Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM RELATO DE UM PROCESSO INTERVENTIVO COM PLACAS DE INFORMAÇÃO EM LIBRAS EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE TIMBAÚBA-PE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 15 - Ensino de línguas
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 132001
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4138
    "inscrito_id" => 11715
    "titulo" => "UM RELATO DE UM PROCESSO INTERVENTIVO COM PLACAS DE INFORMAÇÃO EM LIBRAS EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE TIMBAÚBA-PE"
    "resumo" => "O objetivo desta comunicação oral é divulgar os resultados de uma intervenção didática-pedagógica realizada com os(as) alunos(as) ouvintes de uma turma do 1º ano do ensino médio integral de uma escola estadual do município de Timbaúba. Para ocasião, os(as) participantes vivenciaram a Língua Brasileira de Sinais por meio da elaboração de placas de informação para sinalização do ambiente escolar. Como pressupostos teóricos, o trabalho fundamenta-se nos estudos da Libras como segunda língua (L2) para alunos(as) ouvintes (Quadros; Karnopp, 2004), no Círculo de Bakhtin ao conceito dos gêneros discursivos (Bakhtin, 2003; 2006) e no Interacionismo Sociodiscursivo quanto a elaboração de uma sequência didática como forma de organizar didaticamente a elaboração de placas de informação em Libras para o ambiente escolar (Schneuwly; Dolz, 1999; Costa-Hübes, 2009; 2011). Os aspectos metodológicos pautam-se por uma pesquisa-ação (Engel, 2000; Tripp, 2005) de cunho qualitativo. Os(as) participantes da pesquisa foram os alunos(as) matriculados(as) no 1º ano do ensino médio integral. O lócus da pesquisa ocorreu em uma escola do município de Timbaúba, estado de Pernambuco. Como resultado final, esta intervenção didático-pedagógica culminou na elaboração de 14 placas informativas para sinalizar os ambientes escolares em Libras, Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Além disso, resultou em dois materiais didático-pedagógicos sendo 01 direcionado para uso do professor e 01 para uso do(a) aluno(a) e em 01 canal no youtube que corresponde a demonstração correta do uso dos sinais em Libras que podem ser encontrados nas placas de informações. Este trabalho oportunizou para os(as) alunos(as) de uma escola do município de Timbaúba, a aquisição da Libras para se comunicarem e promoverem a inclusão com seu(a) colega surdo(a) da escola ou qualquer outra pessoa surda na sociedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11715_TB4138_25032025213416.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELSA FERREIRA SILVA COELHO DE LEMOS"
    "autor_nome_curto" => "ELSA"
    "autor_email" => "efclemos@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 132001
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4138
    "inscrito_id" => 11715
    "titulo" => "UM RELATO DE UM PROCESSO INTERVENTIVO COM PLACAS DE INFORMAÇÃO EM LIBRAS EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE TIMBAÚBA-PE"
    "resumo" => "O objetivo desta comunicação oral é divulgar os resultados de uma intervenção didática-pedagógica realizada com os(as) alunos(as) ouvintes de uma turma do 1º ano do ensino médio integral de uma escola estadual do município de Timbaúba. Para ocasião, os(as) participantes vivenciaram a Língua Brasileira de Sinais por meio da elaboração de placas de informação para sinalização do ambiente escolar. Como pressupostos teóricos, o trabalho fundamenta-se nos estudos da Libras como segunda língua (L2) para alunos(as) ouvintes (Quadros; Karnopp, 2004), no Círculo de Bakhtin ao conceito dos gêneros discursivos (Bakhtin, 2003; 2006) e no Interacionismo Sociodiscursivo quanto a elaboração de uma sequência didática como forma de organizar didaticamente a elaboração de placas de informação em Libras para o ambiente escolar (Schneuwly; Dolz, 1999; Costa-Hübes, 2009; 2011). Os aspectos metodológicos pautam-se por uma pesquisa-ação (Engel, 2000; Tripp, 2005) de cunho qualitativo. Os(as) participantes da pesquisa foram os alunos(as) matriculados(as) no 1º ano do ensino médio integral. O lócus da pesquisa ocorreu em uma escola do município de Timbaúba, estado de Pernambuco. Como resultado final, esta intervenção didático-pedagógica culminou na elaboração de 14 placas informativas para sinalizar os ambientes escolares em Libras, Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Além disso, resultou em dois materiais didático-pedagógicos sendo 01 direcionado para uso do professor e 01 para uso do(a) aluno(a) e em 01 canal no youtube que corresponde a demonstração correta do uso dos sinais em Libras que podem ser encontrados nas placas de informações. Este trabalho oportunizou para os(as) alunos(as) de uma escola do município de Timbaúba, a aquisição da Libras para se comunicarem e promoverem a inclusão com seu(a) colega surdo(a) da escola ou qualquer outra pessoa surda na sociedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11715_TB4138_25032025213416.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELSA FERREIRA SILVA COELHO DE LEMOS"
    "autor_nome_curto" => "ELSA"
    "autor_email" => "efclemos@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O objetivo desta comunicação oral é divulgar os resultados de uma intervenção didática-pedagógica realizada com os(as) alunos(as) ouvintes de uma turma do 1º ano do ensino médio integral de uma escola estadual do município de Timbaúba. Para ocasião, os(as) participantes vivenciaram a Língua Brasileira de Sinais por meio da elaboração de placas de informação para sinalização do ambiente escolar. Como pressupostos teóricos, o trabalho fundamenta-se nos estudos da Libras como segunda língua (L2) para alunos(as) ouvintes (Quadros; Karnopp, 2004), no Círculo de Bakhtin ao conceito dos gêneros discursivos (Bakhtin, 2003; 2006) e no Interacionismo Sociodiscursivo quanto a elaboração de uma sequência didática como forma de organizar didaticamente a elaboração de placas de informação em Libras para o ambiente escolar (Schneuwly; Dolz, 1999; Costa-Hübes, 2009; 2011). Os aspectos metodológicos pautam-se por uma pesquisa-ação (Engel, 2000; Tripp, 2005) de cunho qualitativo. Os(as) participantes da pesquisa foram os alunos(as) matriculados(as) no 1º ano do ensino médio integral. O lócus da pesquisa ocorreu em uma escola do município de Timbaúba, estado de Pernambuco. Como resultado final, esta intervenção didático-pedagógica culminou na elaboração de 14 placas informativas para sinalizar os ambientes escolares em Libras, Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Além disso, resultou em dois materiais didático-pedagógicos sendo 01 direcionado para uso do professor e 01 para uso do(a) aluno(a) e em 01 canal no youtube que corresponde a demonstração correta do uso dos sinais em Libras que podem ser encontrados nas placas de informações. Este trabalho oportunizou para os(as) alunos(as) de uma escola do município de Timbaúba, a aquisição da Libras para se comunicarem e promoverem a inclusão com seu(a) colega surdo(a) da escola ou qualquer outra pessoa surda na sociedade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.