo" => "O ensino de Estatística na educação básica apresenta desafios relacionados à compreensão conceitual e à aplicabilidade dos conteúdos. Diante disso, este trabalho propôs a utilização da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) como metodologia ativa para o ensino da estatística, com o intuito de promover um aprendizado mais significativo, dinâmico e contextualizado. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, Gil (2023), fundamentada em referenciais teóricos sobre o ensino de Estatística nos trabalhos de Mendes (2019) e Machado (2017), metodologias ativas com o aporte de Machado (2018) e Silva (2023) e abordagem ABP nos trabalhos de Mezzari (2011) e Oliveira et al., (2020). A ABP incentiva os estudantes a desenvolverem conhecimentos a partir da investigação e resolução de problemas reais, favorecendo a construção de habilidades analíticas e críticas. No ensino de Estatística, essa abordagem permite que os alunos coletem, organizem e analisem dados, relacionando a disciplina com situações do cotidiano e principalmente a outras áreas do conhecimento. Os resultados da pesquisa apontam que a ABP pode tornar o ensino de Estatística mais dinâmico e envolvente, reduzindo dificuldades frequentemente encontradas pelos alunos, como a interpretação de dados e o uso de representações gráficas tão presentes no dia a dia, ainda que implicitamente. Além disso, a estratégia favorece a colaboração e o trabalho em equipe, elementos essenciais para o desenvolvimento de competências exigidas no século XXI."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID5193_TB3473_07042025130317.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONINA CAMILA SILVA DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "ANTONINA"
    "autor_email" => "antoninaa.mello@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 131555
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3473
    "inscrito_id" => 5193
    "titulo" => "ESTATÍSTICA: UMA PROPOSTA UTILIZANDO APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS"
    "resumo" => "O ensino de Estatística na educação básica apresenta desafios relacionados à compreensão conceitual e à aplicabilidade dos conteúdos. Diante disso, este trabalho propôs a utilização da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) como metodologia ativa para o ensino da estatística, com o intuito de promover um aprendizado mais significativo, dinâmico e contextualizado. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, Gil (2023), fundamentada em referenciais teóricos sobre o ensino de Estatística nos trabalhos de Mendes (2019) e Machado (2017), metodologias ativas com o aporte de Machado (2018) e Silva (2023) e abordagem ABP nos trabalhos de Mezzari (2011) e Oliveira et al., (2020). A ABP incentiva os estudantes a desenvolverem conhecimentos a partir da investigação e resolução de problemas reais, favorecendo a construção de habilidades analíticas e críticas. No ensino de Estatística, essa abordagem permite que os alunos coletem, organizem e analisem dados, relacionando a disciplina com situações do cotidiano e principalmente a outras áreas do conhecimento. Os resultados da pesquisa apontam que a ABP pode tornar o ensino de Estatística mais dinâmico e envolvente, reduzindo dificuldades frequentemente encontradas pelos alunos, como a interpretação de dados e o uso de representações gráficas tão presentes no dia a dia, ainda que implicitamente. Além disso, a estratégia favorece a colaboração e o trabalho em equipe, elementos essenciais para o desenvolvimento de competências exigidas no século XXI."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID5193_TB3473_07042025130317.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONINA CAMILA SILVA DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "ANTONINA"
    "autor_email" => "antoninaa.mello@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O ensino de Estatística na educação básica apresenta desafios relacionados à compreensão conceitual e à aplicabilidade dos conteúdos. Diante disso, este trabalho propôs a utilização da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) como metodologia ativa para o ensino da estatística, com o intuito de promover um aprendizado mais significativo, dinâmico e contextualizado. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, Gil (2023), fundamentada em referenciais teóricos sobre o ensino de Estatística nos trabalhos de Mendes (2019) e Machado (2017), metodologias ativas com o aporte de Machado (2018) e Silva (2023) e abordagem ABP nos trabalhos de Mezzari (2011) e Oliveira et al., (2020). A ABP incentiva os estudantes a desenvolverem conhecimentos a partir da investigação e resolução de problemas reais, favorecendo a construção de habilidades analíticas e críticas. No ensino de Estatística, essa abordagem permite que os alunos coletem, organizem e analisem dados, relacionando a disciplina com situações do cotidiano e principalmente a outras áreas do conhecimento. Os resultados da pesquisa apontam que a ABP pode tornar o ensino de Estatística mais dinâmico e envolvente, reduzindo dificuldades frequentemente encontradas pelos alunos, como a interpretação de dados e o uso de representações gráficas tão presentes no dia a dia, ainda que implicitamente. Além disso, a estratégia favorece a colaboração e o trabalho em equipe, elementos essenciais para o desenvolvimento de competências exigidas no século XXI.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.