INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM DIALÓGICA ENTRE ARTE E TECNOLOGIA
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A metodologia empregada compreendeu aulas expositivas e práticas, discussões em grupo acerca dos dilemas da IA, comparação entre a arte gerada por IA e a humana, e a criação de charges abordando aspectos éticos da IA generativa, como a questão dos direitos autorais. Para a execução do projeto, foram utilizadas ferramentas como tinta guache, papelão, o aplicativo de IA generativa do Canva, o jogo "Rápido, Desenhe!", vídeos do YouTube e reportagens. A principal referência teórica deste projeto é a Drª. Christiane Gresse von Wangenheim, e sua iniciativa “Computação na Escola” na UFSC, que disponibiliza cursos de capacitação em Inteligência Artificial direcionados à integração desses saberes no ensino básico. Os resultados obtidos demonstram que, apesar dos estudantes terem descrito suas obras de arte com riqueza de detalhes, a IA não conseguiu reproduzir as obras originais de forma idêntica, o que evidencia a singularidade da criatividade humana. 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