CONEXÕES SUSTENTÁVEIS: OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE BIOLOGIA EM UMA ESCOLA QUILOMBOLA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131889 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3978 "inscrito_id" => 1578 "titulo" => "CONEXÕES SUSTENTÁVEIS: OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE BIOLOGIA EM UMA ESCOLA QUILOMBOLA" "resumo" => "O trabalho foi desenvolvido com foco de integrar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a interdisciplinaridade no contexto da biologia, na escola quilombola Amélia Maria da Luz, em Pombal-PB. A escola situa-se entre as comunidades Quilombolas e alguns dos estudantes vivem em espaços vulneráveis e socioeconomicamente desfavorecidos. Como objetivo buscou-se promover a recomposição da aprendizagem e a melhoria do desempenho escolar na EEEFM e EJA Amélia Maria da Luz por meio da integração desses Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da interdisciplinaridade. Inicialmente, foram apresentados os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) como uma estratégia de aprimorar o conhecimento e dinamizar conceitos de sustentabilidade, vida, evolução, saúde, prevenção e água. Além disso, temáticas como a Dengue, saneamento básico, sustentabilidade e saúde publica foram desenvolvidas através de aulas práticas que ocorreram dentro e fora da escola. Foram construídas maquetes, confecções de roupas sustentáveis, palestras, rodas de conversas, visitas a fabrica de polpas visando observar a confecção e o empreendedorismo na região, visitas a laboratórios para observar a elaboração de exames clínicos e instrumentos de coleta para prevenção da saúde escolar na instituição. Todas essas atividades foram pensadas objetivando atingir o que é proposto nos ODS, observando as habilidades da BNCC e a prática interdisciplinar na escola. Dessa maneira, pode-se observar que práticas assim auxiliaram a compreensão dos estudantes no tocante a teoria com a prática, além de ter possibilitado um desenvolvimento no letramento científico nas áreas de biologia, língua portuguesa, artes e matemática. Algumas habilidades da BNCC foram desenvolvidas atuando conjuntamente no objetivo de promover a recomposição da aprendizagem dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID1578_TB3978_20032025092841.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA RÉGIA ALVES MARTINS FIRMINO" "autor_nome_curto" => "LUANA" "autor_email" => "martins.regia@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131889 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3978 "inscrito_id" => 1578 "titulo" => "CONEXÕES SUSTENTÁVEIS: OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS) COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE BIOLOGIA EM UMA ESCOLA QUILOMBOLA" "resumo" => "O trabalho foi desenvolvido com foco de integrar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a interdisciplinaridade no contexto da biologia, na escola quilombola Amélia Maria da Luz, em Pombal-PB. A escola situa-se entre as comunidades Quilombolas e alguns dos estudantes vivem em espaços vulneráveis e socioeconomicamente desfavorecidos. Como objetivo buscou-se promover a recomposição da aprendizagem e a melhoria do desempenho escolar na EEEFM e EJA Amélia Maria da Luz por meio da integração desses Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da interdisciplinaridade. Inicialmente, foram apresentados os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) como uma estratégia de aprimorar o conhecimento e dinamizar conceitos de sustentabilidade, vida, evolução, saúde, prevenção e água. Além disso, temáticas como a Dengue, saneamento básico, sustentabilidade e saúde publica foram desenvolvidas através de aulas práticas que ocorreram dentro e fora da escola. Foram construídas maquetes, confecções de roupas sustentáveis, palestras, rodas de conversas, visitas a fabrica de polpas visando observar a confecção e o empreendedorismo na região, visitas a laboratórios para observar a elaboração de exames clínicos e instrumentos de coleta para prevenção da saúde escolar na instituição. Todas essas atividades foram pensadas objetivando atingir o que é proposto nos ODS, observando as habilidades da BNCC e a prática interdisciplinar na escola. Dessa maneira, pode-se observar que práticas assim auxiliaram a compreensão dos estudantes no tocante a teoria com a prática, além de ter possibilitado um desenvolvimento no letramento científico nas áreas de biologia, língua portuguesa, artes e matemática. Algumas habilidades da BNCC foram desenvolvidas atuando conjuntamente no objetivo de promover a recomposição da aprendizagem dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID1578_TB3978_20032025092841.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA RÉGIA ALVES MARTINS FIRMINO" "autor_nome_curto" => "LUANA" "autor_email" => "martins.regia@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }