ANÁLISE DA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DE ANICE MARIA ISKANDAR: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A TRANSFORMAÇÃO DE UMA ESCOLA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131584 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3512 "inscrito_id" => 7645 "titulo" => "ANÁLISE DA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DE ANICE MARIA ISKANDAR: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A TRANSFORMAÇÃO DE UMA ESCOLA" "resumo" => "A presente pesquisa apresenta a trajetória de Anice Maria Iskandar, educadora que desde o começo de sua atuação como professora até se tornar diretora da Escola Municipal Jarlece da Conceição Zaranza, em Manaus/AM. Essa educadora demonstrou compromisso com a educação, trabalhando em uma escola municipal situada na zona norte de Manaus que atende estudantes do 6 ao 9º ano do Ensino Fundamental II. O foco desta pesquisa foi analisar as transformações pelas da Escola Municipal Jarlece da Conceição Zaranza durante a gestão desta educadora. Antes a instituição era marcada por problemas como tráfico de drogas, falta de estrutura e indisciplina o que foi o primeiro passo para a implementação do sistema cívico militar na escola, fazendo com que ela virasse referência de disciplina na região. A metodologia utilizada se caracteriza como uma investigação qualitativa, bibliográfica e de campo, com objetivo de analisar a trajetória de Anice Maria Iskandar e as transformações realizadas na escola municipal. A coleta de dados se deu através de entrevistas com a diretora e os profissionais da escola , além da observação direta na escola, através dessa abordagem foi possível uma compreensão mais profunda sobre a realidade vivenciada na escola, procurando evidenciar a organização pedagógica e adminstratica e sua reçaão com o processo de ensino e aprendizagem, apontando os desafios e sucessos da gestora Anice frente da direção que foram fundamentais para a realidade atual da instituição de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID7645_TB3512_12032025215524.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL DE CARVALHO MELO" "autor_nome_curto" => "RAQUEL" "autor_email" => "raqueldecarvalhomelo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131584 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3512 "inscrito_id" => 7645 "titulo" => "ANÁLISE DA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DE ANICE MARIA ISKANDAR: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A TRANSFORMAÇÃO DE UMA ESCOLA" "resumo" => "A presente pesquisa apresenta a trajetória de Anice Maria Iskandar, educadora que desde o começo de sua atuação como professora até se tornar diretora da Escola Municipal Jarlece da Conceição Zaranza, em Manaus/AM. Essa educadora demonstrou compromisso com a educação, trabalhando em uma escola municipal situada na zona norte de Manaus que atende estudantes do 6 ao 9º ano do Ensino Fundamental II. O foco desta pesquisa foi analisar as transformações pelas da Escola Municipal Jarlece da Conceição Zaranza durante a gestão desta educadora. Antes a instituição era marcada por problemas como tráfico de drogas, falta de estrutura e indisciplina o que foi o primeiro passo para a implementação do sistema cívico militar na escola, fazendo com que ela virasse referência de disciplina na região. A metodologia utilizada se caracteriza como uma investigação qualitativa, bibliográfica e de campo, com objetivo de analisar a trajetória de Anice Maria Iskandar e as transformações realizadas na escola municipal. A coleta de dados se deu através de entrevistas com a diretora e os profissionais da escola , além da observação direta na escola, através dessa abordagem foi possível uma compreensão mais profunda sobre a realidade vivenciada na escola, procurando evidenciar a organização pedagógica e adminstratica e sua reçaão com o processo de ensino e aprendizagem, apontando os desafios e sucessos da gestora Anice frente da direção que foram fundamentais para a realidade atual da instituição de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID7645_TB3512_12032025215524.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL DE CARVALHO MELO" "autor_nome_curto" => "RAQUEL" "autor_email" => "raqueldecarvalhomelo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }