TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC’S) NA SALA DE AULA: SUPERANDO AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO ESCOLAR
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131719 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3712 "inscrito_id" => 10435 "titulo" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC’S) NA SALA DE AULA: SUPERANDO AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO ESCOLAR" "resumo" => "Este artigo é resultado da pesquisa Tecnologias digitais da informação e comunicação na sala de aula (TDIC’s): superando as dificuldades de aprendizagem na educação escolar (CAAE69379923.1.0000.5515). Objetivou estudar as principais dificuldades de aprendizagem dos estudantes nos anos iniciais do ensino fundamental - através da percepção dos docentes - visando apresentar um produto educacional mediado pelas TDIC’s como forma de sugestão de trabalho aos professores diante das diversas dificuldades vivenciadas no trato pedagógico. Sabe-se que, devido às dificuldades de aprendizagem no processo escolar, é possível ocorrer lacunas nos processos de aquisição e produção de conhecimentos dos estudantes. Diante da necessidade de discutir temas tão urgentes, apresentou-se o problema de investigação: de que modo as tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC’s) podem auxiliar no processo de diminuição das dificuldades de aprendizagem dos estudantes no contexto escolar? Com a intenção de compreender a complexidade do estudo, a escolha metodológica amparou-se pela pesquisa de abordagem qualitativa tendo como procedimentos de coleta de dados um questionário direcionado a 10 professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola pública municipal no interior do estado de São Paulo. Como resultado, conclui-se que os docentes ainda possuem dificuldades na utilização das tecnologias como ferramentas pedagógicas, apesar de ressaltarem que as práticas de ensino e de aprendizagem se tornam mais significativas à medida que o professor conta com condições significativas para explorar as potencialidades que essas ferramentas favorecem na superação das dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos estudantes" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID10435_TB3712_08042025235703.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIA BEATRIZ MARTINS FERRER" "autor_nome_curto" => "JULIA" "autor_email" => "juliabeatriz.bf@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA (UNOESTE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131719 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3712 "inscrito_id" => 10435 "titulo" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC’S) NA SALA DE AULA: SUPERANDO AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO ESCOLAR" "resumo" => "Este artigo é resultado da pesquisa Tecnologias digitais da informação e comunicação na sala de aula (TDIC’s): superando as dificuldades de aprendizagem na educação escolar (CAAE69379923.1.0000.5515). Objetivou estudar as principais dificuldades de aprendizagem dos estudantes nos anos iniciais do ensino fundamental - através da percepção dos docentes - visando apresentar um produto educacional mediado pelas TDIC’s como forma de sugestão de trabalho aos professores diante das diversas dificuldades vivenciadas no trato pedagógico. Sabe-se que, devido às dificuldades de aprendizagem no processo escolar, é possível ocorrer lacunas nos processos de aquisição e produção de conhecimentos dos estudantes. Diante da necessidade de discutir temas tão urgentes, apresentou-se o problema de investigação: de que modo as tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC’s) podem auxiliar no processo de diminuição das dificuldades de aprendizagem dos estudantes no contexto escolar? Com a intenção de compreender a complexidade do estudo, a escolha metodológica amparou-se pela pesquisa de abordagem qualitativa tendo como procedimentos de coleta de dados um questionário direcionado a 10 professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola pública municipal no interior do estado de São Paulo. Como resultado, conclui-se que os docentes ainda possuem dificuldades na utilização das tecnologias como ferramentas pedagógicas, apesar de ressaltarem que as práticas de ensino e de aprendizagem se tornam mais significativas à medida que o professor conta com condições significativas para explorar as potencialidades que essas ferramentas favorecem na superação das dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos estudantes" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID10435_TB3712_08042025235703.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIA BEATRIZ MARTINS FERRER" "autor_nome_curto" => "JULIA" "autor_email" => "juliabeatriz.bf@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA (UNOESTE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }