CONTRIBUIÇÕES DA PRÁTICA DO JOGO DE XADREZ PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES EM MATEMÁTICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131853 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3927 "inscrito_id" => 11301 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA PRÁTICA DO JOGO DE XADREZ PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES EM MATEMÁTICA" "resumo" => "O xadrez é um jogo milenar reconhecido por seu potencial educativo, especialmente na promoção do raciocínio lógico e matemático. Sua prática contribui para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais, favorecendo uma aprendizagem mais significativa (FERNANDES et al., 2018). Segundo Kazemi e Yektayar (2014), o jojo de xadrez desenvolve competências como planejamento estratégico, tomada de decisões e resolução de problemas, fundamentais para o aprendizado matemático e o pensamento crítico. Além disso, o jogo estimula a concentração, paciência e persistência, habilidades essenciais para enfrentar situações-problema no ambiente escolar. Este trabalho teve como objetivo analisar a eficácia do xadrez como ferramenta pedagógica no desenvolvimento das habilidades matemáticas de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada com 34 estudantes da Escola Municipal São Francisco das Chagas, no município de Itaituba-PA. A intervenção ocorreu ao longo de cinco encontros, nos quais foram abordadas as regras do jogo, a movimentação das peças e estratégias fundamentais, como xeque-mate e roque, seguidas de práticas supervisionadas que incentivaram a aplicação dessas técnicas em partidas práticas. Durante esse processo, os alunos foram orientados a refletir sobre suas decisões no tabuleiro, estimulando a análise crítica e a busca por soluções eficazes. A avaliação foi conduzida por meio de testes diagnósticos aplicados antes e após as atividades. A análise comparativa dos resultados evidenciou avanços significativos nas habilidades matemáticas e cognitivas dos estudantes, especialmente na concentração, persistência e organização do raciocínio. Observou-se também que o envolvimento dos alunos nas atividades de xadrez contribuiu para a melhora na interação social, cooperação e na capacidade de lidar com desafios e frustrações. Os resultados indicam que o xadrez é uma ferramenta pedagógica eficaz, capaz de favorecer a aprendizagem matemática e o desenvolvimento socioemocional dos alunos, destacando-se como uma estratégia inovadora e eficiente no ambiente escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID11301_TB3927_18032025180948.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARA LUANE DOS SANTOS SOUZA" "autor_nome_curto" => "MARA LUANE" "autor_email" => "maraluane@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES (UNIVATES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131853 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3927 "inscrito_id" => 11301 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA PRÁTICA DO JOGO DE XADREZ PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES EM MATEMÁTICA" "resumo" => "O xadrez é um jogo milenar reconhecido por seu potencial educativo, especialmente na promoção do raciocínio lógico e matemático. Sua prática contribui para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais, favorecendo uma aprendizagem mais significativa (FERNANDES et al., 2018). Segundo Kazemi e Yektayar (2014), o jojo de xadrez desenvolve competências como planejamento estratégico, tomada de decisões e resolução de problemas, fundamentais para o aprendizado matemático e o pensamento crítico. Além disso, o jogo estimula a concentração, paciência e persistência, habilidades essenciais para enfrentar situações-problema no ambiente escolar. Este trabalho teve como objetivo analisar a eficácia do xadrez como ferramenta pedagógica no desenvolvimento das habilidades matemáticas de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada com 34 estudantes da Escola Municipal São Francisco das Chagas, no município de Itaituba-PA. A intervenção ocorreu ao longo de cinco encontros, nos quais foram abordadas as regras do jogo, a movimentação das peças e estratégias fundamentais, como xeque-mate e roque, seguidas de práticas supervisionadas que incentivaram a aplicação dessas técnicas em partidas práticas. Durante esse processo, os alunos foram orientados a refletir sobre suas decisões no tabuleiro, estimulando a análise crítica e a busca por soluções eficazes. A avaliação foi conduzida por meio de testes diagnósticos aplicados antes e após as atividades. A análise comparativa dos resultados evidenciou avanços significativos nas habilidades matemáticas e cognitivas dos estudantes, especialmente na concentração, persistência e organização do raciocínio. Observou-se também que o envolvimento dos alunos nas atividades de xadrez contribuiu para a melhora na interação social, cooperação e na capacidade de lidar com desafios e frustrações. Os resultados indicam que o xadrez é uma ferramenta pedagógica eficaz, capaz de favorecer a aprendizagem matemática e o desenvolvimento socioemocional dos alunos, destacando-se como uma estratégia inovadora e eficiente no ambiente escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID11301_TB3927_18032025180948.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARA LUANE DOS SANTOS SOUZA" "autor_nome_curto" => "MARA LUANE" "autor_email" => "maraluane@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES (UNIVATES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }