A EDUCAÇÃO COMO FUNÇÃO SOCIAL PARA JOHN DEWEY
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131859 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3934 "inscrito_id" => 2190 "titulo" => "A EDUCAÇÃO COMO FUNÇÃO SOCIAL PARA JOHN DEWEY" "resumo" => "O presente estudo tem como propósito investigar o papel da escola como agente de transformação social, à luz da perspectiva de John Dewey. Serão analisadas as contribuições do autor para a compreensão da escola como um meio para a construção de uma sociedade mais justa e democrática. Para Dewey, a escola cumpria papel importante na formação e influía no desenvolvimento de atitudes intelectuais de iniciativa, capacidade de reflexão, espírito livre e responsabilidade social. Em suma, a presente pesquisa visa destacar a relevância das contribuições de Dewey para a compreensão da democracia como um processo de construção social contínua e participativa. John Dewey defendeu, com seus escritos e com sua vida, a importância da educação, tanto que cumpriu sua missão de educador até o fim de sua vida. Educação era para o autor um modo de inserir a pessoa na realidade, na cultura. Sua função era considerada por ele como ampla e ressignificante. Ampla porque a educação busca desenvolver compreensões não pensadas, libertação de costumes estabelecidos. Se a educação insere o indivíduo na cultura familiar, local e nacional, ela a supera, pois busca demonstrar uma gama de significados através da interação com outras realidades: o conhecimento de métodos de pesquisa, costumes, reflexões éticas, posicionamentos políticos e econômicos, relações diversas com o meio ambiente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID2190_TB3934_18032025195406.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELAINE DA SILVA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ELAINE PEREIRA" "autor_email" => "esp788@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131859 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3934 "inscrito_id" => 2190 "titulo" => "A EDUCAÇÃO COMO FUNÇÃO SOCIAL PARA JOHN DEWEY" "resumo" => "O presente estudo tem como propósito investigar o papel da escola como agente de transformação social, à luz da perspectiva de John Dewey. Serão analisadas as contribuições do autor para a compreensão da escola como um meio para a construção de uma sociedade mais justa e democrática. Para Dewey, a escola cumpria papel importante na formação e influía no desenvolvimento de atitudes intelectuais de iniciativa, capacidade de reflexão, espírito livre e responsabilidade social. Em suma, a presente pesquisa visa destacar a relevância das contribuições de Dewey para a compreensão da democracia como um processo de construção social contínua e participativa. John Dewey defendeu, com seus escritos e com sua vida, a importância da educação, tanto que cumpriu sua missão de educador até o fim de sua vida. Educação era para o autor um modo de inserir a pessoa na realidade, na cultura. Sua função era considerada por ele como ampla e ressignificante. Ampla porque a educação busca desenvolver compreensões não pensadas, libertação de costumes estabelecidos. Se a educação insere o indivíduo na cultura familiar, local e nacional, ela a supera, pois busca demonstrar uma gama de significados através da interação com outras realidades: o conhecimento de métodos de pesquisa, costumes, reflexões éticas, posicionamentos políticos e econômicos, relações diversas com o meio ambiente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID2190_TB3934_18032025195406.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELAINE DA SILVA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ELAINE PEREIRA" "autor_email" => "esp788@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }