Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DE ANICE MARIA ISKANDAR: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A TRANSFORMAÇÃO DE UMA ESCOLA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 03 - História da Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 131584
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3512
    "inscrito_id" => 7645
    "titulo" => "ANÁLISE DA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DE ANICE MARIA ISKANDAR: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A TRANSFORMAÇÃO DE UMA ESCOLA"
    "resumo" => "A presente pesquisa apresenta a trajetória de Anice Maria Iskandar, educadora que desde o começo de sua atuação como professora até se tornar diretora da Escola Municipal Jarlece da Conceição Zaranza, em Manaus/AM. Essa educadora demonstrou compromisso com a educação, trabalhando em uma escola municipal situada na zona norte de Manaus que atende estudantes do 6 ao 9º ano do Ensino Fundamental II. O foco desta pesquisa foi analisar as transformações pelas da Escola Municipal Jarlece da Conceição Zaranza durante a gestão desta educadora. Antes a instituição era marcada por problemas como tráfico de drogas, falta de estrutura e indisciplina o que foi o primeiro passo para a implementação do sistema cívico militar na escola, fazendo com que ela virasse referência de disciplina na região. A metodologia utilizada se caracteriza como uma investigação qualitativa, bibliográfica e de campo, com objetivo de analisar a trajetória de Anice Maria Iskandar e as transformações realizadas na escola municipal. A coleta de dados se deu através de entrevistas com a diretora e os profissionais da escola , além da observação direta na escola, através dessa abordagem foi possível uma compreensão mais profunda sobre a realidade vivenciada na escola, procurando evidenciar a organização pedagógica e adminstratica e sua reçaão com o processo de ensino e aprendizagem, apontando os desafios e sucessos da gestora Anice frente da direção que foram fundamentais para a realidade atual da instituição de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID7645_TB3512_12032025215524.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAQUEL DE CARVALHO MELO"
    "autor_nome_curto" => "RAQUEL"
    "autor_email" => "raqueldecarvalhomelo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 131584
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3512
    "inscrito_id" => 7645
    "titulo" => "ANÁLISE DA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DE ANICE MARIA ISKANDAR: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A TRANSFORMAÇÃO DE UMA ESCOLA"
    "resumo" => "A presente pesquisa apresenta a trajetória de Anice Maria Iskandar, educadora que desde o começo de sua atuação como professora até se tornar diretora da Escola Municipal Jarlece da Conceição Zaranza, em Manaus/AM. Essa educadora demonstrou compromisso com a educação, trabalhando em uma escola municipal situada na zona norte de Manaus que atende estudantes do 6 ao 9º ano do Ensino Fundamental II. O foco desta pesquisa foi analisar as transformações pelas da Escola Municipal Jarlece da Conceição Zaranza durante a gestão desta educadora. Antes a instituição era marcada por problemas como tráfico de drogas, falta de estrutura e indisciplina o que foi o primeiro passo para a implementação do sistema cívico militar na escola, fazendo com que ela virasse referência de disciplina na região. A metodologia utilizada se caracteriza como uma investigação qualitativa, bibliográfica e de campo, com objetivo de analisar a trajetória de Anice Maria Iskandar e as transformações realizadas na escola municipal. A coleta de dados se deu através de entrevistas com a diretora e os profissionais da escola , além da observação direta na escola, através dessa abordagem foi possível uma compreensão mais profunda sobre a realidade vivenciada na escola, procurando evidenciar a organização pedagógica e adminstratica e sua reçaão com o processo de ensino e aprendizagem, apontando os desafios e sucessos da gestora Anice frente da direção que foram fundamentais para a realidade atual da instituição de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID7645_TB3512_12032025215524.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAQUEL DE CARVALHO MELO"
    "autor_nome_curto" => "RAQUEL"
    "autor_email" => "raqueldecarvalhomelo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A presente pesquisa apresenta a trajetória de Anice Maria Iskandar, educadora que desde o começo de sua atuação como professora até se tornar diretora da Escola Municipal Jarlece da Conceição Zaranza, em Manaus/AM. Essa educadora demonstrou compromisso com a educação, trabalhando em uma escola municipal situada na zona norte de Manaus que atende estudantes do 6 ao 9º ano do Ensino Fundamental II. O foco desta pesquisa foi analisar as transformações pelas da Escola Municipal Jarlece da Conceição Zaranza durante a gestão desta educadora. Antes a instituição era marcada por problemas como tráfico de drogas, falta de estrutura e indisciplina o que foi o primeiro passo para a implementação do sistema cívico militar na escola, fazendo com que ela virasse referência de disciplina na região. A metodologia utilizada se caracteriza como uma investigação qualitativa, bibliográfica e de campo, com objetivo de analisar a trajetória de Anice Maria Iskandar e as transformações realizadas na escola municipal. A coleta de dados se deu através de entrevistas com a diretora e os profissionais da escola , além da observação direta na escola, através dessa abordagem foi possível uma compreensão mais profunda sobre a realidade vivenciada na escola, procurando evidenciar a organização pedagógica e adminstratica e sua reçaão com o processo de ensino e aprendizagem, apontando os desafios e sucessos da gestora Anice frente da direção que foram fundamentais para a realidade atual da instituição de ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.